SóProvas


ID
4954699
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMBASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Para se definirem parâmetros para o planejamento municipal, é preciso compreender a ocupação no que se refere às densidades urbanísticas. Com relação a esse assunto, julgue o item a seguir.


Densidade habitacional líquida refere-se à relação entre número de habitantes das unidades habitacionais e área efetivamente ocupada pelas residências.

Alternativas
Comentários
  • > Taxa de Ocupação (urbana)                   >> Líquida: Área total dos lotes

    >> Á. líquida = Área usada p/ fins residenciais

    >> Densidade bruta = nº de pessoas residentes ÷ Área total do assentamento/loteamento

    >> Densidade líquida = nº de pessoas residentes ÷ Área residencial do assentamento/loteamento

  • Portanto o gabarito da questão parece estar errado.

  • Densidade residencial bruta - é a relação entre a população residente e a área bruta que ela ocupa, sem descontar as vias, áreas verdes de uso frequente, escolas, áreas comerciais. Geralmente, excluem-se áreas verdes de uso esporádico (jardim botânico, zoológico, etc.), lagos, rios e usos industriais.

     Densidade residencial líquida - é a relação entre a população residente e a área líquida, ou seja, a área ocupada pelos lotes residenciais. Quando os lotes residenciais não edificados são descontados no cálculo, dá-se o nome de densidade imobiliária.

     Densidade populacional horária - mede a variação da relação entre o número de pessoas que se encontram em uma determinada área em função de suas atividades econômicas em função do tempo.