SóProvas


ID
4978129
Banca
COPESE - UFT
Órgão
MPE-TO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Sobre os conceitos dos Fundamentos do Modelo de Excelência em Gestão, preencha os espaços em banco:

I. .....................: entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização, bem como entre a organização e o ambiente externo.
II. ......................: busca e alcance de um novo patamar de conhecimento para a organização por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de experiências.
III. ......................: Compreensão dos fatores que afetam a organização, seu ecossistema e o ambiente externo no curto e no longo prazo.
IV. ......................: desenvolvimento de atividades em conjunto com outras organizações, a partir da plena utilização das competências essenciais de cada uma, objetivando benefícios para ambas as partes.

Marque a sequência que CORRETAMENTE completa as assertivas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D) Pensamento Sistêmico; Aprendizado Organizacional; Visão de Futuro; Desenvolvimento de Parcerias.

    I. Pensamento Sistêmico entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização, bem como entre a organização e o ambiente externo.

    II. Aprendizado Organizacional busca e alcance de um novo patamar de conhecimento para a organização por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de experiências

    III. Visão de Futuro Compreensão dos fatores que afetam a organização, seu ecossistema e o ambiente externo no curto e no longo prazo

    IV. Desenvolvimento de Parcerias Desenvolvimento de atividades em conjunto com outras organizações, a partir da plena utilização das competências essenciais de cada uma, objetivando benefícios para ambas as partes.

  • Para responder corretamente, precisamos indicar qual das alternativas traz alguns desse fundamentos.

    Antes de apontar o gabarito, apontarei aqui os fundamentos próprios da gestão de excelência atual:

    ◼ Pensamento sistêmico: consiste no entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes que integram uma organização, assim como entre o organização e o ambiente, com foco na sociedade.

    ◼ Aprendizagem organizacional: consiste na busca contínua e alcance de novos patamares de conhecimento, individuais e coletivos, por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de informações e experiências.

    ◼ Cultura e Inovação: refere-se à promoção de um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias capazes de gerar um diferencial para a atuação da organização.

    ◼ Liderança e constância de propósitos: a liderança é o elemento promotor da gestão, responsável pela orientação, estímulo e comprometimento para o alcance e melhoria dos resultados da organização e deve ser aberta, democrática, inspiradora e motivadora das pessoas, com o objetivo de desenvolver a excelência como cultura, a promoção de relações de qualidade e a proteção do interesse público.

    ◼ Orientação por processos e informações: compreensão e segmentação de um conjunto de atividades e processos da organização que são capazes de agregar valor às partes interessadas.

    ◼ Visão de futuro: é o que indica o rumo de uma organização e a constância de propósitos que a mantém nesse rumo.

    ◼ Geração de Valor: refere-se ao alcance de resultados consistentes, garantindo o aumento de valor tangível e intangível de forma sustentada para todas as partes interessadas.

    ◼ Comprometimento com as pessoas: estabelecimento de relações com as pessoas, criando condições de melhoria da qualidade nas relações de trabalho, para que elas se realizem profissional e humanamente, maximizando seu desempenho por meio do comprometimento, de oportunidade para desenvolver competências e de empreende, com incentivo e reconhecimento.

    ◼ Foco no cidadão e na sociedade: direcionamento das ações públicas para atender, regular e continuamente, as necessidades do cidadãos e da sociedade, na condição de sujeitos de direitos, beneficiários dos serviços públicos e destinatários da ação decorrentes do poder de Estado exercido pelos órgãos e entidades públicas.

    ◼ Desenvolvimento de parcerias: desenvolvimento de atividades com outras organizações com objetivos específicos comuns, buscando o pleno uso das suas competências complementares para desenvolver sinergias.

    ◼ Gestão participativa: é o estilo de gestão que determina uma atitude gerencial da alta administração que busque o máximo de cooperação das pessoas, reconhecendo a capacidade e o potencial diferenciado de cada um e harmonizando os interesses individuais e coletivos, a fim de conseguir a sinergia das equipes de trabalho.

    Após analisar os fundamentos acima, concluímos que:

    GABARITO: D