SóProvas


ID
4978294
Banca
COPESE - UFT
Órgão
MPE-TO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A questão está relacionada ao tema comunicação


As barreiras de comunicação atuam diretamente nos demais processos organizacionais provocando perdas e interferindo no trânsito livre e aberto das mensagens. São consideradas barreiras à comunicação, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D) Boa audição e empatia, já que ambas são características que facilitam o processo de comunicação e interação.

  • A questão quer saber qual das opções abaixo não traz uma barreira à comunicação (exceção). Ou seja, ela quer a alternativa que não traz algo que pode prejudicar, dificultar, distorcer a mensagem.

    A) Sistema cognitivo e ideias pré-concebidas.

    Errada. Podem dificultar a comunicação pois há a tendência de enfatizar aquilo que corrobore com a ideia que a pessoa já possua.

    B) Percepção e interpretação.

    Errada. Novamente, a percepção e a interpretação pode trazer uma maior subjetividade a mensagem, distorcendo-a ou tornando-a tendenciosa. O destinatário corre o risco de "escuta apenas aquilo que quer".

    C) Significados pessoais, motivação e interesses.

    Errada. Pois podem ser barreiras, pelas mesmas razões apresentadas nos itens "a" e "b", comprometendo a decodificação da mensagem através da filtragem subjetivo.

    D) Boa audição e empatia.

    Certa. Não é uma barreira. Na verdade, são dois fatores que podem colaborar com o bom recebimento da mensagem. Ouvir bem e coloca-se na posição do outro são aspectos que contribuem para a comunicação mais eficaz.

    E) Expectativas e necessidades.

    Errada. Necessidades e expectativas podem distorcer o conteúdo da mensagem e podem ser consideradas barreiras à comunicação eficaz.

    Fonte: Robbins, Stephen P. , Timothy A. Judge, Filipe Sobral “Comportamento organizacional” 14. ed. -- São Paulo : Pearson Prentice Hall. 2010

    GABARITO: LETRA D.