O Flunitrazepam (Rohypnol®) é um agonista benzodiazepínico, que apresenta efeito ansiolítico, anticonvulsivante e sedativo e induz redução do desempenho psicomotor, amnésia, relaxamento muscular e sono.
Assim, este remédio é usado no tratamento de curta duração da insônia. Os benzodiazepínicos são indicados apenas quando a insônia é grave, incapacitante ou submete o indivíduo a extremo desconforto.
O "boa noite cinderela" é o golpe realizado em festas e casas de show noturnas, que consiste em adicionar na bebida, geralmente bebidas alcoólicas, substâncias/medicamentos que atuam no sistema nervoso central e deixam a pessoa desorientada, desinibida e sem consciência dos seus atos.
O Rohypnol® quando dissolvido na bebida, é de difícil identificação pelo sabor e, por isso, a pessoa acaba bebendo sem perceber. Alguns minutos depois, os efeitos começam a surgir e a pessoa passa a não ter consciência da realidade ao seu redor, ficando vulnerável à esse tipo de golpe.
O flunitrazepam é um potente benzodiazepínico, e seu uso terapêutico possui atividade ansiolítica e sedativa para o tratamento pré-operatório e tratamento da insônia (SMITH et al, 2002); (GAHLINGER, 2004); (CHAKRABORTY et al, 2011); (GUERREIRO et al, 2011). É uma droga segura e eficaz para o tratamento de desordens severas e debilidade do sono. (DRUMMER; ODELL, 2001).O Flunitrazepam é distribuído rapidamente no plasma e nos tecidos, sendo metabolizado extensivamente pelo fígado. A meia-vida do flunitrazepam é de aproximadamente 20 horas, e seu metabólito ativo (7-amino-flunitrazepam) é excretado via renal. Apesar da meia-vida longa, os efeitos clínicos ocorrem por curto prazo por causa de sua distribuição rápida (SMITH et al, 2002); (GOODMAN; GILMAN, 2003). Em doses terapêuticas (1 a 2 mg), o flunitrazepam age como um ansiolítico, relaxante muscular, e sedativo-hipnótico geral. Em doses mais elevadas, a droga pode causar a falta do controle muscular e a perda da consciência. Os efeitos podem ser potencializados pelo uso simultâneo do álcool, que pode levar a amnésia e perda da inibição. A sedação ocorre dentro de cerca de 30 minutos após a ingestão, com picos de efeitos em duas horas, mantendo-o durante 8-12 horas. O efeito amnésico, que pode ocorrer dentro de 30 minutos, está relacionado diretamente à dose, onde a maior quantidade gera o maior efeito amnésico (SMITH et al, 2002); (KATZUNG, 2003).
Fonte: https://facsaopaulo.edu.br/wp-content/uploads/sites/16/2018/05/ed1/5.pdf