SóProvas


ID
4988701
Banca
MPM
Órgão
MPM
Ano
2005
Provas
Disciplina
Direito Penal Militar
Assuntos

Relativamente às penas principais previstas no Código Penal, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  •             

       A- ERRADA

    CPM- Art. 57. A sentença definitiva de condenação à morte é comunicada, logo que passe em julgado, ao Presidente da República, e não pode ser executada senão depois de sete dias após a comunicação.

            Parágrafo único. Se a pena é imposta em zona de operações de guerra, pode ser imediatamente executada, quando o exigir o interesse da ordem e da disciplina militares.

    B-CORRETA e C ERRADA

    CPM

    Pena privativa da liberdade imposta a civil

             Art. 62 - O civil cumpre a pena aplicada pela Justiça Militar, em estabelecimento prisional civil, ficando ele sujeito ao regime conforme a legislação penal comum, de cujos benefícios e concessões, também, poderá gozar.

            Cumprimento em penitenciária militar

                    Parágrafo único - Por crime militar praticado em tempo de guerra poderá o civil ficar sujeito a cumprir a pena, no todo ou em parte em penitenciária militar, se, em benefício da segurança nacional, assim o determinar a sentença.

    D- ERRADA.

    O impedimento é pena prevista, unicamente, para o crime de insubmissão (art. 183 CPM), consistindo na manutenção do insubmisso no recinto da Unidade militar, sem prejuízo da instrução militar (art. 63 CPM).

  • CPM (Arts. 61 e 62)

     - A pena privativa da liberdade por mais de 2 (dois) anos, aplicada a militar, é cumprida em penitenciária militar e, na falta dessa, em estabelecimento prisional civil, ficando o recluso ou detento sujeito ao regime conforme a legislação penal comum, de cujos benefícios e concessões, também, poderá gozar.

     - O civil cumpre a pena aplicada pela Justiça Militar, em estabelecimento prisional civil, ficando ele sujeito ao regime conforme a legislação penal comum, de cujos benefícios e concessões, também, poderá gozar.

  • Letra E se refere à

    Pena de suspensão do exercício do pôsto, graduação, cargo ou função

           CPM - Art. 64. A pena de suspensão do exercício do pôsto, graduação, cargo ou função consiste na agregação, no afastamento, no licenciamento ou na disponibilidade do condenado, pelo tempo fixado na sentença, sem prejuízo do seu comparecimento regular à sede do serviço. Não será contado como tempo de serviço, para qualquer efeito, o do cumprimento da pena.

  • Pena superior a dois anos, imposta a militar

    Art. 61 - A pena privativa da liberdade por mais de 2 (dois) anos, aplicada a militar, é cumprida em penitenciária militar e, na falta dessa, em estabelecimento prisional civil, ficando o recluso ou detento sujeito ao regime conforme a legislação penal comum, de cujos benefícios e concessões, também, poderá gozar.

  • Galera é o artigo 61 do cpm.

    A pena privativa de liberdade por mais de dois anos, aplicada a militar, e cumprida em penitenciaria militar e na falta dessa em estabelecimento penal comum, ficando o recluso ou detento sujeito a legislação penal comum l, de cujos benéficios e concessões também poderá gozar.

    Rumo pmce2021

  • Letra B

    RUMO Á GLORIOSA PMCE 2021!!!

  • A) Errada. Art. 57 do CPM. A sentença definitiva de condenação à morte é comunicada, logo que passe em julgado, ao Presidente da República, e não pode ser executada senão depois de sete dias após a comunicação.

           Parágrafo único. Se a pena é imposta em zona de operações de guerra, pode ser imediatamente executada, quando o exigir o interêsse da ordem e da disciplina militares.

    B) Correta. Art. 61 do CPM - A pena privativa da liberdade por mais de 2 (dois) anos, aplicada a militar, é cumprida em penitenciária militar e, na falta dessa, em estabelecimento prisional civil, ficando o recluso ou detento sujeito ao regime conforme a legislação penal comum, de cujos benefícios e concessões, também, poderá gozar.

    C) Errada. Art. 62 do CPM - O civil cumpre a pena aplicada pela Justiça Militar, em estabelecimento prisional civil, ficando ele sujeito ao regime conforme a legislação penal comum, de cujos benefícios e concessões, também, poderá gozar.

    D) Errado. Art. 63 do CPM. A pena de impedimento sujeita o condenado a permanecer no recinto da unidade, sem prejuízo da instrução militar.

  • pmce2021 !!!!!!! Aprova Camocim, o melhor curso do estado do Ceará.

  • Art 61 cpm

  • Pena de até 2 anos aplicada a militar: quando não cabível a suspensão condicional do processo, poderá ser convertida em pena de prisão e cumprida em: se for praça- em estabelecimento prisional militar, separado dos demais presos que estiverem cumprido pena maior de 2 anos, ou aqueles condenados por penas disciplinares.

    Se for oficial: em recinto de estabelecimento militar, exemplo; um quarto do quartel.

    Pena maior de 2 anos aplicada a militar: a pena imposta a militar for maior de 2 anos, deverá ser cumprida em penitenciária penal militar e, na ausência da penitenciária, será cumprida em estalecimento comum, ficando o preso militar sujeito ao regime da lei penal comum.

    PMCE 2021

    NUNCA DESISTA.

  • Galera vamos montar um grupo de estudos para a PMGO no wpp, quem tiver interesse deixem o contato aqui com o prefixo, será proibido qlqr outro tipo de assunto que não seja de proveito para os estudos!

  • Gabarito- B

    Art. 61 do CPM - A pena privativa da liberdade por mais de 2 (dois) anos, aplicada a militar, é cumprida em penitenciária militar e, na falta dessa, em estabelecimento prisional civil, ficando o recluso ou detento sujeito ao regime conforme a legislação penal comum, de cujos benefícios e concessões, também, poderá gozar.

  • Pena superior a dois anos, imposta a militar

    Art. 61 -A pena privativa da liberdade por mais de 2 (dois) anos, aplicada a militar, é cumprida em penitenciária militar e, na falta dessa, em estabelecimento prisional civil, ficando o recluso ou detento sujeito ao regime conforme a legislação penal comum, de cujos benefícios e concessões, também, poderá gozar

  • A) art.57. B) art.61 é o gabarito C) art.62, PÚ D) Pena de Impedimento: Artigo 63 e Pena de Suspensão do Exercício do Posto, Graduação, cargo e Função: Artigo 64

  • GABARITO: B

    CPM

    Art. 61 - A pena privativa da liberdade por mais de 2 (dois) anos, aplicada a militar, é cumprida em penitenciária militar e, na falta dessa, em estabelecimento prisional civil, ficando o recluso ou detento sujeito ao regime conforme a legislação penal comum, de cujos benefícios e concessões, também, poderá gozar. 

  • Impedimento >>>>>>> recinto da unidade

  • GAB: B

    Entretanto, a redação do artigo é dada pela lei 6.544 de 78, o que foi tacitamente revogado pela lei 6.880 de 1980(ESTATUTO DOS MILITARES), impondo que o militar, enquanto nessa condição, jamais cumprirá pena em estabelecimento civil.

    6.880 de 1980 ESTATUDO DOS MILITARES

    Art. 73. As prerrogativas dos militares são constituídas pelas honras, dignidades e distinções devidas aos graus hierárquicos e cargos.

    Parágrafo único. São prerrogativas dos militares:

    c) cumprimento de pena de prisão ou detenção somente em organização militar da respectiva Força cujo comandante, chefe ou diretor tenha precedência hierárquica sobre o preso ou, na impossibilidade de cumprir esta disposição, em organização militar de outra Força cujo comandante, chefe ou diretor tenha a necessária precedência;

  • A PPL superior a 2 anos cumprida por militar em estabelecimento prisional civil, faz com que o mesmo fique a disposição do regulamento civil (comum).

  • Gabarito: letra B

    a) ERRADO.

    Art. 57 do CPM: A sentença definitiva de condenação à morte é comunicada, logo que passe em julgado, ao Presidente da República, e não pode ser executada senão depois de sete dias após a comunicação.

     Parágrafo único. Se a pena é imposta em zona de operações de guerra, pode ser imediatamente executada, quando o exigir o interesse da ordem e da disciplina militares.

    b) CERTO.

    Art. 61 DO CPM - A pena privativa da liberdade por mais de 2 (dois) anos, aplicada a militar, é cumprida em penitenciária militar e, na falta dessa, em estabelecimento prisional civil, ficando o recluso ou detento sujeito ao regime conforme a legislação penal comum, de cujos benefícios e concessões, também, poderá gozar. 

    c) ERRADO.

    Art. 62 DO CPM - O civil cumpre a pena aplicada pela Justiça Militar, em estabelecimento prisional civil, ficando ele sujeito ao regime conforme a legislação penal comum, de cujos benefícios e concessões, também, poderá gozar.                 

    d) ERRADO.

    Art. 63 DO CPM - A pena de impedimento sujeita o condenado a permanecer no recinto da unidade, sem prejuízo da instrução militar.

    Art. 64 DO CPM - A pena de suspensão do exercício do posto, graduação, cargo ou função consiste na agregação, no afastamento, no licenciamento ou na disponibilidade do condenado, pelo tempo fixado na sentença, sem prejuízo do seu comparecimento regular à sede do serviço. Não será contado como tempo de serviço, para qualquer efeito, o do cumprimento da pena.

     Caso de reserva, reforma ou aposentadoria

     Parágrafo único. Se o condenado, quando proferida a sentença, já estiver na reserva, ou reformado ou aposentado, a pena prevista neste artigo será convertida em pena de detenção, de três meses a um ano.

  • Letra B

    No artigo 61 do CPM diz que a Pena privativa da liberdade por mais de dois anos aplicada a militar é cumprida em penitenciária militar e, na falta dessa, em estabelecimento prisional civil, ficando o recluso ou detento sujeito ao regime conforme a legislação penal comum.

  • LETRA (B) CORRETA - Art. 61 - A pena privativa da liberdade por mais de 2 (dois) anos,

    aplicada a militar, é cumprida em penitenciária militar e, na falta dessa, em

    estabelecimento prisional civil, ficando o recluso ou detento sujeito ao regime conforme a legislação penal comum, de cujos benefícios e concessões, também, poderá gozar.

  • Não confunda:

    Impedimento >

    Art. 63. A pena de impedimento sujeita o condenado a permanecer no recinto da unidade, sem prejuízo da instrução militar.

    suspensão do exercício do posto, graduação, cargo ou função >

     Art. 64. A pena de suspensão do exercício do posto, graduação, cargo ou função consiste na agregação, no afastamento, no licenciamento ou na disponibilidade do condenado, pelo tempo fixado na sentença, sem prejuízo do seu comparecimento regular à sede do serviço. Não será contado como tempo de serviço, para qualquer efeito, o do cumprimento da pena.

    Bons estudos!!

  • Pena: + 2 anos.

    cumprida em penitenciaria militar, na falta desta, em estabelecimento prisional civil, ficando recluso eu detento SUJEITO AO CRIME CONFORME A LEGISLAÇÃO PENAL COMUM, de cujos beneficios e concessões,também poderá gozar.

  • Em tempo de guerra o civil pode cumprir pena em penitenciária militar

  • PARA REVISÃO

    Gabarito: letra B

    a) ERRADO.

    Art. 57 do CPM: A sentença definitiva de condenação à morte é comunicada, logo que passe em julgado, ao Presidente da República, e não pode ser executada senão depois de sete dias após a comunicação.

     Parágrafo único. Se a pena é imposta em zona de operações de guerra, pode ser imediatamente executada, quando o exigir o interesse da ordem e da disciplina militares.

    b) CERTO.

    Art. 61 DO CPM - A pena privativa da liberdade por mais de 2 (dois) anos, aplicada a militar, é cumprida em penitenciária militar e, na falta dessa, em estabelecimento prisional civil, ficando o recluso ou detento sujeito ao regime conforme a legislação penal comum, de cujos benefícios e concessões, também, poderá gozar. 

    c) ERRADO.

    Art. 62 DO CPM - civil cumpre a pena aplicada pela Justiça Militar, em estabelecimento prisional civil, ficando ele sujeito ao regime conforme a legislação penal comum, de cujos benefícios e concessões, também, poderá gozar.                 

    d) ERRADO.

    Art. 63 DO CPM - A pena de impedimento sujeita o condenado a permanecer no recinto da unidade, sem prejuízo da instrução militar.

    Art. 64 DO CPM - A pena de suspensão do exercício do posto, graduação, cargo ou função consiste na agregação, no afastamento, no licenciamento ou na disponibilidade do condenado, pelo tempo fixado na sentença, sem prejuízo do seu comparecimento regular à sede do serviço. Não será contado como tempo de serviço, para qualquer efeito, o do cumprimento da pena.

     Caso de reserva, reforma ou aposentadoria

     Parágrafo único. Se o condenado, quando proferida a sentença, já estiver na reserva, ou reformado ou aposentado, a pena prevista neste artigo será convertida em pena de detenção, de três meses a um ano.

  • PARA REVISÃO

    Gabarito: letra B

    a) ERRADO.

    Art. 57 do CPM: A sentença definitiva de condenação à morte é comunicada, logo que passe em julgado, ao Presidente da República, e não pode ser executada senão depois de sete dias após a comunicação.

     Parágrafo único. Se a pena é imposta em zona de operações de guerra, pode ser imediatamente executada, quando o exigir o interesse da ordem e da disciplina militares.

    b) CERTO.

    Art. 61 DO CPM - A pena privativa da liberdade por mais de 2 (dois) anos, aplicada a militar, é cumprida em penitenciária militar e, na falta dessa, em estabelecimento prisional civil, ficando o recluso ou detento sujeito ao regime conforme a legislação penal comum, de cujos benefícios e concessões, também, poderá gozar. 

    c) ERRADO.

    Art. 62 DO CPM - civil cumpre a pena aplicada pela Justiça Militar, em estabelecimento prisional civil, ficando ele sujeito ao regime conforme a legislação penal comum, de cujos benefícios e concessões, também, poderá gozar.                 

    d) ERRADO.

    Art. 63 DO CPM - A pena de impedimento sujeita o condenado a permanecer no recinto da unidade, sem prejuízo da instrução militar.

    Art. 64 DO CPM - A pena de suspensão do exercício do posto, graduação, cargo ou função consiste na agregação, no afastamento, no licenciamento ou na disponibilidade do condenado, pelo tempo fixado na sentença, sem prejuízo do seu comparecimento regular à sede do serviço. Não será contado como tempo de serviço, para qualquer efeito, o do cumprimento da pena.

     Caso de reserva, reforma ou aposentadoria

     Parágrafo único. Se o condenado, quando proferida a sentença, já estiver na reserva, ou reformado ou aposentado, a pena prevista neste artigo será convertida em pena de detenção, de três meses a um ano.