SóProvas


ID
495886
Banca
FUMARC
Órgão
BDMG
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação às técnicas e tecnologias relacionadas ao armazenamento de dados, todas as afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    RAID nível 0 -
    Este nível também é conhecido como "Striping" ou "Fracionamento". Nele, os dados são divididos em pequenos segmentos e distribuídos entre os discos. Este nível não oferece tolerância a falhas, pois não existe redundância. Isso significa que uma falha em qualquer um dos HDs pode ocasionar perda de informações. Por essa razão, o RAID 0 é usado para melhorar a performance do computador, uma vez que a distribuição dos dados entre os discos proporciona grande velocidade na gravação e leitura de informações. Quanto mais discos houver, mais velocidade é obtida. Isso porque, se os dados fossem gravados em um único disco, esse processo seria feito de forma sequencial.
  • No RAID 0, os dados são divididos em todos os discos agrupados. Dessa forma, ao se gravar um arquivo em n discos, esse arquivo é dividido em n partes e distrubuído entre os discos. A principal vantagem do RAID 0 é o desempenho, pois durante uma requisição de E/S os dados podem ser manipulados paralelamente nos discos.

    Segundo Stallings, o RAID nível 0 não constutui de fato um membro da família RAID, uma vez que não inclui redundância para a melhora do desempenho.

  • RAID 0 (Striping)

    RAID-0

    No striping, ou distribuição, os dados são subdivididos em segmentos consecutivos (stripes, ou faixas) que são escritos sequencialmente através de cada um dos discos de um array, ou conjunto. Cada segmento tem um tamanho definido em blocos. A distribuição, ou striping, oferece melhor desempenho comparado a discos individuais, se o tamanho de cada segmento for ajustado de acordo com a aplicação que utilizará o conjunto, ouarray.

    Há problemas de confiabilidade e desempenho. RAID-0 não terá desempenho desejado com sistemas operacionais que não oferecem suporte a busca combinada de setores. Uma desvantagem desta organização é que a confiança se torna geometricamente pior. Um disco SLED com um tempo médio de vida de 20.000 horas será 4 vezes mais seguro do que 4 discos funcionando em paralelo com RAID 0 (admitindo-se que a capacidade de armazenamento somada dos quatro discos for igual ao do disco SLED). Como não existe redundância, não há confiabilidade neste tipo de organização.

    Vantagens:

    • acesso rápido as informações (até 50% mais rápido);
    • custo baixo para expansão de memória.

    Desvantagens:

    • caso algum dos setores de algum dos HD’s venha a apresentar perda de informações, o mesmo arquivo que está dividido entre os mesmos setores dos demais HD’s não terão mais sentido existir, pois uma parte do arquivo foi corrompida, ou seja, caso algum disco falhe, não tem como recuperar;
    • não é usada paridade.
  • Alguém poderia comentar a letra A?

    Obrigado.
  • Comentando a letra A:

    RAID 1 - São usados dois HDs (ou qualquer outro número par). O primeiro HD armazena dados e o segundo armazena uma cópia exata do primeiro, atualizada em tempo real. Se o primeiro HD falhar, a controladora automaticamente chaveia para o segundo HD, permitindo que o sistema continue funcionando. Em servidores é comum o uso de HDs com suporte a hot-swap, o que permite que o HD defeituoso seja substituído a quente, com o servidor ligado. A desvantagem em usar RAID 1 é que metade do espaço de armazenamento é sacrificado.

    RAID 5: Este é o modo mais utilizado em servidores com um grande número de HDs. O RAID 5 usa um sistema de paridade para manter a integridade dos dados. Os arquivos são divididos em fragmentos e, para cada grupo de fragmentos, é gerado um fragmento adicional, contendo códigos de paridade. Os códigos de correção são espalhados entre os discos. Dessa forma, é possível gravar dados simultaneamente em todos os HDs, melhorando o desempenho.
    O RAID 5 pode ser usado a partir de 3 discos. Independentemente da quantidade de discos usados, sempre temos sacrifício do espaço equivalente a um deles. Em um NAS com 4 HDs de 1 TB, por exemplo, você ficaria com 3 TB de espaço disponível. Os dados continuam seguros caso qualquer um dos HDs usados falhe, mas se um segundo HD falhar antes que o primeiro seja substituído (ou antes que a controladora tenha tempo de regravar os dados), todos os dados são perdidos. Você pode pensar no RAID 5 como um RAID 0 com uma camada de redundância.

    Ou seja, na implementação do RAID 1 você perde 50% da capacidade de armazenamento enquanto na implementação do RAID 5 você perde, independente do número de HDs, a capacidade de um dos discos. Sendo assim a implementação em RAID 5 consome menos espaço.

    Valeu.
  • b-

    RAID 0 - Usa somente striping e precisa de pelo menos 2 discos;

    RAID 1 - Usa somente espelhamento e precisa de pelo menos 2 discos;

    RAID 5 - Usa só um disco de paridade, striping e espelhamento e precisa de pelo menos 3 discos;

    RAID 6 - Usa dois discos de paridade, striping e espelhamento e precisa de pelo menos 4 discos.

    RAID 10 - Usa só striping e espelhamento e precisa de pelo menos 4 discos.