SóProvas


ID
4988872
Banca
MPM
Órgão
MPM
Ano
2005
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Com relação à Administração Pública no âmbito constitucional, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA  A

    LETRA  A  -  Art. 37. II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração;  

    LETRA B - Art. 37. V - as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de DIREÇÃO, CHEFIA E ASSESSORAMENTO;

    LETRA C - Art. 37. VIII - a lei reservará percentual dos cargos e empregos públicos para as pessoas portadoras de deficiência e definirá os critérios de sua admissão;

    LETRA D - Art. 37. IX - a lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público; 

    FONTE: CF 1988

  • Questão exige conhecimento acerca da Administração Pública no âmbito constitucional, examinemos cada alternativa, à procura da única correta:

    A) A investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração.

    Correta. De acordo com o inciso II, art. 37, da CRFB/88 “a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração”.    

    B) As funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia, assessoramento e assistência.

    Incorreta. O art. 37, inciso V, da CF/88 que ora transcrevo, assim determina: “V - as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento”.

    C) Lei Complementar reservará percentual dos cargos e empregos públicos para as pessoas portadoras de deficiência e definirá os critérios de sua admissão.

    Incorreta. Não é mencionado “lei complementar”. Vejamos o teor do inciso VIII, do art. 37, da CF/88: “a lei reservará percentual dos cargos e empregos públicos para as pessoas portadoras de deficiência e definirá os critérios de sua admissão”.

    D) Lei Complementar estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público.

    Incorreta. Não é mencionado “lei complementar”. Vejamos o teor do inciso IX, do art. 37, da CF/88: “a lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público”.

    Gabarito: alternativa “A”.

  • Se é concurso de cargo militar, geralmente se cobra a literalidade da letra de lei amiúde. Se for concursar pra área, já saibam que, ainda mais do que nos demais concursos, a leitura da letra de lei é importantíssimo!

  • ALGUEM SABE ALGUM MACETE OU ME EXPLICAR QUANDO VAI SER LEI COMPLEMENTAR, LEI ESPECÍFICA E APENAS LEI ?? NÃO CONSIGO DECORAR E TENHO ERRADO MUITO ISSO... CHAMA NA DM