SóProvas


ID
4949215
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre os reformistas Calvino e Lutero.

( ) Ambos foram defensores das ideias capitalistas, de modo especial, da relevância das práticas dos juros como promotoras da riqueza.
( ) Calvino considerava lícitas todas as práticas do Capitalismo, inclusive o trabalho servil, em momentos de crise.
( ) Nas prédicas de Lutero se verifica hostilidade ao Capitalismo, considerado obra do demônio.
( ) A maior parte dos estudiosos da Reforma concordam que a defesa da usura por Calvino promoveu o desenvolvimento da mentalidade capitalista.
( ) No livro de Max Weber A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo é significativo o número de páginas que tratam das influências calvinistas no Capitalismo.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • ( ) Ambos foram defensores das ideias capitalistas, de modo especial, da relevância das práticas dos juros como promotoras da riqueza. ITEM FALSO

    A maior parte dos estudiosos da Reforma concordam que a defesa da usura por Calvino promoveu o desenvolvimento da mentalidade capitalista. O posicionamento de Calvino nesse tema é bem diferente do adotado por Lutero, que, em suas prédicas (sermões, discursos religiosos), apresentava uma hostilidade ao Capitalismo, considerando-o obra do demônio.

    (  ) Calvino considerava lícitas todas as práticas do Capitalismo, inclusive o trabalho servil, em momentos de crise.   ITEM FALSO.

    Comentando o Salmo 23, Calvino ressalva que “a prosperidade não só intoxica a tantos, guiando-os para além de todos os limites de sua jovialidade, mas também, engendra insolência, que os faz soberbamente erguer-se e pôr-se contra Deus (CALVINO, João. 2 Coríntios. Edições Paracletos, São Paulo. 1995). Para o religioso, a prosperidade que alguns desfrutam deve ser usada para ajudar aqueles que Deus, na sua sabedoria deixa passar privações: “o Senhor ordena que demos em justa proporção dos recursos que nos estão disponíveis, tanto quanto nossos fundos permitem, socorrendo aqueles que se acham em dificuldades, de tal modo que não haja alguns com extrema abundância e outros com extrema carência.” (CALVINO,1995:174).

    Em resumo, observamos que Calvino, apesar de defensor do capitalismo, fazia ressalvas sobre o trabalho e o lucro.

    (  ) Nas prédicas de Lutero se verifica hostilidade ao Capitalismo, considerado obra do demônio. ITEM VERDADEIRO

    ( ) A maior parte dos estudiosos da Reforma concordam que a defesa da usura por Calvino promoveu o desenvolvimento da mentalidade capitalista. ITEM VERDADEIRO

    (  ) No livro de Max Weber A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo é significativo o número de páginas que tratam das influências calvinistas no Capitalismo. ITEM VERDADEIRO

    Resposta: E