SóProvas


ID
4968358
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CODEVASF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O nitrogênio é um dos elementos mais importantes no metabolismo de ecossistemas aquáticos. Esta importância deve-se principalmente a sua participação na formação de proteínas, um dos componentes básicos da biomassa. Com relação ao nitrogênio no meio aquático, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:


( ) Dentre as diferentes formas de nitrogênio, o nitrato, juntamente com o íon amônio, assumem grande importância nos ecossistemas aquáticos, uma vez que representam as principais fontes de nitrogênio para os produtores primários.

( ) O íon amônio (NH4+) é muito importante para os organismos produtores, especialmente porque sua absorção é energeticamente mais viável em relação ao nitrato.

( ) Na transformação do íon amônio para nitrato participam dois gêneros de bactérias: Nitrobacter (que oxidam amônio a nitrito) e Nitrossomonas (que oxidam nitrito a nitrato).


A seqüência está correta em:  

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa d

    A terceira afirmativa trocou os gêneros das bactérias. Corrigindo:

    (F) Na transformação do íon amônio para nitrato participam dois gêneros de bactérias: Nitrobacter (que oxidam amônio a nitrito) e Nitrossomonas (que oxidam nitrito a nitrato).

    Na transformação do íon amônio para nitrato participam dois gêneros de bactérias: Nitrossomonas (que oxidam amônio a nitrito) e Nitrobacter (que oxidam nitrito a nitrato).

  • Ainda de acordo com Esteves (1998) o nitrogênio inorgânico dissolvido (NID) nos estuários é representado por três principais espécies: amônio (NH4+), nitrito (NO2-) e nitrato (NO3-), sendo este último é a forma mais estável e mais abundante no meio aquático.

    O íon amônio dentre os compostos nitrogenados é o mais importante para os organismos produtores, especialmente porque sua absorção é energeticamente viável. Para este íon, não há necessidade de redução no interior da célula, como ocorre com o nitrato, que é reduzido pela nitrato-redutase até amônio (Esteves 1998, Libes 1992).

    O fitoplâncton é um organismo consumidor de formas nitrogenadas, fazendo com que este é um sumidouro, transportador e dispersor destes compostos ao longo do estuário e por fim para os oceanos. Segundo Esteves (1998) e Libes (1992) caso o nitrato disponível não seja utilizado, e permanecer no meio, em casos extremos onde o meio aquático esteja em situação anaeróbica e sob ação bacteriana o nitrato sofrerá redução e será perdido para a atmosfera, este processo chama-se de desnitrificação.