SóProvas


ID
49810
Banca
FUNIVERSA
Órgão
ADASA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Acerca das condutas éticas previstas no Código de Ética do Servidor Público Civil, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • O erro da letra "D" é apenas quando se diz "publicidade de TODO ato", ao passo que nem todos os atos administrativos serão revestidos de publicidade, ressalvados aqueles cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado.
  • De acordo com o Decreto 1.171/1994, Capítulo I, Seção I: VII - Salvo os casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar.
  • Das Regras Deontológicas

    a) I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.

    b) II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.

    c) III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

    d) VII - Salvo os casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar.

    e) IX - A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral. Da mesma forma, causar dano a qualquer bem pertencente ao patrimônio público, deteriorando-o, por descuido ou má vontade, não constitui apenas uma ofensa ao equipamento e às instalações ou ao Estado, mas a todos os homens de boa vontade que dedicaram sua inteligência, seu tempo, suas esperanças e seus esforços para construí-los.
     

  • na letra D, Nao é moralidade e sim publicidade e não são todos atos ADM, existe exceções, como é o caso de segurança nacional, investigaçoes de policiais e interesse superior da administração pública
  • Prezados, o erro da questão (na letra D) é afirmar que a publicidade de TODO ato é requisito...
    A resposta está no D 1171/94 - CAPÍTULO I - Seção I - Das Regras Deontológicas
    VII - Salvo os casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar.
    Bons estudos
  • Significado de imputável da letra incorreta d):

    É o conjunto de condições que permita ao indivíduo ter conhecimento e discernimento dos seus atos para a prática criminosa.

    Ex: Um maior de 18 anos com discernimento de memória e tido como imputável.

    * Referência:Dicionário Informal

  • Cobram tanto raciocínio lógico (argumentação) dos concurseiros e mal sabem que a palavra "todo" é equivalente ao termo "qualquer".
    Pra mim a mais incorreta é a alternativa a) pois faltou citar dignidade, o decoro e o zelo.

  • Nenhuma dessas questões que diz "todo ato administrativo tem que ser público" me pega mais. Há aqueles que precisam manter sigilo.

  • Exceto quando for investigações policiais, que sejam do interesse público ou que comprometa a segurança nacional.