Ao meu ver, essa questão caberia recurso.
na minha opinião GABARITO CERTO! visto que está abragendo o conceito da função formativa, talvez a banca entende que função e diferente de avaliação, talvez o erro esteja ai. porém cabe recurso.
GABARITO DA BANCA: ERRADO!
Segundo KRAEMER (1995), as funções da avaliação podem ser distinguidas classicamente como: de Diagnóstico, de Formação e de Verificação (somativa ou creditativa).
Função Formativa: permite constatar se os alunos estão, de fato, atingindo os objetivos pretendidos, verificando a compatibilidade entre tais objetivos e os resultados efetivamente alcançados durante o desenvolvimento das atividades propostas. Representa o principal meio através do qual o estudante passa a conhecer seus erros e acertos, assim, maior estímulo para um estudo sistemático dos conteúdos. Orienta tanto o estudo do aluno como o trabalho do professor, principalmente através de mecanismos de feedback, os quais permitem que o docente detecte e identifique deficiências na forma de ensinar, possibilitando reformulações no seu trabalho didático, visando aperfeiçoá-lo.