SóProvas


ID
4952626
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-RR
Ano
2003
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

    Determinado fiscal de vigilância sanitária da prefeitura fechou temporariamente, com fundamento em lei municipal, restaurante que vendia comida estragada. 

Considerando essa situação hipotética, julgue o item seguinte.


Contra o ato do fiscal, pode o dono do restaurante insurgir-se administrativamente.

Alternativas
Comentários
  • Correto

    O recurso nesse caso é cabível, fora outras medidas possíveis, inclusive judicial

  • Gabarito:"Certo"

    É garantido o direito de contraditório e ampla defesa ao dono do restaurante, quer seja administrativa ou judicialmente.

    CF, art. 5, LV - aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes;

  • Gab: C

    >> é o caso de entrar com recurso administrativo, que é o meio pelo qual o administrado pode provocar o reexame do ato pela Administração Pública.

    MODALIDADES DE RECURSOS ADMINISTRATIVOS

    >> Representação: é a denúncia de irregularidades feita perante a própria

    Administração Pública ou a entes de controle, como o Ministério Público, o Tribunal de Contas ou outros órgãos que funcionem como ouvidoria.

    >> Reclamação administrativa: é o ato pelo qual o administrado, seja particular ou servidor público, deduz uma pretensão perante a Administração Pública, visando obter o reconhecimento de um direito ou a correção de um ato que lhe cause lesão ou ameaça de lesão.

    >> Pedido de reconsideração: o interessado requer o reexame do ato à própria autoridade que o emitiu. O prazo para decisão é de 30 dias, não podendo ser renovado; só é cabível se contiver novos argumentos; caso contrário caberá recurso à autoridade superior.

    >> Recurso hierárquico: é o pedido de reexame do ato dirigido à autoridade

    superior à que proferiu o ato. Pode ser próprio ou impróprio. O recurso

    hierárquico próprio é dirigido à autoridade imediatamente superior, dentro do mesmo órgão em que o ato foi praticado. Ele é uma decorrência da hierarquia e, por isso mesmo, independe de previsão legal. O recurso hierárquico impróprio é dirigido à autoridade de outro órgão não integrado na mesma hierarquia daquele que proferiu o ato. Precisamente por isso é chamado impróprio. Não decorrendo da hierarquia, ele só é cabível se previsto expressamente em lei. A hipótese mais comum é a de recurso contra ato praticado por dirigente de autarquia, interposto perante o Ministério a que a mesma se acha vinculada ou perante o Chefe do Poder Executivo, dependendo do que estabeleça a lei. É o caso também de recursos interpostos perante tribunais administrativos, como o Tribunal de Impostos e Taxas ou o Conselho de Contribuintes.

    >> Revisão: é o recurso de que se utiliza o servidor público, punido pela Administração, para reexame da decisão, em caso de surgirem fatos novos

    suscetíveis de demonstrar a sua inocência.

  • poder ele pode.. so nao sabe se ganha! kkk

  • A questão quer saber o proprietário do restaurante pode recorrer do Ato, simples assim! (o dono do restaurante insurgir-se administrativamente.)

    insurgir: revoltar, rebelar, levantar, sublevar, insurrecionar, revolucionar, amotinar, agitar, assuar, insubordinar. Expressar desacordo: opor-se, reagir, divergir, protestar, reclamar.

  • GABARITO - CERTO

    Expressar com atitudes ou palavras desacordo em relação a (algo); opor-se, reagir.

    É perfeitamente possível recorrer a via administrativa para verificar aspectos do ato e da conduta do agente.

  • O recurso administrativo é uma das espécies de controle promovido pela Administração mediante provocação/requerimento do interessado.

    São instrumentos de controle mediante provocação/requerimento:

    a) Direito de petição (art. 5º, XXXIV, CF): é o direito fundamental conferido a qualquer pessoa de requerer à Administração o controle de ato ilegal ou abusivo, independentemente do pagamento de taxas.

    b) pedido de reconsideração: é o meio administrativo adequado para se requerer à mesma autoridade que praticou o ato, sua revisão e controle

    c) recurso administrativo: é o meio administrativo adequado para se impugnar uma decisão administrativa, transferindo-se a uma autoridade ou órgão hierarquicamente superior a reapreciação de uma questão já decidida por um subordinado.

  • Insurgente. O filme..

    banca gosta de palavra difícil.

  • Art. 5º LV - aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes;

    FONTE: CF 1988

  • Fala galera, lembrem-se que a REDAÇÃO REPROVA também. Se você está desesperado e pensando em contar com a sorte, então você precisa do PROJETO DESESPERADOS. Esse curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, tudo em um só lugar.

    Você vai ter desejado ter feito esse curso, se deixar passar essa oportunidade.

    https://go.hotmart.com/Q52663110A

  • QUESTÃO CORRETA

    Dono do restaurante tem o seu direito do contraditório e ampla defesa, seja na forma judicial, seja na forma administrativa.

  • Vendo todos os tipos de Cursos, chama no WhatsApp: 75992902895!!!
  • CERTO.

    O ato do fiscal é um ato decorrente do poder de polícia administrativa, com o atributo da autoexecutoriedade. Diante disso, o ato possui a presunção de veracidade e legitimidade perante o dono do estabelecimento, cabendo a este o ônus da prova, apresentando as contrarrazões perante a Administração Pública.