-
Termo cunhado pelo sociólogo, cientista político e economista (1864-1920).
Weber define a burocracia como a estruturação formal da organização, permitindo, dessa forma, organizar as atividades humanas para a realização de objetivos comuns no longo prazo. Essa definição de Weber foi fundamental para outros estudiosos fora da área da administração interpretassem melhor as organizações.
A Teoria Burocrática possui uma postura altamente técnica e mecanicista. Além disso, a preocupação é apenas com a estrutura e seu conjunto de cargos e funções. O comportamento pessoal das pessoas não é levado em consideração.
Sendo assim, podemos citar como vantagens do modelo, a consistência e a eficiência. Já como desvantagens temos o excesso de rigidez e a lentidão na execução dos processos.
https://www.infoescola.com/administracao_/teoria-burocratica-da-administracao/
-
A questão em análise exige que saibamos o nome do idealizador do modelo burocrático. Vejamos dentre as alternativas apresentadas qual é a correta.
Max Weber é tido como a principal voz da burocracia como forma de organização social e de dominação (racional-legal), capaz de levar as organizações a atingirem maiores graus de eficiência. A base desse entendimento foi desenvolvida no século XIX, a partir de estudos sobre o aparelhamento administrativo prussiano, organizado de forma hierárquica e monocromática.
Apesar de desenvolvida no século XIX, foi só a partir da década de 40 do século XX que houve sua expansão no aparelho do Estado.
Após analisar as alternativas apresentadas, concluímos que a letra "B" é a correta.
GABARITO: B
Fonte:
PALUDO, A. Administração Pública. 9. ed. Salvador: Juspodivm, 2020.
-
Gab b!
- Caráter legal das normas
- caráter hierárquico da comunicação - vertical
- Caráter racional da divisão do trabalho
- Relações impessoais
- Previsibilidade de funcionamento
-
Alguém tem um resumo associando cada modelo ao seu criador/idealizador? Burocracia = weber; Patrimonialismo = natureza humana (eheheheh); gerencial ? ....