SóProvas


ID
4978303
Banca
PM-MG
Órgão
PM-MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Perdedor, vencedor


O perdedor cumprimentou o vencedor. Apertaram-se as mãos por cima da rede. Depois foram para o vestiário, lado a lado. No vestiário, enquanto tiravam a roupa, o perdedor apontou para a raquete do outro e comentou, sorrindo:

- Também, com essa raquete...

Era uma raquete importada, último tipo. Muito melhor do que a do perdedor. O vencedor também sorriu, mas não disse nada. Começou a descalçar os tênis. O perdedor comentou, ainda sorrindo:

- Também, com esses tênis...

O vencedor quieto. Também sorrindo. Os dois ficaram nus e entraram no chuveiro. O perdedor examinou o vencedor e comentou:

- Também, com esse físico...

O vencedor perdeu a paciência.

- Olha aqui - disse. - Você poderia ter um físico igual ao meu, se se cuidasse. Se perdesse essa barriga. Você tem dinheiro, senão não seria sócio deste clube. Pode comprar uma raquete igual à minha e tênis melhores do que os meus.

Mas sabe de uma coisa? Não é equipamento que ganha jogo. É a pessoa. É a aplicação, a vontade de vencer, a atitude. E você não tem uma atitude de vencedor.

Prefere atribuir sua derrota à minha raquete, aos meus tênis, ao meu físico, a tudo menos a você mesmo. Se parasse de admirar tudo que é meu e mudasse de atitude, você também poderia ser um vencedor, apesar dessa barriga.

O perdedor ficou em silêncio por alguns segundos, depois disse:

- Também, com essa linha de raciocínio...

Luis Fernando Verissimo

Disponível em: https://docente.ifrn.edu.br/marcelmatias/Disciplinas/lingua-portuguesa/lingua-portuguesa2012.2/perdeedor-vencedor/view.

Crônica de Luis Fernando Verissimo publicada no livro "Diálogos impossíveis".

Assinale a única opção CORRETA. Utilizando a ironia e o humor, o autor do texto “Perdedor, vencedor” promove uma reflexão em relação.

Alternativas
Comentários
  • O texto busca elucidar a realidade, pessoas se preocupam mais com a vida do outro, e tentam encontrar uma explicação que não conseguem ser igual ao outro em tudo. Mas precisamos ser nós mesmos e buscar melhorias, isso se chama inveja.

  • RESPOSTA LETRA A

  • Por que não a B?

  • Que texto maravilhoso! Eis a mentalidade de uma pessoa média e de uma pessoa de alta performance.

  • GABARITO - A

    Olha aqui - disse. - Você poderia ter um físico igual ao meu, se se cuidasse. Se perdesse essa barriga. Você tem dinheiro, senão não seria sócio deste clube. Pode comprar uma raquete igual à minha e tênis melhores do que os meus.

    Parabéns! Você acertou!

  • Não é a letra B pelo seguinte motivo:

    Ela afirma '' pontos fortes da eficiência e eficácia pessoal dos perdedores.''

    A contrário senso, o PERDEDOR não tem Eficiência ou eficácia pessoal, CASO ele tivesse, seria um VENCEDOR.

    Erros ??? me avisem.

    GAB LETRA A

  • O vencedor perdeu a paciência.

    Presta atenção no texto galera, quem respondeu letra C

  • LETRA - A

    Interpretação: A crônica narra algum fato recorrente do cotidiano em forma de crítica ou ironia, além disso gera uma reflexão no interlocutor. Tal reflexão está expressa na alternativa da letra A.