Comte desenvolveu teorias importantes para a Sociologia, como por exemplo a teoria do Positivismo. O Positivismo tinha por fundamento a busca de uma sociedade científica, para, assim, atingir o progresso social. Para isso, Comte desenvolveu a Teoria dos Três Estados, sendo o primeiro estado o Teológico, o segundo estado o Metafísico e o terceiro estado o Positivista.
Para acrescentar...
No estado teológico os acontecimentos sociais seriam explicados pela vontade divina. Ou seja, ocorreu uma transformação social em uma dada sociedade e a explicação era a vontade divina.
Ao evoluir e atingir o estado metafísico, a sociedade não explicaria as ocorrências sociais, necessariamente, a partir da vontade de deus, mas por fenômenos abstratos e que requeriam a reflexão social.
Já no estado mais avançado, o positivista, também entendido como estado científico, as explicações se dariam por meio da ciência, ou seja, a explicação racional do fenômeno social.
O Positivismo tinha o lema: “O Amor por princípio, a Ordem por base e o Progresso por fim”. Esse lema trazia a ideia do altruísmo, onde precisamos buscar o bem do próximo sem buscar nada em troca.
LETRA D