GABARITO: A
LETRA A - INCORRETA
ARTIGO 2 - Definições
Para os efeitos do presente Protocolo:c) Entende-se por "Potência Protetora" um Estado neutro ou outro Estado que não seja Parte no conflito e que, havendo sido designado por uma Parte no conflito e aceito pela Parte adversa, esteja disposto a desempenhar as funções atribuídas a Potência Protetora pelas Convenções e pelo presente Protocolo;
LETRA B - CORRETA
ARTIGO 49 -Definição de Ataques e Campo de Aplicação
1. Entende-se por "ataques" os atos de violência contra o adversário, sejam ofensivos ou defensivos.
LETRA C - CORRETO
ARTIGO 2 - Definições
Para os efeitos do presente Protocolo: b) Entende-se por "normas de Direito internacional aplicáveis aos conflitos armados" as contidas nos acordos internacionais dos quais são Parte as Partes em conflito, assim como os princípios e normas geralmente reconhecidos de Direito Internacional aplicáveis aos Conflitos armados;
LETRA D - CORRETO
ARTIGO 8 - Terminologia
Para os fins do presente Protocolo: 1. Entende-se por "feridos" e "enfermos" as pessoas, sejam militares ou civis, que devido a um traumatismo, ou uma enfermidade e outros distúrbios ou incapacidades de ordem física ou mental tenham necessidade de assistência ou cuidados médicos, e que se abstenham de todo ato de hostilidade. Esses termos são também aplicados às parturientes, aos recém-nascidos e a outras pessoas que possam estar necessitadas de assistência ou cuidados médicos imediatos, como os inválidos e as mulheres grávidas, e que se abstenham de todo ato de hostilidade.
A questão quer que o candidato assinale a alternativa INCORRETA.
A questão afirma que: A expressão “Potência protetora” designa um Estado Parte no conflito que seja designado por uma Parte no conflito par exercer funções de mediação.
Dessa forma, a questão está incorreta, pois o significado de potência protetora é: "As Potências Protetoras serão encarregadas de salvaguardar os interesses das Partes em conflito".
Logo, a potência protetora não será designado por uma parte que está em conflito. pois a função da mesma é de salvaguardar os interesses DAS PARTES em conflito e não apenas UMA DAS PARTES.