SóProvas


ID
4981105
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMBASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Julgue o item, relativos às áreas de gerenciamento da manutenção e de engenharia de manutenção.



Considere a seguinte situação hipotética.

A pedido de um cliente, uma empresa especializada na prestação de serviços de manutenção em sistemas de saneamento e esgotamento sanitário realizou a inspeção e análise dos históricos e dos estados atuais dos rotores R1 e R2, das motobombas hidráulicas B1 e B2, respectivamente, de mesma potência, para efetuar estudo comparativo das estimativas de custos de um programa de MP das peças para os próximos 60 meses. Após o estudo, a empresa estimou que o custo de um programa de MP para o rotor da bomba B1 seria menor que o custo de um programa de MP para o rotor da bomba B2, pois a confiabilidade de B2 era menor, em relação à confiabilidade calculada para a bomba B1. Como evidência, a empresa mostrou ao seu cliente que as taxas de ocorrência de falha instantânea (λ) dos rotores R1 e R2, eram dadas, respectivamente, por λ1 = 1/24 e λ2 = 1/12As hipóteses do estudo foram de que as condições operacionais do sistema devem permanecer constantes e que não devem ser consideradas outras características dos equipamentos.

Nessa situação, é correto inferir que a evidência apresentada foi suficiente para justificar a conclusão do estudo e que a empresa prestadora está correta em sua afirmação.

Alternativas
Comentários
  • "...As hipóteses do estudo foram de que as condições operacionais do sistema devem permanecer constantes e que não devem ser consideradas outras características dos equipamentos."

  • TESE: o custo de um programa de MP para o rotor da bomba B1 seria menor que o custo de um programa de MP para o rotor da bomba B2

    ARGUMENTO: a confiabilidade de B2 era menor, em relação à confiabilidade calculada para a bomba B1

    Verifica-se, organizando dessa forma, que o argumento não é suficiente para sustentar a tese da empresa, uma vez que existem outros componentes nas bombas e não apenas seus rotores.

    A parte que me trouxe dúvidas foi o último trecho do relatado. Porém, a hipótese de "não devem ser consideradas outras características dos equipamentos" é referente ao estudo, e não a nossa análise.

    Bons estudos!

  • Com a função de risco (taxa de falha instantânea) estimada para os ROTORES, é possível inferir somente sobre a confiabilidade dos ROTORES. Não é possível extrapolar para inferir sobre a confiabilidade das BOMBAS, que depende de outros itens de seu conjunto.

     "...pois a confiabilidade de B2 era menor, em relação à confiabilidade calculada para a bomba B1...."

    A evidência apresentada pela prestadora não justifica a afirmação acima.