-
Acredito que a questão está falando do fresamento concordante. O fato das superfícies de corte da fresa retirar material de forma sucessiva para cada passo rotacional proporciona melhor acabamento que no fresamento discordante, pois, nesse caso, a retirada de material de cada superfície de corte percorre uma única trajetória não coincidente com a trajetória do próximo dente de corte da fresa.
Não sei se me fiz bastante claro. É que fica muito dificil comentar sem qualquer recurso gráfico aqui.
Bons estudos!
-
Os métodos de fresagem se referem ao movimento relativo entre a peça e a ferramenta. Pode-se ter fresagem discordante, concordante ou combinada. A maioria das fresadoras trabalha com o avanço da mesa baseado em porca/parafuso.
A questão se refere ao fresamento discordante, cujo sentido de rotação da fresa é contrário ao sentido de avanço da peça, no ponto de contato. A força de corte tende a levantar a peça da mesa. Neste método de fresamento não há influência da folga entre porca/parafuso, como acontece no fresamento concordante, fazendo com que o movimento da mesa seja mais uniforme, gerando melhor acabamento.
Fonte:http://static.sapucaia.ifsul.edu.br/professores/vmartins/Arquivo/Disciplina%20usinagem%20III/Parte_1_Fresamento.pdf
-
Se a questão se refere ao fresamento discordante (isto é, o movimento da peça é oposto ao sentido de giro da fresa), então claramente a assertiva está errada e caberia recurso, haja vista que o fresamento discordante produz um acabamento grosseiro (ruim) com a vantagem de desgastar menos a ferramenta de corte e exigir menos potência do motor elétrico.
Vídeo exemplificando os fresamentos discordante e concordante: https://www.youtube.com/watch?v=Nf6fA8ndvmA