SóProvas


ID
4981057
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMBASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Considerando que as respostas de vibração podem ter características diferentes de acordo com a força de excitação que age em um sistema mecânico, julgue o item.


Um movimento causado por uma força harmônica é definido completamente a partir do conhecimento da força e da frequência de excitação.

Alternativas
Comentários
  • Essas "pegadinhas" de interpretação sempre fodem o candidato, pois cada examinador parece pensar de uma maneira..

    Nesse caso, o "definido completamente" poderia ser considerado como errado, pois além da amplitude e frequência da força harmônica, deve-se também saber as características do sistema (constante de mola e constante de amortecimento).

  • Também concordo @Gustavo.

    Conhecendo-se a força de excitação e a frequência de excitação, não se conhece nada sobre o movimento do sistema excitado.

    Bons estudos!

  • O "bom" desse tipo de questão é que todo mundo erra junto

  • Voltei aqui 9 meses depois e errei novamente! kkk

  • "Completamente" é uma palavra muito pesada...

  • Galera, temos que pensar que é quase impossível ter conhecimento da rigidez e amortecimento em valores exatos no mundo real. No Rao, seção 3.5, há escrito: " Podemos ver que a função resposta em frequência complexa, H(iw), contém a magnitude e a fase da resposta em regime permanente. A utilização dessa função na determinação experimental dos parâmetros do sistema (m, c e k) será discutida na seção 10.8."

    Na seção 10.8, há uma longa explicação para determinar os parâmetros através de um excitação conhecida.

  • F = Fo * exp (i(wt-phi)) não responde essa questão?
  • Eu concordo com vocês, meu pensamento nessa pergunta foi utilizar a fórmula de deslocamento para excitações harmônica: F(t) = F0 sen (wt - Angulo de fase) ou na forma de cosseno. no Caso tendo o F0 e o Wt você consegue definir o F(t). Concordo que na realidade não é possível determinar só com esses dados, e assim ficamos a mercê da pessoa da banca.