SóProvas


ID
495046
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGE-PB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Apesar das limitações de recursos, as empresas menores enfrentam o desafio de manter um controle interno, a custo razoável, de várias maneiras, entre as quais se inclui

Alternativas
Comentários
  • Outro caso de questão prática, dessa vez do CESPE, que é possível de se resolver com raciocínio e muita atenção. O que não pode acontecer na hora da prova é o famoso “ai, isso eu não sei”. Acalme-se e pense.


    A grande dúvida é sobre qual das afirmações corresponde à manutenção de um controle interno, a custo razoável, em uma empresa pequena.


    A alternativa A apresenta uma forma de controle que não seria muito eficaz em uma empresa pequena – a diluição do controle. Em organizações assim, a estrutura de controle, ainda que obrigatória, poderá ser bastante reduzida, a fim de se economizar custos.


    A alternativa B apresenta com perfeição um exemplo de controle eficiente e de baixo custo: a diminuição da estrutura, a fim de se manter o controle do que “está acontecendo” na entidade.


    Na alternativa C, a banca cita um oposto ao princípio do controle interno da segregação de funções: a conjugação de funções, que não deve ser utilizada sob o pretexto de redução de custos.


    A alternativa D até que seria uma opção viável, se não fosse pelo detalhe do custo, pois o desenvolvimento de um sistema de informações costuma ser dispendioso.


    Por fim, a alternativa E sugere desconsiderar a supervisão, o que seria incoerente. Não há como se falar em controle sem supervisão.


    Professor Claudenir Brito - Estratégia Concursos

  • Não entendi o enunciado, triste.