SóProvas


ID
4964593
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Itapemirim - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Doença de evolução lenta que, quando não tratada, alterna períodos sintomáticos e assintomáticos, com características distintas. Por exemplo, o segundo estágio da enfermidade caracteriza-se por surgimento de erupção cutânea, visíveis principalmente nas palmas das mãos e plantas dos pés. O próximo estágio, de latência, assintomático, pode durar anos até que o último estágio se manifeste, podendo atingir o sistema nervoso, causando a morte do indivíduo. O texto descreve basicamente, as características de uma DST (IST) causada por

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    A sífilis apresenta 3 fases de desenvolvimento.

    Terciária: Esta é a sífilis mais difícil de ser detectada, pois têm sintomas em grandes vasos (como a aorta), cérebro, olhos, coração, juntas e até mesmo dentro do sistema nervoso. Ai ela pode causar um diagnóstico um pouco mais complicado.

    Latência

    Esse é o período correspondente ao estágio inativo da sífilis, em que não há sintomas. Esse estágio pode perdurar por muito tempo sem que a pessoa sinta nada. A doença pode nunca mais se manifestar no organismo, mas pode ser que ela se desenvolva para o próximo estágio, o terciário – e mais grave de todos.