SóProvas


ID
4994416
Banca
UNEMAT
Órgão
PM-MT
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre os movimentos operários nas três primeiras décadas do século XX, no Brasil, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA -A.

    Greve Geral de 1917 foi um movimento urbano de paralisações no trabalho iniciadas por empregados de fábricas do setor têxtil na cidade de São Paulo, em julho de 1917,houve paralisações nas fábricas da cidade, reivindicando melhores condições de trabalho e aumento salarial.

  • GAB A Na alternativa D/E

    Temos que se atentar, pois não se pode confundir Anarquismo com Comunismo.

    O Anarquismo defende que não deve haver um poder centralizado e sim uma sociedade solidaria e cooperativa. Diferente do comunismo, o anarquismo propõe que qualquer transformação real da sociedade exige a extinção do Estado.

    Já os comunistas, podemos dizer que abandona hábitos capitalistas, "Queriam tomar o estado e não a extinção dele. Um "estado controlado por trabalhadores" um desenvolvimento de uma sociedade sem classes sociais.

  • Da para resolver por eliminação, desde que saiba diferenciar o comunismo do anarquismo. A alternativa B, sem condições !

    A

    APMBB

  • greve geral de 1917, trabalhadores texteis, alimenticios, industriais, etc. Fizeram uma greve em prol de melhora de condicoes de trabalho e salarios.

  • GAB-A

    Grande parte das indústrias se concentrava na capital federal, a cidade do Rio de Janeiro, mas, a partir da década de 1920, a cidade de São Paulo assumiu o posto de maior detentora de indústrias no Brasil.

    As principais greves operárias ocorridas no Brasil durante a Primeira República tiveram como motivos a luta pelo aumento salarial, melhores condições de trabalho, melhores condições de vida (alimentação, moradia), por uma legislação previdenciária, direitos trabalhistas e sindicais.

    CURTA E AJUDE UM CONCURSEIRO.