- 
                                gab certo Cuidado! As bancas gostam de confundir o ESTRITO CUMPRIMENTO DO DEVER com o EXERCÍCIO REGULAR DE DIREITO. A diferença entre Exercício regular de um direito E estrito cumprimento de um dever Legal Apesar de ambos serem hipóteses de excludente de ilicitude Exercício regular de um direito (art. 23, III, CP) É quando o próprio direito (lei, resolução, norma) abarca aquela relação, ou seja, existe uma norma que lhe permite agir, por exemplo: o pugilista que desfere golpes no adversário em uma luta de boxe não poderá ser processado por Lesão corporal. Estrito cumprimento de um dever Legal (art. 23, IV, CP) A lei obriga o agente a agir dentro do dever que lhe foi imposto, ex: o policial que é obrigado a agir em caso de um assalto a banco, um bombeiro que é chamado para apagar chamas de um incêndio e pra entrar na casa em chamas precisa quebrar a porta.     
- 
                                Gabarito: Correto Atuação de agente público - Estrito Cumprimento do Dever Legal. Atuação de particular - Exercício Regular do Direito #Pertenceremos! 
- 
                                gaba CERTO   Vou explicar para quem tem dúvidas.  porque o policial é estrito cumprimento do dever legal e o particular é Exercício regular de um direito?    por causa do artigo 301 CPP ART 301. Qualquer do povo poderá e as autoridades policiais e seus agentes deverão prender quem quer que seja encontrado em flagrante delito.   percebe-se que não há faculdade para o agente policial, assim como não há obrigação para o particular.        "só pare quando terminar aquilo que começou" pertencelemos! 
- 
                                Gab C ANTIJURIDICIDADE A conduta de um policial rodoviário federal de, no exercício da função, atirar e causar lesão corporal em alguém poderá não ser considerada crime se ele comprovar alguma causa de exclusão de antijuridicidade. [CAUSAS DE EXCLUSÃO] 1} Estado de necessidade; 2} Estrito cumprimento do dever legal (Associado ao agente publico); 3} Exercício regular de um direito (Associado ao particular); e 4} Legítima defesa. - O ordenamento jurídico brasileiro prevê a possibilidade de ocorrência de tipicidade sem antijuridicidade, assim como de antijuridicidade sem culpabilidade. Ex: A depender da situação e da lei aplicável ao caso concreto, o Estado de necessidade pode ser uma causa de exclusão da ilicitude ou uma causa de exclusão da culpabilidade. ______________   Bons Estudos. 
- 
                                CORRETO Complementando; AGENTE PÚBLICO:Regra--->estrito cumprimento do dever legal, exceção=>Morte--->legítima defesa Exercício regular de um direito = particular legitima defesa --> injusta agressão Estado de necessidade-->Perigo atual  ==================================================================================== Em uma questão de concurso público, sempre que você se deparar com o tema “excludente de ilicitude” e o contexto envolver a atuação de um agente público, será hipótese de estrito cumprimento do dever legal. A exceção fica por conta do contexto fático em que ocorre uma morte, nesse caso, o agente público irá alegar a legítima defesa. Professor juliano ; Alfacon 
- 
                                GABARITO: CORRETO.    Conforme o art. 23, III, não comete crime que quem cumprir um dever imposto por lei, desde que o ato seja rigorosamente cumprindo conforme a lei e o dever seja decorrente de lei; caso seja uma norma de caráter administrativo, pode caracterizar-se como obediência hierárquica, sendo possível excluir a culpabilidade por inexigibilidade de conduta diversa. É importante destacar que o policial, conforme o art. 292 do CPP, poderá utilizar dos meios necessários para se defender ou vencer a resistência. 
- 
                                Se a prática acompanhasse a teoria, nem processo eu estaria respondendo pelo fato de dar um tiro num preso em situação de fuga na PMPE. Infelizmente, respondo processo desde 2014.   Desculpa galera!!! Foi só um desabafo!!!! 
- 
                                Atenção: Policial em tiroteio configura legitima defesa! 
- 
                                GABARITO CORRETO Estrito Cumprimento do Dever Legal é a prática de um fato típico em razão de cumprir o agente uma obrigação imposta por lei (direta ou indiretamente resultando da lei).   Tem natureza compulsória, o agente está obrigado a cumprir o mandamento legais.   Destina-se a funcionário público ou agente público bem como particular que exerça função pública. Se este agir fora dos limites legais "pagará" pelo excesso ou abuso de autoridade.   É incompatível com crimes culposos.   Em caso de concurso de pessoas - se configurado em relação a um dos agentes estende-se aos demais envolvidos, sejam coautores ou partícipes. Exclui a ilicitude.   
- 
                                Exercício regular de direito - PARTICULAR.   Ex: LUTADOR DE MMA   Estrito cumprimento do dever legal - AGENTE PÚBLICO.   Ex: Policial desempenhando suas funções e adentra na casa de um meliante mediante mandado de prisão.   CORRETO 
- 
                                Atuação de agente público - Estrito Cumprimento do Dever Legal. Atuação de particular - Exercício Regular do Direito CERTO 
- 
                                GABARITO CERTO   - Estrito cumprimento do dever legal: é a conduta que, apesar de constituir um fato típico, é licita, por que decorre da imposição de um dever legal.
   
- 
                                Fala galera, lembrem-se que a REDAÇÃO REPROVA também. Se você está desesperado e pensando em contar com a sorte, então você precisa do PROJETO DESESPERADOS. Esse curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, tudo em um só lugar. Você vai ter desejado ter feito esse curso, se deixar passar essa oportunidade.   https://go.hotmart.com/Q52663110A