-
Muito confusa.
-
LETRA C , PORÉM CONTROVERSIA O GABARITO.
-
O antigo auxílio doença, atualmente chamado de auxílio por incapacidade temporária, é um benefício previdenciário devido a todos os segurados que possuam incapacidade para o trabalho ou atividade habitual por mais de 15 dias consecutivos, por motivo de doença ou acidente, e desde que tenham contribuído por 12 meses (salvo no caso de auxílio doença acidentário, caso em que não haverá a carência).
O ponto central da questão versa sobre quando o auxílio deixará de ser pago. Observe que a única alternativa que traz uma hipótese em que o auxílio não deixará de ser pago é a alternativa C: quando o segurado solicita e não tem a concordância da perícia médica do INSS.
Art. 101 lei nº 8.213/91: o segurado em gozo de auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e o pensionista inválido estão obrigados, sob pena de suspensão do benefício, a submeter-se a exame médico a cargo da Previdência Social, processo de reabilitação profissional por ela prescrito e custeado, e tratamento dispensado gratuitamente, exceto o cirúrgico e a transfusão de sangue, que são facultativos.
Conforme se observa da redação do dispositivo acima, haverá a suspensão do benefício quando o segurado não se submeter à perícia médica, e não quando ele solicitar e não tiver a concordância.
Gabarito: C
-
Bom, a situação então seria:
- O segurado está recebendo o auxílio-doença.
- Comparece ao INSS e solicita uma perícia com um inusitado pedido de cessação do benefício.
- A perícia, porém, confirma que a incapacidade persiste e, portanto, não é caso de cessação do auxílio-doença.
Sendo assim, o benefício NÃO deixa de ser pago quando o segurado solicita e não tem a concordância da perícia médica do INSS.
-
Para responder a presente questão são
necessários conhecimentos sobre o auxílio-doença no Regime Geral de Previdência
Social.
A) É
devido o benefício somente enquanto perdurar a incapacidade, consoante caput do art. 59 da Lei 8.213/1991.
B) A
assertiva está correta, nos termos do art.
43 da Lei 8.213/1991.
C) Somente se verificada a recuperação da
capacidade, consoante inciso II do § 2º art. 101 da Lei 8.213/1991.
D) A
assertiva está correta, nos termos do §
6º do art. 59 da Lei 8.213/1991.
Gabarito
do Professor: C
-
Qual a dificuldade que essas "bancas" têm em elaborar um enunciado que o candidato consiga ler e entender o que a questão pede.
-
Solicita o que? Solicita "voltar ao trabalho" ou solicita "manter o benefício"? Confusa.
-
Olá, pessoal! Postei a lei 8.212 completa, atualizada, revisada, com resumos e anotações (ALÉM DE OUTRAS LEIS). Terminei de atualizar e referenciar ela toda em 28/08/2021. Aqui está o link: https://youtu.be/Ur9_gE5tzuY
Quem participa de grupo de estudos e quiser compartilhar nele, eu agradeço! Também disponibilizei link para o download dos ÁUDIOS MP3. Bons estudos a todos!
-
Questão meia confusa, mas dava pra responder por eliminação
Letra C
-
Acertei, mas essa questão me parece meio confusa.
-
Parece que é proposital não elaborar a questão direito
-
Questão tosca, parece que uma anta a formulou.
-
vou nem comentar.
droga já comentei!