-
GABARITO: LETRA D
Métodos de restauração (resumo):
• banho de gelatina – doc. é mergulhado em cola específica, aumentando a sua durabilidade. Ficam sujeitos ao ataque dos fungos e dos insetos;
• tecido – usa-se pasta de amido;
• silking – tecido mais consistente (musseline de seda), de alto custo;
• laminação – consiste no reforço de documentos deteriorados ou frágeis, colocando-os entre folhas de papel de baixa gramatura (folha de papel de seda e outra de acetato de celulose);
• laminação manual – acetato de celulose em contato com a acetona;
• encapsulação – películas de poliéster e fita adesiva de duplo revestimento.
• velatura – consiste na aplicação de reforço de papel ou tecido em qualquer parte de uma folha.
FONTE: Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.
-
Gabarito: D.
Banho de gelatina: Neste procedimento o documento é mergulhado em gelatina ou cola, com o intuito de aumentar sua resistência, ao mesmo tempo não prejudicando sua visibilidade (a gelatina é transparente) e flexibilidade.
Atenção, pois, documentos que passam por essa intervenção passam a atrair a ação de fungos e insetos em função do material utilizado ao longo do processo.
Fonte: Aulas do Prof. Ricardo Campanario.
-
GAB: D
A) Entre os fatores biológicos, encontram-se a acidez e a alcalinidade, responsáveis pela quebra do papel e proliferação de fungos.
fatores QUÍMICOS.
B) O método de restauração do alisamento consiste em utilizar películas de poliéster e fita adesiva de duplo revestimento nos arquivos.
O método de restauração ENCAPSULAÇÃO.
C) O método silking consiste em colocar os documentos em bandejas de aço inoxidável expondo-os a ação do ar e com umidade variando de 90 a 95% por um período de 1 hora.
O método de ALISAMENTO.
Equívocos, avisem-me.