A)errado, os índices de rentabilidade relacionam o lucro líquido do período com o patrimônio líquido (ROE) ou com o Ativo total médio (ROI).
B)errado, o conceito se aproxima mais se aproxima com a margem de contribuição e margem de segurança. Na qual a diferença a maior representa o montante "disponível"; no momento em que não existe mais margem de segurança, a entidade ficaria sem "dinheiro disponível".
c)errado, o ponto de equilíbio é subdidivido em econômico, financeiro e contábil, em regra. O ponto de equilíbrio financeiro desconsidera despesas não desembolsáveis, como a depreciação. Então, é errado dizer que o conceito de "ponto equilíbrio" no geral exclui a depreciação.
d)errado, As necessidades financeiras está mais relacionada com o conceito de necessidade de capital de giro. Quando você ouvir o termo "finacanceiro" no âmbito da análise de balanços, faça logo uma correlação com fluxos de caixa. O ponto de equilíbrio, por sua vez, tem ênfase na análise econômica, uma vez que considera as despesas fixas e variáveis para análise.
e)correto, de um modo geral, o ponto de equilíbrio é um ponto de segurança do negócio que analise quanto é necessário vender para cobrir os custos e despesas.
Ademais, o ponto de equilíbrio faz a relação entre as vendas necessárias para cobrir as despesas do período.