Para que o candidato possa responder esta questão, é preciso ter conhecimento em classificação das vogais e consoantes. Assinalemos a alternativa INCORRETA. Vejamos:
a) Correta.
O substantivo "medo" que significa temer algo, é pronunciado com o Ê fechado, em contrapartida "medo" se referindo ao povo do Irã, a pronuncia se faz com É sendo o som mais aberto. Portanto, o que se afirma na questão está correto.
b) Correta.
Encontrará tem acento por ser uma oxítona ( tem a tonicidade na última palavra), já encontrara não tem acento, pois não se acentuam as paroxítonas (ter a tonicidade na antepenúltima palavra) terminadas em A.
c) Correta.
O ponto de articulação do J é palatal, isso significa que ao pronunciar o dente toca no céu da boca. O R tem o seu ponto de articulação alveolar, pois o dorso da língua toca nos dentes.
Quanto ao modo de articulação o J é constritiva fricativa , porque ao pronunciar a passagem de ar sai de forma estreita. O R é constritiva vibrante, ao pronunciar sentimos vibrações.
d) Correta.
Segundo o dicionário Aulete Caldas, a elevação é um pouco maior da língua em direção ao palato, duro ou mole, produz as vogais chamadas semifechadas: /ê/, /ô/, /~e/, /õ/.
A elevação máxima da língua, permitida para a realização de uma vogal, em direção ao palato, produz as vogais chamadas fechadas: /i/, /u/, /~u/, / ~i/.
e) Incorreta.
Tanto o D quanto T têm o ponto de articulação linguodental. Ao pronunciar, toca-se a ponta da língua no dente frontal. Portanto, o que se afirma nesta questão não tem validade.
Referência Bibliográfica:
AULETE, Caldas. Aulete Digital – Dicionário contemporâneo da língua portuguesa: Dicionário Caldas Aulete, vs online, acessado em 26 de janeiro de 2021.
GABARITO: E