SóProvas


ID
4974739
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-RR
Ano
2003
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca do conceito, dos elementos e dos princípios do serviço público, julgue o item que se segue.


Os serviços públicos podem ser concedidos a particulares.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - CERTO

    A titularidade da prestação de um serviço público sempre será da Administração Pública, somente podendo ser transferido a um particular a execução do serviço público. As regras serão sempre fixadas unilateralmente pela Administração, independentemente de quem esteja executando o serviço público.

    Bons estudos!

  • Lei 8987/95 Art. 2 Para os fins do disposto nesta Lei, considera-se:

    III - concessão de serviço público precedida da execução de obra pública: a construção, total ou parcial, conservação, reforma, ampliação ou melhoramento de quaisquer obras de interesse público, delegada pelo poder concedente, mediante licitação, na modalidade de concorrência, à pessoa jurídica ou consórcio de empresas (particular) que demonstre capacidade para a sua realização, por sua conta e risco, de forma que o investimento da concessionária seja remunerado e amortizado mediante a exploração do serviço ou da obra por prazo determinado;

    Grifei.

  • Gabarito: certo.

    Acrescentando para MINHAS revisões:

    Formas de prestação de acordo com o art. 175, CF: 

    Direta: o próprio Estado ou particular que celebra contrato de prestação de serviço mediante licitação; 

    Indireta: 

    1) outorga/descentralização por serviços: o serviço será prestado pelas entidades integrantes da Administração Indireta; 

    2) delegação/descentralização por colaboração: o serviço será prestado pelas concessionárias e permissionárias de serviços públicos. Existem, basicamente, duas formas de concessão:

    a) Concessão comum: Lei n. 8.987/95;  

    b) Concessão especial: Lei n. 11.079/09 (PPP).

  • Titularidade: do Estado.

    Execução: pode ser concedida a particulares

  • O serviço público pode ser prestado pelo Poder Público, de forma direta, ou pode ser delegado a Entidades da Administração Indireta (outorga/delegação legal), bem como a outras pessoas jurídicas (delegação negocial).

    A outorga/delegação legal ocorre mediante LEI, à entidades da administração indireta;

    A delegação negocial ocorre mediante CONTRATO ADMINISTRATIVO ou ATO ADMINISTRATIVO, mediante concessão, permissão (esses dois são negociais) e ainda mediante autorização (esse é unilateral).

    Tanto na permissão quanto na autorização ocorre a título precário, sendo que na permissão é formalizada mediante contrato de adesão e a autorização é formalizada mediante ato administrativo, com interesse predominantemente do particular (parTTTTicular - auTTTTTorização).

    Aqui o Poder Público transfere somente a titularidade da prestação do serviço - e não a titularidade do serviço.

    Sobre as concessões:

    As concessões podem ser comuns, subdividindo-se em concessões de serviços públicos (simples) e concessões de serviços públicos precedidas de execução de obra.

    As concessões também podem ser especiais (PPP), e subdividem-se em concessão patrocinada (Lei 8987/95 e leis correlatas) e concessão administrativa (lei 8987/95 - arts. 21, 23, 25, 27 a 39 e art. 31 da Lei 9074/95).

    Fonte: minhas anotações.

  • Positivo!

    por meio de parcerias e concessões

  • Titularidade: Mantém-se do estado

    Execução: Passa ao particular.

  • CORRETO

    MEDIANTE :

    • CONESSÃO,
    • PERMISSÃO
    • AUTORIZACÃO

    ENTRETANTO, A TITULARIDADE PERMANECE COM O ESTADO.

  • PODER DE POLÍCIA PODE SER DELEGADO?

    Atualiza aí no teu material:

    Até então prevalecia que o poder de polícia pertencia à classificação dos serviços públicos indelegáveis, porém, agora (a partir de 2020) o STF entendeu ser constitucional a delegação do poder de polícia, mediante lei à PJ de Dir. Privado, integrante da Administração Indireta, de capital social majoritariamente público e que prestem exclusivamente serviço público de atuação própria do Estado e em regime não concorrencial. Até mesmo aplicação de multas. (RE 633872 - 24/10/20, STF)

  • 1)O serviço público pode ser prestado pela ADM. Púb direta ou indireta

    = PRESTAÇÃO DIRETA 2)O serviço público pode ser prestado por particulares mediante delegação com a cobrança de tarifa = PRESTAÇÃO INDIRETA

  • Paulo guedes, papai

  • O Poder Público transfere ao particular a execução e responsabilidade de serviço público mediante remuneração (tarifa) paga pelos usuários .Apenas a execução dos serviços é repassada aos particulares, mantendo o Poder Público a titularidade dos serviços.

    GAB: CERTO.

  • Sim os serviços podem ser concedidos através de concessão, delegados através de delegação e outorgados através de outorga! Bons Estudos, não desista!
  • Certo

    Adm direta concede:

    - Adm indireta - LEI - Outorga - Execução + titularidade(Autarquia)

    - Particular - Contrato ou Ato ADM - Delegação/ Colaboração - Execução

  • Os serviços públicos podem ser concedidos a particulares.

    Correto, a execução do serviço sim, a titularidade não.

    A saga continua...

    Deus!

  • DELEGAÇÃO : CONCESSÃO, AUTORIZAÇÃO , PERMISSÃO PARA EXECUÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS , PRÉVIA LICITAÇÃO , POR CONTRATO

    MODALIDADE DA LICITAÇÃO > CONCORRÊNCIA

    EXECUÇÃO > (X)SIM

    TITULARIDADE >(X)NÃO

  • GABARITO: CERTO.

    Prestação descentralizada por colaboração/delegação: a pessoa política transfere somente a execução do serviço público, por delegação a um particular, que vai executá-lo por sua conta em risco.

    Ex.: Concessões, Permissões e Autorizações de Serviços Públicos.

  • Pessoal, dica rápida pra quem busca carreiras policiais e quer rapidez e qualidade nos estudos, meu esposo foi aprovado na PRF estudando por:

    1. Mapas Mentais: https://bityli.com/4LNiV
    2. LEI SECA para carreiras policiais: https://bityli.com/QNWkx
    3. Questões do QC

    DICA PARA BATER A META E TER RESULTADOS MELHORES:

    10 MAPAS/DIA; 2 ASSUNTOS DE LEI SECA + 40 QUESTÕES

    ESPERO TER AJUDADO!!!

    • Seja constante essa é a única formula do sucesso.

  • Gabarito : Certo.

  • •Os serviços públicos podem ser concedidos a particulares por: concessão; autorização ou permissão, sendo concedido apenas a execução do serviço, mas não a titularidade, a qual continua sendo do Estado.

  • O serviço público pode ser delegável ou indelegável. Em regra, os serviços são delegáveis, pois o Estado pode transferir a execução do serviço a um particular, por meio da concessão, permissão ou autorização.

    ATENÇÃO: A titularidade na prestação dos serviços públicos é intransferível. Nunca podendo sair das mãos da administração. O que é transferido é a execução do serviço e não a titularidade.