A questão em análise exige que tenhamos conhecimento sobre algumas teorias motivacionais que permeiam o ambiente das organizações. Vejamos as afirmações apresentadas e quais são as corretas.
I. INCORRETO. Para a teoria de Maslow as necessidades estão organizadas hierarquicamente em primárias e secundárias.
◼ Necessidades primárias:
1) Fisiológicas – São as necessidades mais básicas do indivíduo, ligadas a sobrevivência. Incluem como meio de satisfação alimentação, repouso, abrigo, sono, sexo, etc.
2) Segurança – Inclui segurança e proteção no ambiente de trabalho, regularidade no recebimento de seu pagamento estabilidade no emprego.
◼ Necessidades secundárias:
3) Sociais – Ligadas a relações interpessoais, incluem a manutenção dos relacionamentos e amizades afeição, filiação, aceitação social e amizade.
4) Estima – Leva em conta a relação do indivíduo consigo mesmo, como ele se vê e se avalia. Pode ser suprida por meio do ego, orgulho, status e prestígio, autorrespeito e reconhecimento etc.
5) Autorrealização – É a necessidade mais elevada do ser humano. Constitui o impulso que a pessoa tem para se tornar sempre mais do que é e de vir a ser.
II. CORRETO. A Teoria das Necessidades Adquiridas, de David McClelland fundamenta-se em três aspectos:
◼ Realização, que é busca do sucesso de acordo com um padrão de excelência:
◼ Afiliação, que consiste na preferência por atividades que envolvem interações sociais; e
◼ Poder, que envolve a vontade de influenciar direta ou indiretamente.
III. INCORRETO. Para Frederick Herzberg, por meio da Teoria Bifatorial, dois fatores influenciam o comportamento humano, são eles:
◼ Fatores higiênicos/ insatisfacientes – estão relacionados ao trabalho. São considerados extrínsecos, isto é, fora do controle dos funcionários. Se forem atendidos não geram satisfação, apenas evitarão a insatisfação dos empregados
◼ Fatores motivacionais/ satisfacientes – estão ligados ao conteúdo do trabalho. Se atendidos, levam a satisfação.
IV. CORRETO. Douglas McGregor criou dois estilos dicotômicos que explicam como as organizações podem ser administradas e como veem seus funcionários.
A Teoria X assume um papel mais voltado para os modelos clássicos de administrar, sendo um modelo mecânico e pragmático, que não se preocupa com o elemento humano, mas com os aspectos econômicos da organização, pois esse é o seu objetivo precípuo.
A Teoria Y, radicalmente oposta à Teoria X, é um estilo que se volta mais às boas práticas modernas da administração. Vê o trabalhador de uma forma positiva. Como alguém que gosta do trabalho, que busca responsabilidades e agrega valor à organização e, por isso, merece um tratamento oposto aos que figuram na teoria X.
Após analisar os itens, concluímos que apenas o II e IV é são corretos. Sendo assim, a letra "D" é a correta.
GABARITO: D