SóProvas


ID
4954669
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMBASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Urbanístico
Assuntos

Com base no Estatuto da Cidade, julgue o próximo item.


As normas para o uso e a ocupação do solo urbano estabelecidas no Estatuto da Cidade devem ser observadas por todos os municípios brasileiros. O estatuto estabelece, ainda, posturas a serem praticadas pelos munícipes e governantes nas ações relacionadas ao meio urbano.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO, mas acredito estar com o conteúdo certo. Pois ao se trocar "devem" por "podem" não vejo erro na questão. Entretanto, ao estabelecer em absoluto, a cespe considera errado. Seria uma faculdade para certos municípios.

  • São normas gerais da União. Não devem ser observadas por todos os municípios???

  • Eu acredito que por estar a questão especificando "normas de uso e ocupação do solo", pode ser que esteja se referindo à parte do Estatuto que especifica a necessidade de estarem as áreas previstas no plano diretor para que se utilize os instrumentos que possibilitam ordenar o uso do solo. Se for nessa linha de raciocínio, realmente não são todos os municípios, mas somente aqueles que tenham plano diretor.

  • GABARITO: QUESTÃO INCORRETA

    Acredito que o erro esteja na expressão "todos os municípios".

    Fonte: Lei 10.257-01 (Estatuto da Cidade)

    Art. 40.   O plano diretor, aprovado por lei municipal, é o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana.

    Art. 41. O plano diretor é obrigatório para cidades:

    I – com mais de vinte mil habitantes;

    II – integrantes de regiões metropolitanas e aglomerações urbanas;

    III – onde o Poder Público municipal pretenda utilizar os instrumentos previstos no ART. 182, §4º, CF

    IV – integrantes de áreas de especial interesse turístico;

    V – inseridas na área de influência de empreendimentos ou atividades com significativo impacto ambiental de âmbito regional ou nacional.

    VI - incluídas no cadastro nacional de Municípios com áreas suscetíveis à ocorrência de deslizamentos de grande impacto, inundações bruscas ou processos geológicos ou hidrológicos correlatos.     

  • O Estatuto da Cidade não traz normas específicas de uso e ocupação do solo nem de posturas. Essas matérias estão incluídas na competência legislativa do município.