A questão exige conhecimento sobre Piaget e sobre Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Julguemos as assertivas como verdadeiras ou falsas. Vejamos:
I- Verdadeira.. Para Piaget (1979, p. 33), apesar de diferentes em sua natureza eram indissociáveis. Vejam um trecho do autor: "é o interesse e, assim, a afetividade que fazem com que uma criança decida seriar objetos e quais objetos seriar”. Ele defendia que a cognição é o poder de decisão e a afetividade um poder de interesse. Portanto, o que a firma a questão é verdadeiro.
II- Verdadeira. Segundo a PCNs, "A concepção de avaliação dos Parâmetros Curriculares Nacionais vai além da visão tradicional, que focaliza o controle externo do aluno mediante notas ou conceitos, para ser compreendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional.
A concepção de avaliação dos Parâmetros Curriculares Nacionais vai além da visão tradicional, que focaliza o controle externo do aluno mediante notas ou conceitos, para ser compreendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional. A avaliação, ao não se restringir ao julgamento sobre sucessos ou fracassos do aluno, é compreendida como um conjunto de atuações que tem a função de alimentar, sustentar e orientar a intervenção pedagógica."
Referências Bibliográficas:
PIAGET, J. Aprendizagem e Conhecimento. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1979.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997.
GABARITO: A