SóProvas


ID
4994122
Banca
Quadrix
Órgão
SERPRO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com a Constituição Federal de 1988, são estabelecidas novas perspectivas para a atuação do Estado nas formas de relacionamento com a sociedade com uma administração pública modificada. Entre essas mudanças, destaca-se:

Alternativas
Comentários
  • Gab D

    É a alternativa que mais fez sentido pra mim, pois ao se reforçar o papel dos estados e municípios estará, desta forma, auxiliando a União a executar suas obrigações a nível nacional.

  • A Constituição Federal de 1988 consagrou o modelo de federalismo cooperativo no Brasil, que se caracteriza pela descentralização de poder, autonomia político-administrativa dos entes federados e distribuição de competências comuns e concorrentes entre os entes federativos. Fonte: https://repositorio.ufsm.br/.

    Assim, no que diz respeito às políticas públicas, compete à União a função de coordenação delas, ao passo que os Estados e Municípios tem o papel de implementá-las e concretizá-las. Por exemplo, em relação à educação, a União fixa suas diretrizes em âmbito nacional, e aos demais entes federados compete, majoritariamente, a prestação do ensino de nível fundamental e do ensino médio.

  • Federalismo de terceiro grau

  • PMGO 2021

  • Complemento..

    Há relação indireta com o assunto...

    Segundo Marcelo Novelino, p. 709, em seu Manual de Direito Constitucional, 9ª Ed. 2014, O federalismo típico ou bidimensional, bipartite ou de 2º grau, é aquele em que há 02 esferas ou centros de competência, quais sejam: esfera central (Uniao) e esfera regional (Estados). No que tange ao federalismo atípico, tridimensional, tripartite ou de 3º grau, caracteriza-se por ser formado por 03 esferas ou centros de competência, quais sejam: esfera central (União), esfera regional (Estados) e esfera local (Municípios).

  • Confesso que dei várias gargalhadas com essa alternativa "B".