-
Gabarito B
Um incêndio de grandes proporções destruiu o , na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, Zona Norte do Rio.
A maior parte do acervo, de cerca de , foi totalmente destruída. Fósseis, múmias, registros históricos e obras de arte viraram cinzas. Pedaços de documentos queimados foram parar em vários bairros da cidade.
Instituição tem 200 anos de história e foi residência de um rei e dois imperadores.
Fonte: G1 Rio, GloboNews e TV Globo - 02/09/2018
-
No dia 2 de setembro, o Museu Nacional foi consumido por um incêndio de grandes proporções, no que já é considerado a maior tragédia museológica do Brasil. O acidente aconteceu justamente no ano em que a instituição comemorava 200 anos de existência. Funcionários avaliam que cerca de 90% do acervo em exposição foi consumido pelas chamas. “O dano é irreparável”, diz João Carlos Nara, diretor do Museu Nacional.
Localizado no Rio de Janeiro, o museu é a instituição científica mais antiga do país e uma das mais importantes do mundo. Foi fundado pelo rei Dom João VI em 1818, e seu primeiro acervo surgiu a partir de doações da Família Imperial e de colecionares particulares. Atualmente ele tinha o maior acervo da história natural da América Latina, com 20 milhões de itens. As peças tinham um valor incalculável e a maioria nunca mais poderá ser vista pessoalmente....
- Veja mais em https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/ciencia-o-que-o-brasil-perdeu-com-o-incendio-do-museu-nacional.htm?cmpid=copiaecola
-
GAB-B
O Museu Nacional, localizado no Rio de Janeiro. Trata-se da instituição científica mais antiga do País e uma das mais importantes do mundo.