SóProvas


ID
4971406
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-RR
Ano
2003
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

    Enquanto norte-americanos e britânicos vencem no Iraque, uma outra guerra vai sendo perdida no mundo: a do ambiente. E o conflito atual no Oriente Médio só tende a agravar a situação. A opinião é do britânico Norman Myers, um dos cientistas ambientais mais influentes no mundo. Ele se diz pessimista com os efeitos da guerra e das políticas da Casa Branca, especialmente sobre os esforços para combater o aquecimento global. Para Myers, “o debate global sobre o clima tem ignorado amplamente a geopolítica global. Se, por um lado, há evidência científica e econômica o bastante para concluir que nós deveríamos nos afastar dos combustíveis fósseis o mais rápido possível, os líderes políticos do mundo parecem cada vez mais inclinados a queimá-los”.

Cláudio Ângelo. Para Myers, planeta perde guerra do clima. In: Folha de S. Paulo, 14/4/2003, p. A9 (com adaptações).

A partir do texto e considerando o tema por ele focalizado, julgue o item seguinte.


A sofisticação da indústria automobilística chegou a tal ponto que, hoje, fabricando veículos que não mais emitem dióxido de carbono, essa indústria dá sua enorme contribuição para eliminar as principais causas do aquecimento global.

Alternativas
Comentários
  • A afirmação parece correta, mas não é a ideia do texto

    Abraços

  • GAB E

    ESSE É O ERRO DA QUESTÃO: veículos que não mais emitem dióxido de carbono

    VEÍCULOS AINDA EXPELEM DIÓXIDO DE CARBONO

    Assim como o metano, não é prejudicial à saúde, mas é o principal causador do efeito estufa, por ser o gás emitido em maior quantidade. Do ponto de vista da engenharia de motores, um aumento em seu volume costuma ser visto como algo positivo, pois ele é resultado de combustão completa, ou seja, o motor está trabalhando de maneira eficiente. A melhor forma de reduzir sua emissão reside na redução de consumo de combustível.

    Desde a entrada em vigor da legislação PROCONVE, em 1988, a emissão de poluentes caiu mais de 90% para veículos novos

  • se o erro da questão está em dizer que a industria produz veículos que não emitem dióxido de carbono o gabarito deveria ser revisto, já que hoje já são produzidos carros elétricos.

  • Questão desatualizada, hoje em dia já existe fabricas de automóveis que não emitem dióxido de carbono, a Tesla manda lembranças.

  • A partir do texto e considerando o tema por ele focalizado

    O texto não fala em indústria automobilística.

    Assertiva não está errada. Mas não é o que o texto nos propõe.

    GABARITO: ERRADO

  • é portugues kk

  • mesmo hoje 24/01/21 a industria brasileiro, por exemplo, em regra, a fabrica quase que somente veículos que queimam dioxido de carbono.

  • Apesar dos grandes avanços promovidos pela Tesla, que produz automóveis que não emitem dióxido de carbono, a indústria automobilística como um todo ainda não se adequou aos novos parâmetros de sustentabilidade, o que me faz crer que a afirmação genérica da questão é incorreta.

  • Acredito q o erro estar em colocar que os carros elétricos irão resolver “aS MaioreS” sendo que uma delas é o desmatamento q não tem nada a ver com a indústria automobilística.
  • QUESTÃO DESATUALIZADA!

    TESLA MANDA ABRAÇOS.

  • Concordo com o comentário da colega Adriana. A assertiva, mesmo que antiga, ao meu ver permanece errada. Embora hoje o carro elétrico venha conquistando mercado, sua presença na sociedade ainda é limitada, haja vista diversos fatores como o preço do carro elétrico que ainda é alto, a barreira cultural do carro comum, a indústria petrolífera etc. A sentença dá a entender que a indústria automobilística só produz carro elétrico.

  • O efeito estufa e o resultado da emissão concentrada de gases fréon não de dióxido de carbono. 

  • ''A sofisticação da indústria automobilística chegou a tal ponto que, hoje, fabricando veículos que não mais emitem dióxido de carbono, essa indústria dá sua enorme contribuição para eliminar as principais causas do aquecimento global.''

    De fato, a indústria automobilística vem dando sua contribuição. No entanto, é uma contribuição muito sútil e que demorará algumas décadas para ter grande impacto na redução de poluentes.

    Item ERRADO!

    Comece. Continue. Comquiste!

  • Questão desatualizada, já existem automóveis que não emitem dióxido de carbono.
  • Pra mim o erro está em “eliminar as principais causas do aquecimento global” A produção de gases pelos veículos contribui para o efeito estufa, mas não é essa principal causa citada na afirmação.
  • Errei porque não li o texto , mas nem precisava pra acertar .

  • Tesla mandou abraços

    PM AL 2021

  • A questão está errada pode dizer que "da sua enorme contribuição".

  • a Questão mesmo que um tanto desatualizada se torna errada pelo fato que ela afirma que haverá a ELIMINAÇÃO dessa poluição, sendo que não somente os veículos são responsáveis pela emissão de dióxido de carbono.
  • O erro está em "eliminar as principais causas do aquecimento global." O correto seria : eliminar uma das principais. Basta apenas lembrar do desmatamento e/ou queimadas.

    Caso tenha duvidas sobre as causas, acesse https://fia.com.br/blog/aquecimento-global/ .

  • ERRADO

    A sofisticação da indústria automobilística chegou a tal ponto que, hoje, fabricando veículos que não mais emitem dióxido de carbono, essa indústria dá sua enorme contribuição para eliminar as principais causas do aquecimento global.

    MESMO QUE TODOS TENHAM CARROS DA TESLA. O AQUECIMENTO GLOBAL CONTINUARÁ EXISTINDO POR OUTROS FATORES.

    ABRAÇO PARA TODOS DE PORTUGAL!!!

  • Hoje em dia a indústria automobilista já consegue produzir carros que não produzem dióxido de carbono (TESLA), porém a grande maioria dos carros produzem o dióxido e contribuem fortemente para poluição ambiental e o aquecimento global.