SóProvas


ID
4954690
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMBASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O projeto de urbanismo pode contribuir com o desenvolvimento sustentável quando propõe índices urbanísticos adequados e espacializa sistemas e elementos urbanos que colaboram com a preservação ambiental e a qualidade de vida. A partir dessas informações, julgue o próximo item.


No projeto urbanístico, propondo-se maiores taxas de construção e ocupação do solo e gabaritos elevados para edificações, garantem-se altas densidades populacionais em áreas menores. Desse modo, é possível otimizar sistemas de saneamento ambiental e minimizar a absorção pluvial do solo, facilitando o controle ambiental e melhorando a qualidade de vida na área a ser urbanizada.

Alternativas
Comentários
  • Difícil... Afinal, a maior densidade é um princípio de urbanismo sustentável pelos motivos apontados na afirmação (além do maior aproveitamento de infraestrutura urb.), mas deve haver limites p/ não resultar em + ônus que bônus.

  • Marquei como errada devido ao trecho "minimiza a absorção pluvial do solo". Ao meu ver, a verticalização permite aumento da densidade com a possibilidade de deixar grandes áreas sem construir/permeáveis, aumentando assim a absorção pluvial do solo.

  • Creio que o erro esteja em qualidade de vida e controle ambiental.
  • Acredito que o ponto esteja na questão da alta densidade e minimização da absorção pluvial x controle ambiental e qualidade de vida já que, com menos área permeável, a qualidade ambiental é meio questionável. Além de que altas densidades populacionais nem sempre querem dizer qualidade de vida.

  • No projeto urbanístico, propondo-se maiores taxas de construção e ocupação do solo e gabaritos elevados para edificações, garantem-se altas densidades populacionais em áreas menores. Desse modo, é possível otimizar sistemas de saneamento ambiental e minimizar a IMPERMABILIZAÇÃO do solo, facilitando o controle ambiental e melhorando a qualidade de vida na área a ser urbanizada