SóProvas


ID
4970572
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-RR
Ano
2003
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    A área do atual estado de Roraima só começou a ser percorrida no século XVII. Mas apenas no século seguinte, em razão do crescente interesse português pela posse da Amazônia, intensificaram-se os esforços de reconhecimento, ocupação e defesa dessa extensa área ao longo do Rio Branco. Durante o Império, no século XIX, Roraima permaneceu integrado à província do Amazonas, com população pequena e economia estagnada, baseada em fazendas de gado. No início da República, em 1904, a porção mais oriental de Roraima foi alvo de uma disputa fronteiriça com a Guiana, então colônia do Reino Unido (Questão do Pirara). O trecho foi dividido entre os dois países, ficando a maior parte dele com a Guiana. Em 1943, por determinação de Getúlio Vargas, a imensa área ao norte do Amazonas centralizada em Boa Vista foi separada do estado e transformada em território federal do Rio Branco. Em 1962, o território passou a se chamar Roraima. Em 1988, Roraima tornou-se estado, beneficiado por dispositivo da nova Constituição Federal.

Almanaque Abril 2003, p. 410 (com adaptações)

Tendo o texto acima por referência inicial e considerando os aspectos geográficos e históricos de Roraima, julgue o item seguinte.


O interesse dos colonizadores portugueses em promover o “reconhecimento, ocupação e defesa da extensa área ao longo do Rio Branco” permite supor que havia interesses de outros países na exploração dessa região.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    O trecho deixa claro que havia mais interessados:

    "No início da República, em 1904, a porção mais oriental de Roraima foi alvo de uma disputa fronteiriça com a Guiana, então colônia do Reino Unido (Questão do Pirara). O trecho foi dividido entre os dois países, ficando a maior parte dele com a Guiana."

  • Gab C

     

    “reconhecimento, ocupação e defesa da extensa área ao longo do Rio Branco”

    A palavra defesa é fundamental nesse entedimento.

  • mas quem tinha o interesse de promover "reconhecimento, ocupação e defesa dessa extensa área ao longo do Rio Branco." eram os brasileiros, com medo do interesse português...

    na afirmativa a ser julgada da a entender que esse interesse era português (de reconhecimento...), mas não era, era brasileiro..

  • Na assertiva fala que haviam interesses de "outros países", ou seja, plural, mais de um. Do texto, só cita anteriormente Portugal. Ps.: Sei que fala sobre Guiana posteriormente, mas não concordei tanto assim com a assertiva.

  • mamão com açúcar. CERTO ✔️