A questão em análise exige que tenhamos conhecimento sobre o Balance Scorecard. Vejamos como os itens apresentados podem ser julgados.
I. CORRETO. Finanças: envolve os indicadores e medidas que permitem avaliar o comportamento da organização frente a itens como lucratividade, retorno sobre investimentos, valor agregado ao patrimônio e outros indicadores que a organização adote como relevantes para seu negócio;
II. INCORRETO. Clientes: responsável por identificar quais fatores são importantes para os clientes. Entre as variáveis dessa perspectiva estão: participação no mercado, crescimento, retenção, captação, tempo, qualidade e desempenho do serviço.
III. INCORRETO. Processos internos: atua na identificação dos processos críticos e em como podem ser aprimorados, visando a excelência. Envolve, basicamente, os processos operacionais e de inovação.
IV. CORRETO. Aprendizagem e crescimento organizacional: refere-se aos ativos intangíveis das organizações, à base para o alcance dos seus objetivos, por meio de: retenção e satisfação das pessoas, motivação, liderança, clima e cultura organizacional, sistemas de informação e infraestrutura tecnológica. como considera o elemento humano da organização, é esperado que considere as pessoas em termos de capacidades, competências, motivação, alinhamento e estrutura organizacional em temos de investimento no seu futuro.
Após analisar os itens, podemos concluir que a alternativa correta é a letra "D".
GABARITO: D
Traduz e “desdobra” a missão, visão e os planos estratégicos em objetivos, desafios e metas, através da criação de indicadores que possam acompanhar, monitorar e medir o andamento dos objetivos, bem como acompanhar e aferir o atingimento dos resultados.
BSC não está limitado aos indicadores financeiros. Ele leva em consideração o equilíbrio entre 4 diferentes perspectivas: Financeira, Cliente, Processos Internos e Aprendizado e Crescimento.
Perspectivas:
Financeira (do acionista) - envolve os indicadores e medidas que permitem avaliar o comportamento da organização frente a itens como lucratividade, retorno sobre investimentos, valor agregado ao patrimônio e outros indicadores que a organização adote como relevantes para seu negócio;
Cliente - responsável por identificar quais fatores são importantes para os clientes. Entre as variáveis dessa perspectiva estão: participação no mercado, crescimento, retenção, captação, tempo, qualidade e desempenho do serviço.
Processos internos do negócio - atua na identificação dos processos críticos e em como podem ser aprimorados, visando a excelência. Envolve, basicamente, os processos operacionais e de inovação.
Aprendizado e crescimento - Capacidade de aprender da organização. Está relacionada a indicadores de melhoria contínua (capacitação de pessoal e sistemas).