SóProvas


ID
4965082
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Rio Largo - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. O objetivo científico da contabilidade manifesta-se na correta apresentação do patrimônio e na apreensão e análise das causas das suas mutações.
II. À luz da Constituição Federal de 1988, as taxas não poderão ter base de cálculo própria de impostos.
III. Verificar se as notas explicativas relatam os fatos que não são esclarecidos pelas demais demonstrações é um cuidado que o analista deve ter antes de dar início a qualquer análise contábil.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

  • A questão exige conhecimento sobre temas diversificados, incluindo direito constitucional. Analisemos as assertivas:

     

    Assertiva I: está correta. Conforme MARQUES (2019, p. 41) O objetivo científico da Contabilidade manifesta-se na correta apresentação do Patrimônio e na apreensão e análise das causas das suas mutações. Já sob ótica pragmática, a aplicação da Contabilidade a uma Entidade particularizada, busca prover os usuários com informações sobre aspectos de natureza econômica, financeira e física do Patrimônio da Entidade e suas mutações, o que compreende registros, demonstrações, análises, diagnósticos e prognósticos, expressos sob a forma de relatos, pareceres, tabelas, planilhas  e outros meios.

     

    Assertiva II: está correta. Conforme art. 145, § 2º - As taxas não poderão ter base de cálculo própria de impostos.

     

    Assertiva III: está correta. Dentre outros aspectos fundamentais que devem ser verificados pelo analista, como: constatar se a empresa opera simultaneamente em vários ramos de atividade e se há a possibilidade da existência de manipulação das demonstrações contábeis, deve-se verificar, também, se as notas explicativas relatam os fatos que não são esclarecidos pelas demais demonstrações.

     

    Portanto, todas as afirmativas estão corretas. 

     

    Gabarito do professor: letra e.

     

    Referências:

     

    MARQUES, Wagner Luiz. Contabilidade Intermediária. Bauru: Viena, 2019. 320 p.