SóProvas


ID
4979980
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMBASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca do estresse e do trabalho do psicólogo em uma equipe ambulatorial de cardiologia, julgue o item subsequente.

Na avaliação do estresse, são reconhecidas pelo menos as fases de alerta, resistência e exaustão. Na fase de alerta, os órgãos cardíacos dão as primeiras evidências de fragilidade quando o paciente é acometido por sintomas de doenças cardiovasculares. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: errado!

    "A evolução do estresse se dá em três fases: alerta, resistência e exaustão.

    Fase de Alerta: ocorre quando o indivíduo entra em contato com o agente estressor.

    Sintomas da fase de alerta: Mãos e/ou pés frios; boca seca; dor no estômago; suor; tensão e dor muscular, por exemplo, na região dos ombros; aperto na mandíbula/ranger os dentes ou roer unhas/ponta da caneta; diarreia passageira; insônia; batimentos cardíacos acelerados; respiração ofegante; aumento súbito e passageiro da pressão sanguínea; agitação.

    Fase de Resistência: o corpo tenta voltar ao seu equilíbrio. O organismo pode se adaptar ao problema ou eliminá-lo.

    Sintomas da fase de resistência:

    Problemas com a memória; mal-estar generalizado; formigamento nas extremidades (mãos e/ou pés); sensação de desgaste físico constante; mudança no apetite; aparecimento de problemas de pele; hipertensão arterial; cansaço constante; gastrite prolongada; tontura; sensibilidade emotiva excessiva; obsessão com o agente estressor; irritabilidade excessiva; desejo sexual diminuído.

    Fase de Exaustão: nessa fase podem surgem diversos comprometimentos físicos em forma de doença.

    Sintomas da fase de exaustão:

    Diarreias frequentes; dificuldades sexuais; formigamento nas extremidades; insônia; tiques nervosos; hipertensão arterial confirmada; problemas de pele prolongados; mudança extrema de apetite; batimentos cardíacos acelerados; tontura frequente; úlcera; impossibilidade de trabalhar; pesadelos; apatia; cansaço excessivo; irritabilidade; angústia; hipersensibilidade emotiva; perda do senso de humor.

    Não há nada que mencione que na fase de alerta, os órgãos cardíacos dão as primeiras evidências de fragilidade quando o paciente é acometido por sintomas de doenças cardiovasculares.