SóProvas


ID
4971619
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-RR
Ano
2003
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

    Um funcionário público solicitou à sua filha, maior de dezoito anos de idade e interditada, por ser portadora de doença mental, que praticasse com ele sexo anal. Ao adentrar na residência e presenciar a cópula anal, o tio da ofendida deu voz de prisão ao funcionário público, encaminhando-o à delegacia de polícia do município.

A respeito dessa situação hipotética, julgue o item subseqüente.


O funcionário público praticou o crime de atentado violento ao pudor que, de acordo com a atual jurisprudência do STJ, é considerado hediondo.

Alternativas
Comentários
  • Desatualizada

    No Direito Penal brasileiro, atentado violento ao pudor, conhecido informalmente pela sigla AVP foi um tipo penal que vigorou entre 1940, data de criação do Código Penal Brasileiro, e agosto de 2009, quando a Lei 12.015/2009 o revogou. 

    Abraços

  • Desatualizada, hoje o crime praticado seria o de estupro de vulnerável.

  • Questão Desatualizada! Gabarito ERRADO.

  •  estupro de vulnerável.

  • REALMENTE DESATUALIZADA

    Apenas para fins de estudo e compreensão:

    antes da lei  Lei nº 12.015/09 no estupro

    A conduta era a prática de conjunção carnal (coito vaginal) e a consequência lógica disso é que somente mulheres poderiam ser vítimas desse delito.

    No atentado violento ao pudor, ao reverso, previa-se o cometimento de qualquer ato libidinoso que não se enquadrasse na hipótese de conjunção carnal (sexo oral e anal, por exemplo).

    A partir da Lei nº 12.015/2009, as duas descrições típicas foram fundidas na previsão do art. 213, que manteve o nomem iuris de estupro. Eis a nova conduta delituosa: "Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso".

    A consequência disso é que tanto Homens quanto mulheres podem ser sujeitos passivos de Estupro.

  • Questão desatualizada, gabarito seria ERRADO.

    Crime de estupro de vulnerável!

  • DESATUALIZADA! O pai cometeu estrupo de vulnerável.