SóProvas


ID
4978459
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMBASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Julgue o item seguinte de acordo com o disposto no Pronunciamento Técnico CPC 01 acerca da redução ao valor recuperável de ativos.


Se não há razão para acreditar que o valor em uso de um ativo exceda significativamente seu valor líquido de venda, o valor líquido de venda do ativo pode ser considerado como seu valor recuperável.

Alternativas
Comentários
  • Gab. Certo

    CPC 01

    Se não há razão para acreditar que o valor em uso de um ativo exceda materialmente seu valor justo líquido de despesas de venda, o valor justo líquido de despesas de venda do ativo pode ser considerado como seu valor recuperável.

    Esse será frequentemente o caso para um ativo que é mantido para alienação. Isso ocorre porque o valor em uso de ativo mantido para alienação corresponderá principalmente às receitas líquidas da baixa, uma vez que os futuros fluxos de caixa do uso contínuo do ativo, até sua baixa, provavelmente serão irrisórios.

  • CPC 01

    VALOR RECUPERAVEL de um ativo ou de unidade geradora de caixa é o maior montante entre o seu valor justo liquido de despesa de venda e o seu valor em uso.

    Lembrando que, se o valor recuperavel é maior que o valor contabil, nada faz de alteraçao no registro.

    Minha contribuiçao.

  • Escrita nebulosa. O mais difícil da questão é entender o que se pede.

  • CORRETO

    REGRA:

    Valor recuperável = >( maior ) entre valor justo líquido de despesa ou valor em uso

    ( CPC 01)

    EXCEÇÃO trazida pelo próprio CPC :

    21-Se não há razão para acreditar que o valor em uso de um ativo exceda materialmente seu valor justo líquido de despesas de venda, o valor justo líquido de despesas de venda do ativo pode ser considerado como seu valor recuperável.

    Materialmente=significativamente= algo que tenha relevância

    Questão:

    Se não há razão para acreditar que o valor em uso de um ativo exceda significativamente seu valor líquido de venda, o valor líquido de venda do ativo pode ser considerado como seu valor recuperável.

    Isso ocorre porque o valor em uso de ativo mantido para alienação corresponderá principalmente às receitas líquidas da baixa, uma vez que os futuros fluxos de caixa do uso contínuo do ativo, até sua baixa, provavelmente serão irrisórios.

  • interpretando a questão: se o valor em uso não excede o valor justo de despesa líquido de vendas, então o valor recuperável será o valor justo.
  • valor recuperável é o maior entre valor de uso e o valor justo líquido, simples assim, próxima.
  • CERTO

    Ativo líquido nada mais é do que o conjunto de valores totais, depois da execução de correções patrimoniais, como a amortização e a dedução de provisões por exemplo.

  • Certo

    O valor contábil é o montante pelo qual o ativo está reconhecido no balanço depois da dedução de toda respectiva depreciação, amortização ou exaustão acumulada e ajuste para perdas.

    O valor recuperável, por sua vez, é definido como o maior valor entre o valor líquido de venda do ativo e o valor em uso desse ativo.

    O valor líquido de venda é o valor a ser obtido pela venda do ativo em uma transação em condições normais envolvendo partes conhecedoras e independentes, deduzido das despesas necessárias para que essa venda ocorra.

    O valor em uso de um ativo é o valor presente dos fluxos de caixa futuros estimados (benefícios econômicos futuros esperados do ativo) decorrentes do seu emprego ou uso nas operações da entidade.

  • Questão tranquila, mas a CESPE tenta induzir o candidato ao erro através do texto.

  • Não concordo Rodrigo, não é simples assim. A questão está muito mal feita.

    De fato, o Valor Recuperável é o MAIOR valor entre o Valor de Uso e o Valor de Venda, porém a questão não disse quem era o maior, ela disse que o Valor de Uso não excederia SIGNIFICATIVAMENTE. Dessa forma, podemos ter interpretações dúbias, porque algo pode não exceder significativamente, e ainda assim sem maior. 101 é maior que 100, e não excedeu SIGNIFICATIVAMENTE.

  • esse "significativamente" me quebrou.
  • Questão linda! tinha de analisar bem o contexto e entender que o valor recuperável será sempre o maior entre o valor em USO e o valor JUSTO. Já que a questão deixa claro que não haverá possibilidade de estimar o valor em uso, sendo maior que o justo, logo, o valor recuperável será o valor líquido de vendas.

  • Gente, não tem nada de absurdo, incompreensível ou maldoso nessa questão. A banca fez uma transcrição quase literal do Pronunciamento.

    CPC 01

    21. Se não há razão para acreditar que o valor em uso de um ativo exceda materialmente seu valor justo líquido de despesas de venda, o valor justo líquido de despesas de venda do ativo pode ser considerado como seu valor recuperável.

    materialmente = significativamente

    valor líquido de venda = valor justo líquido de despesas de venda

  • CERTO

    Traduzindo: Se o "valor em uso" de um ativo não excede o "valor líquido de venda", ou seja, o "valor líquido de venda" é maior, ele será o "valor recuperável".

    • O "valor recuperável", é definido como o MAIOR valor entre o "valor líquido de venda" do ativo e o "valor em uso" desse ativo.

  •  

    AGORA VAI UMA DICA!!!

    Para quem vai fazer PCDF os professores William Notario, Rani Passos, Fabricio Dutra e Jhonizini fizeram uma mentoria em exercícios com 8 simulados com questões exclusivas voltadas para contabilidade, informática, RLM, estatística e português que juntas somam 90 pontos na prova. Estou fazendo e está me ajudando muito nessa reta final, certamente é decisivo dar um foco nessas disciplinas. Fica a sugestão.

    Link do site: https://go.hotmart.com/I56151086B?src=edn

    FORÇA E HONRA, PERTENCEREMOS!!!

  • (CERTO)

    Lembre-se da "MA"

    valor recuperável é o MAIOR valor entre o valor Justo e valor Uso;

    .: Autoria própria. Curtiu? Segue aí!

  • Valor Líquido de vendas = Valor Justo

  • COLABORANDO

    Pode-se ter "apenas" um dos valores - Justo OU Uso - para se comparar com o valor contábil, para fins de recuperabilidade. Em outras palavras, NÃO É necessário se conhecer os 2 valores, basta apenas UM.

    Bons estudos.