A questão exige conhecimento acerca da classificação dos atos administrativos, sob o magistério de Maria Sylvia Zanella Di Pietro, e pede ao candidato que assinale o item correto. Vejamos:
a) Atos de império: são aqueles que a Administração impõe coercitivamente aos administrados, não estando sujeitos a controle judicial.
Errado. "Atos de império seriam os praticados pela Administração com todas as prerrogativas e privilégios de autoridade e impostos unilateral e coercitivamente ao particular independentemente de autorização judicial, sendo regidos por um direito especial exorbitante do direito comum, porque os particulares não podem praticar atos semelhantes, a não ser por delegação do poder público." Os atos de império, caso ilegais, podem sofrer controle judicial e ser anulado.
b) Atos compostos: são aqueles que resultam da manifestação de dois ou mais diferentes órgãos.
Errado. "Ato composto é o que resulta da manifestação de dois ou mais órgãos, em que a vontade de um é instrumental em relação a de outro, que edita o ato principal. Enquanto no ato complexo fundem-se vontades para praticar um ato só, no ato composto, praticam-se dois atos, um principal e outro acessório; este último pode ser pressuposto ou complementar daquele."
c) Atos declaratórios: são aqueles em que a Administração apenas reconhece uma situação preexistente, visando a preservar o direito do administrado.
Correto e, portanto, gabarito da questão. "Ato declaratório é aquele em que a Administração apenas reconhece um direito que já existia antes do ato. Como exemplo, podem ser citadas a admissão, licença, homologação, isenção, anulação."
d) Atos de gestão: são aqueles em que a Administração utiliza sua supremacia sobre os particulares.
Errado. "Atos de gestão são os praticados pela Administração em situação de igualdade com os particulares, para a conservação e desenvolvimento do patrimônio público e para a gestão de seus serviços; como não diferem a posição da Administração e a do particular, aplica-se a ambos o direito comum."
e) Atos enunciativos: são aqueles que modificam ou extinguem um direito do administrado.
Errado. "Ato enunciativo é aquele pelo qual a Administração apenas atesta ou reconhece determinada situação de fato ou de direito. Alguns autores acham, com razão, que esses atos não são atos administrativos propriamente ditos, porque não produzem efeitos jurídicos."
Gabarito: C
Fonte: DI PIETRO, 2017.
A) Atos de império: são aqueles que a Administração impõe coercitivamente aos administrados, não estando sujeitos a controle judicial.
TODOS OS ATOS ADMNISTRATIVOS ESTÃO SUJEITO AO CONTROLE JUDICIAL.
B) Atos compostos: são aqueles que resultam da manifestação de dois ou mais diferentes órgãos.
ESSE CONCEITO É DE ATO COMPLEXO. ATO COMPOSTO É APENAS UMA MANIFESTAÇÃO DE VONTADE E DOIS ATOS, SENDO UM PRINCIPAL (A VONTADE) E OUTRO SECUNDÁRIO COM CARÁTER DE RATIFICAÇÃO.
D) Atos de gestão: são aqueles em que a Administração utiliza sua supremacia sobre os particulares.
NOS ATOS DE GESTÃO A ADM. PÚB. SE ENCONTRA NUMA LINHA HORIZONTAL, EM PÉ DE IGUALDADE COM O PARTICULAR, EX: CONTRATO DE ALUGUEL PARA A ADM. NUM PRÉDIO PARTICULAR.
E) Atos enunciativos: são aqueles que modificam ou extinguem um direito do administrado.
O CONCEITO DADO PELA ALTERNATIVA É DE ATO EXTINTIVO E MODIFICATIVO. OS ATOS ENUNCIATIVOS SÃO O FAMOSO "CAPA", CERTIDÃO, ATESTADO, PARECER E APOSTILA.