SóProvas



Prova UNEMAT - 2012 - PM-MT - Aspirante da Polícia Militar - 2° dia


ID
4994410
Banca
UNEMAT
Órgão
PM-MT
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

As Diretas já foi um dos maiores movimentos de mobilização e politização da sociedade brasileira.

Acerca deste grande movimento político nacional, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Diretas Já foi um movimento civil de reivindicação por eleições presidenciais diretas no Brasil ocorrido entre 1983 e 1984. A possibilidade de eleições diretas para a Presidência da República no Brasil se concretizaria com a votação da proposta de Emenda Constitucional Dante de Oliveira

  • Uma questão dessa pra aspirante????!!!

  • GABARITO LETRA -E.

    ABRAÇO PARA PORTO VELHO -RO.

  • GABA: E

    Diretas Já: séries de manifestações na década de 80, onde que ás pessoas pediam uma REDEMOCRATIZAÇÃO e ELEIÇÕES DIRETAS.

  • Diretas Já foi um movimento político de cunho popular que teve como objetivo a retomada das eleições diretas ao cargo de presidente da República no Brasil, durante a ditadura militar brasileira

  • -> “Diretas já”: foi um grande ajuntamento popular no centro de São Paulo. Os manifestantes desejavam votar para presidente em um movimento que pleiteava lutar para que o Congresso Nacional Brasileiro aprovasse uma emenda que antecipasse as eleições diretas para presidente da República, antecipando assim o fim da ditadura civil militar no Brasil.

  • Questão mamão com açúcar!

  • GAB E

    DIRETAS JÁ FOI UM MOVIMENTO OCORRIDO EM 1983 E 1984, COM O INTUITO DE ESTABELECER O VOTO DIRETO E ACABAR COM A DITADURA MILITAR.


ID
4994413
Banca
UNEMAT
Órgão
PM-MT
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Durante a Primeira República no Brasil (1889- 1930), as práticas políticas assentadas no denominado sistema coronelista estiveram muito presentes em relação às características do coronelismo.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GAB: ALTERNATIVA B

    "POLITICA DOS GOVERNADORES ou Politicas dos estados"

    Basta se lembrar do Pacto-Oligárquico, onde na república do café com leite havia troca de favores políticos, enquanto os estados da federação mantinham SP/MG no poder, os mesmos garantiam aos estados liberdade de fazer o que quiser sem fiscalização regular.

    Em outra palavras, os coronéis ganhavam domínio nesse sistema, exerciam seu poder através dos jagunços.

  • gabarito letra B

    coronelismo 

    – domínio político, econômico, ideológico dos grandes proprietários de terra à nível municipal e estadual ➞ domínio direto e indireto das populações ao redor da área das fazendas permitia aos fazendeiros o controle dos votos e a garantia da eleição de seus candidatos nas esferas municipal e estadual.

    (Mecanismos de efetivação do poder oligárquico ➞ voto de cabresto e Comissão De Verificação (federal)

    Política dos governadores 

    compromisso político entre a esfera federal e a esfera estadual (presidência, bancadas no congresso/governadores) 

    possibilita a autonomia dos interesses da grande propriedade à nível estadual. O apoio dos governadores e das bancadas à política federal garantia favores, cargos políticos, financiamento aos projetos das oligarquias estaduais 

    • CAMPOS SALES propôs o nome "Política dos Estados", dizendo que "o que pensam os Estados, pensa a União"

    Política café com leite 

    predomínio político e econômico dos interesses de Minas Gerais e São Paulo à nível federal, de maneira que a presidência sempre ERA EXERCIDA ALTERNADAMENTE POR UM REPRESENTANTE DE MG E SP

    bons estudos

    mais conteúdo no insta @mike_estudante

    https://www.instagram.com/mike_estudante/.

  • ''Uma das características do sistema coronelista foi A NÃO UTILIZAÇÃO DE MECANISMOS VIOLENTOS como forma de pressão sobre os eleitores.'' Piada kkkkk

  • arranjo político feito entre o governo federal e os governos estaduais. A ideia era simples: o presidente contava com os presidentes dos estados para garantir a eleição de deputados e senadores alinhados com o seu governo, o que restringia a possibilidade de opositores alcançarem o poder. Em troca, ele garantiria recursos e favores aos estados.


ID
4994416
Banca
UNEMAT
Órgão
PM-MT
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre os movimentos operários nas três primeiras décadas do século XX, no Brasil, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA -A.

    Greve Geral de 1917 foi um movimento urbano de paralisações no trabalho iniciadas por empregados de fábricas do setor têxtil na cidade de São Paulo, em julho de 1917,houve paralisações nas fábricas da cidade, reivindicando melhores condições de trabalho e aumento salarial.

  • GAB A Na alternativa D/E

    Temos que se atentar, pois não se pode confundir Anarquismo com Comunismo.

    O Anarquismo defende que não deve haver um poder centralizado e sim uma sociedade solidaria e cooperativa. Diferente do comunismo, o anarquismo propõe que qualquer transformação real da sociedade exige a extinção do Estado.

    Já os comunistas, podemos dizer que abandona hábitos capitalistas, "Queriam tomar o estado e não a extinção dele. Um "estado controlado por trabalhadores" um desenvolvimento de uma sociedade sem classes sociais.

  • Da para resolver por eliminação, desde que saiba diferenciar o comunismo do anarquismo. A alternativa B, sem condições !

    A

    APMBB

  • greve geral de 1917, trabalhadores texteis, alimenticios, industriais, etc. Fizeram uma greve em prol de melhora de condicoes de trabalho e salarios.

  • GAB-A

    Grande parte das indústrias se concentrava na capital federal, a cidade do Rio de Janeiro, mas, a partir da década de 1920, a cidade de São Paulo assumiu o posto de maior detentora de indústrias no Brasil.

    As principais greves operárias ocorridas no Brasil durante a Primeira República tiveram como motivos a luta pelo aumento salarial, melhores condições de trabalho, melhores condições de vida (alimentação, moradia), por uma legislação previdenciária, direitos trabalhistas e sindicais.

    CURTA E AJUDE UM CONCURSEIRO.


ID
4994419
Banca
UNEMAT
Órgão
PM-MT
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Na primeira metade do século XVI, Dom João III (1521-1557), ao decidir dar impulso ao processo de colonização no Brasil, optou por adotar o sistema de donatárias.

Sobre o tema, assinale alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Governo sempre querendo recolher um imposto. GAB D

  • Os donatários tinham que RESPEITAR o monopólio(Estanco) estabelecido pela coroa

  • Na primeira metade do século XVI, Dom João III (1521-1557), ao decidir dar impulso ao processo de colonização no Brasil, optou por adotar o sistema de donatárias.

    GABARITO LETRA D- Como forma de garantir o recolhimento das rendas da Coroa e fiscalizar os capitães e colonos, o rei nomeava funcionários para atuarem na capitania.

    -DONATÁRIO: direito de uso, mas NÃO ERA DONO. Recebia por carta de doação ou foral. Poderiam criar sesmarias, fundar vilas e cidades e a arrecadar impostos, além disso, tinham o monopólio da atividade judicial. 

    1. Carta de doação: era uma espécie de documento que comprovava a doação das capitanias hereditárias 
    2. Foral: direitos e deveres do donatário. 
    • Direitos: aplicar a justiça, escravizar indígenas, doar sesmarias. 
    • Deveres: fundar povoados, cobrar impostos, defender o território. 

    ---------------

    COMPLEMENTO PARA A LETRA A- A grande maioria das capitanias deu resultados positivos, excetuando as de Pernambuco e São Vicente (ELAS DERAM CERTO) que fracassaram, entre outros fatores, pela falta de recursos e ataques indígenas.

    -Capitanias que deram certo: 

    • Capitania de Pernambuco-Duarte Coelho: Olinda, centro do ciclo do açúcar. 
    • Capitania de são Vicente-Martin Afonso: administrado pelo padre Gonçalves. 

    -Causas do fracasso: 

    • carência de recursos. 
    • maus tratos aos índios. 
    • dificuldade de comunicação entre a colônia e a metrópole. 
    • os altos custos de manutenção e de desenvolvimento das capitanias 

  • GAB: D

    Os Donatários das Capitanias foram administradores de grandes extensões territoriais denominadas de . Parte de um projeto de manutenção e defesa das possessões portuguesas no Novo Mundo, estas se constituíram como um plano estratégico contra as investidas de outras nações europeias, especialmente franceses, holandeses e ingleses nos primeiros anos do “”.

    A escolha dos primeiros capitães donatários se deu a partir de um concurso entre pessoas da  e aquelas enriquecidas pelo . Estas pessoas eram favorecidas pela proximidade de suas relações com a Coroa. Os selecionados deveriam investir de seus próprios bolsos no projeto de instauração e organização das capitanias, materializando o projeto geopolítico português na América. Os donatários dispunham de grande autoridade, mas não eram os donos da terra, apenas detinham a posse sobre os territórios desde que pudessem defendê-los, mantê-los e cultivá-los. Assim, tinham autonomia para cultivar, administrar e explorar recursos existentes nas donatarias, mas apenas poderiam passá-las a seus descendentes se estes pudessem manter a administração e os lucros das explorações e cultivos das terras concedidas.

    Bons estudos

  • GABARITO D

     Estabelecimento das Capitanias Hereditárias como forma de terceirizar o empreendimento de ocupação do território.


ID
4994422
Banca
UNEMAT
Órgão
PM-MT
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Em 1916 e 1917, Mato Grosso sofreu grave crise política que culminou com a intervenção federal. A crise só foi superada após as duas principais forças políticas no Estado entrarem em acordo e estabelecerem conjuntamente o nome do futuro governador.

Assinale a alternativa que nomeia corretamente a pessoa escolhida para o Executivo Estadual. 

Alternativas
Comentários
  • C Dom Aquino Correia

  • Dom Aquino Correa - Letra C

    relação com Caetanada.


ID
4994425
Banca
UNEMAT
Órgão
PM-MT
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Conceituar esta Revolução é mais difícil do que parece, mesmo porque muitas definições são construídas por diferentes visões historiográficas. A definição clássica, de fundamentação marxista, é uma das mais utilizadas. Nesta definição, esta Revolução foi uma revolução política da burguesia. E essa classe, economicamente pujante no século XVIII, mas politicamente excluída no Antigo Regime, teria assumido o poder político formal pela revolução e, por meio dela, construído uma nova sociedade baseada na ideologia liberal. Nesse sentido, esta Revolução teria posto fim às estruturas do Absolutismo e do Feudalismo e inaugurado a nova ordem capitalista. Esta definição apóia a tese marxista de que a burguesia havia feito a sua revolução, e o passo seguinte, seria o proletariado fazer também a sua.

(Adaptado de SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de Conceitos Históricos. São Paulo: Contexto, 2005, p.307).

À que Revolução o texto faz referência?

Alternativas
Comentários
  • Matamos a questão quando ele fala "esta Revolução teria posto fim às estruturas do Absolutismo e do Feudalismo e inaugurado a nova ordem capitalista." Realmente a Revolução Francesa pôs fim a era do absolutismo não foi atoa que os cara mataram o rei Luis XVI( Rei Sol)

  • não foi o Rei Sol que foi morto, o rei sol é o Henrique XIV que morreu em 1643
  • Realmente Lucas Santos acabei errando, obrigado pela correção, eu confundi o Luis XIV com o Luiz XVI

  • Não, Rei Sol é o rei Luis XIV(1643-1715), o qual foi maior protagonista do Absolutismo na Europa, e ainda Henrique IV(1589-1610) foi antecessor de Luis XIII (1610-1643). Tendo em vista isso, trazendo para o conteúdo "revolução francesa" foi o sucessor de Luis XIV, o Luis XVI quem foi guilhotinado.

  • -REVOLUÇÃO FRANCESA.

    Revolução Francesa, ciclo revolucionário que aconteceu entre 1789 e 1799,(FOI UMA REVOLUÇÃO BURGUESA) foi responsável pelo fim dos privilégios da aristocracia ( NOBREZA) e pelo término do Antigo Regime ( ABSOLUTISMO), a partir de ideias iluministas.

    *iluminismo: LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE ( era contra o absolutismo do estado, a favor da igualdade para todo)

    -INFLUENCIOU FORTEMENTE TODO PERÍODO POSTERIOR DA HISTÓRIA, ACABANDO COM A MAIORIA DAS MONARQUIAS ABSOLUTISTAS NA EUROPA E ESPALHANDO AS IDEIAS DO ILUMINISMO NO MUNDO.

     

    *Causas da revolução francesa: crise econômica enorme na franca, pobreza extrema da classe burguesa, privilégios apenas para nobreza e clero ( ex: voto), ideias iluministas contrarias.

    -TEVE COMO MARCO A QUEDA DA BASTILHA EM 1789 E A DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DOS HOMEM E CIDADÃO.

    • REVOLUÇAO FRANCESA(1789)
    • REVOLTA CONTRA O ABSOLUTISMO
    • ERA FORMADA POR TRES ESTADOS
    • CLERO
    • NOBREZA
    • CAMPONESES, COMERCIANTES, ETC ( burguesia)
    • o terceiro estado, revoltou-se, pois, a exploração feita pela nobreza a cada dia deixava-os mais pobre e chegava a faltar alimentos para quem sustentava o alto escalão. tendo em vista esse contexto, nao podemos afirmar que foi uma revolução eminente (que significa maior importância) aristocrática.

    *Foi uma revolta da burguesia contra a aristocracia.

     

    Girondinos, eram republicanos moderados, principalmente da alta burguesia e nobres liberais, sentavam-se à direita na Assembleia Legislativa. Tinham por objetivos instituir medidas que controlassem a agitação popular e devolvessem a estabilidade política e social à França.( ERAM MAIS CONSERVADORES)

    Jacobinos, formado por membros da pequena burguesia, sentavam-se à esquerda na Assembleia Legislativa e defendiam o ideal de uma sociedade igualitária. Porém, foi durante o período que estiveram à frente da Revolução que aconteceu a maioria das execuções. Entre eles destacavam-se Marat, Robespierre e Danton, ( ERAM LIBERAIS, QUERIAM IGUALDADE A QUALQUER CUSTO)

    "O período em que os jacobinos, sob a liderança de Maximilien Robespierre, estiveram à frente da revolução ficou conhecido como Terror. O nome faz menção à perseguição dos opositores por meio da Lei dos Suspeitos, que julgava e condenava aqueles considerados traidores com morte na guilhotina. Estima-se que cerca de 17 mil pessoas tenham sido mortas nesse período em cerca de 14 meses."

    PERÍODO DO TERROR

    É como fica conhecido o período (1793-1794) no qual os jacobinos se organizam para defender a Revolução. Sob o comando de Robespierre a Constituição é suspensa e são criados o Comitê de Salvação Pública e o Tribunal Revolucionário, encarregado de prender e julgar os traidores da Revolução.


ID
4994428
Banca
UNEMAT
Órgão
PM-MT
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“Os escravos constituíam aquilo que o cronista Antonil denominou, em sua obra Cultura e opulência do Brasil (1967), ‘as mãos e os pés dos senhores do engenho’. No caso de Mato Grosso, os negros africanos atuaram como trabalhadores dos engenhos de açúcar, das fazendas de lavoura e, sobretudo, junto aos trabalhos de mineração” (SIQUEIRA, Elizabeth Madureira. História de Mato Grosso: da ancestralidade ao dias atuais. Cuiabá: Entrelinhas, 2002. p.120). 

Sobre a história da presença negra em Mato Grosso, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
4994431
Banca
UNEMAT
Órgão
PM-MT
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Renascimento pode ser caracterizado como uma tendência cultural laica, racional e científica, que se estendeu do século XIV ao XVI.
Sobre o Renascimento, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • O renascimento veio ANTES do Iluminismo, que estava em seu apogeu já na idade moderna, enquanto o renascimento surge na transição entre idade média e moderna.

    Letra B

  • O Renascimento é do XIV, já o Iluminismo q veio dps, é do XVIII.


ID
4994434
Banca
UNEMAT
Órgão
PM-MT
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O regime militar instaurado em 1964 estendeuse por 21 anos, nos quais a presidência da República foi ocupada sucessivamente por generais do exército.

Sobre o período da Ditadura Militar no Brasil de 1964 – 1985, assinale a alternativa correta

Alternativas
Comentários
  • B: O DASP estava previsto na constituição de 37 (Getúlio) e foi criada oficialmente em 1938, sendo assim, fora do contexto do enunciado.

    C: Confinada em campo de contração na Alemanha Nazista? A Segunda Guerra terminou em 45 levando consigo o Nazismo.

    D: Oswaldo Cruz foi um cientista nascido no século XIX, quase 100 anos antes do início da ditadura.

    E: Plano Salte foi elaborado no governo Dutra (1946-1950).

    CORRETA - LETRA "A"

  • GAB: A

    Detalhes sobre o DASP (alternativa B),esse plano fazia parte do processo de modernização de VARGAS: Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) Pretendia assim estabelecer uma maior integração entre os diversos setores da administração pública e promover a seleção e aperfeiçoamento do pessoal administrativo por meio da adoção do sistema de mérito, o único capaz de diminuir as injunções dos interesses privados e político-partidários na ocupação dos empregos públicos.

    Entre as atribuições do DASP estavam previstas também a elaboração da proposta do orçamento federal e a fiscalização orçamentária.

    https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos37-45/PoliticaAdministracao/DASP

  • DASP > Foi criado no contexto da Era Vargas.
  • GAB A

    Em relação aos movimentos de guerrilha, podemos afirmar que o movimento que durou mais tempo foi o do Araguaia, talvez porque seus participantes ligados ao PC do B (Partido Comunista do Brasil), dissidência do PCB (Partido Comunista Brasileiro) tenham conseguido obter apoio da população local.


ID
4994437
Banca
UNEMAT
Órgão
PM-MT
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em 1º de setembro de 1939, Hitler invadiu a Polônia, Inglaterra e França, que de acordo com os compromissos públicos assumidos, reagiram, dando início à Segunda Guerra Mundial.


Todas as alternativas estão corretas sobre a Segunda Guerra Mundial, exceto

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E- o Tratado de Versalhes fora estipulado após a primeira guerra mundial acarretando em penas duras e reparações eternas por parte da Alemanha, sendo está considerada a única culpada pelas consequências do conflito. O fato, posteriormente, traria um sentimento de revanchismo por parte dos alemães.

  • Questão pede no enunciado 2º guerra mundial, a alternativa E aborda o desfecho da 1º guerra mundial e não da 2º.

    Não se assuste com os detalhes da questão.

    GAB: ALTERNATIVA E

  • O tratado de versalhes retrata-se da 1° GM

    APMBB

  • Pessoal, Versalhes foi na Primeira guerra!

  • nunca que eu caio de novo nessa kjkkkkkk

  • PEGADINHA DO MALANDRO

  • O tratado de Versalhes foi firmado na 1ª Guerra Mundial. Ela culpava a Alemanha pela 1ª grande guerra e isso foi, também, motivo para a segunda.


ID
4994449
Banca
UNEMAT
Órgão
PM-MT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“Segundo dados do Ministério da Cultura, 68% das escolas públicas do Brasil não possuem biblioteca. E, para piorar, de acordo com um levantamento divulgado pelo Ministério da Cultura no final de abril, 20% dos municípios brasileiros não possuem bibliotecas públicas. Das 420 cidades sem bibliotecas, 161 ficam no Nordeste, 104 no Sudeste, 67 no Sul, 51 no Norte e 37 no Centro-Oeste do país.”
(Revista Língua Portuguesa, n° 56, junho/2010)

Sobre o texto, é incorreto afirmar.

Alternativas

ID
4994452
Banca
UNEMAT
Órgão
PM-MT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“A gente pensa uma coisa, acaba escrevendo outra e o leitor entende uma terceira coisa... e enquanto se passa tudo isso, a coisa propriamente dita começa a desconfiar que não foi propriamente dita.”
(Mario Quintana – Caderno H)

Relativamente ao texto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    " A gente" nesse contexto ai perceba que se você substituir pelo pronome pessoal do caso reto Nós você verá que mantém o sentido

  • Os pronomes pessoais do caso reto são aqueles que podem ser sujeito ou predicativo do sujeito: eu, tu, ele/ela, nós , vós, eles/elas.

  • por que as outrsa estão erradas?

  • A gente = Nós (pronome pessoal do caso reto)

    Por que não pode ser as outras alternativas?

    B) "acaba escrevendo" não se classifica como gerundismo.

    C) Na segunda vez em que é usada no texto, a expressão “propriamente dita” exerce função de objeto direto.

    D) O pronome indefinido "tudo" está ligado ao pronome demonstrativo "isso".

  • Resposta: A


ID
4994455
Banca
UNEMAT
Órgão
PM-MT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que a oração apresenta corretamente a concordância verbal.

Alternativas
Comentários
  • sinônimos o verbo fica no singular.

  • GABA: D

    Regra geral: o Verbo concorda com o substantivo.

    Verbos impessoais ----> Não tem sujeito.( sempre na 3º pessoa do singular)

    Verbo Haver-------> sentido de existir ou tempo decorrido sempre ficará na 3º pessoa do singular

    EX: Há várias mesas no salão (existir)

    Há anos que não te vejo (tempo decorrido)

    Verbo fazer ------->sentido de tempo decorrido ou de fenômeno da natureza.

    EX: Faz 10 dias que estudei o conteúdo (tempo decorrido)

    Faz muito frio por aqui. (Fenômeno da natureza)

    Atenção: Verbo existir não é impessoal.

  • GABA-D

    A)Domingo passado o pessoal da capoeira se apresentaram na praça.ERRADO. O verbo tem que concorda com o sujeito "pessoal da capoeira", outro erro que o uso de próclise está errado.

    B)Até o último momento da votação haviam eleitores indecisos.ERRADO. O verbo "haver" sentido de existir não flexiona (3º pessoa do singular)

    C)Quem foi os vândalos que picharam o prédio da Bienal?. ERRADO. O verbo devia estar flexionado no plural para concorda o sujeito "os vândalos).

    D)Nuvens escuras e vento sul, segundo os nativos desta região, indicam iminência de chuva.CORRETO

    E)Duzentos reais são mais do que você precisa para comprar uma roupa de festa.ERRADO. Duzentos reais é mais do que você precisa para comprar uma roupa de festa


ID
4994458
Banca
UNEMAT
Órgão
PM-MT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considerando as duas frases do seguinte diálogo:
I – “Minha nova bolsa da Lacoste.”
II – Pelo tamanho, deve caber todos os seus sonhos.”

Assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Tamanho NÃO é adverbio

    b) Minha = Pronome possessivo

    c) correta

    d) Todos= pronome indefinido

    e) Seus = refere-se ao primeiro locutor na frase I.

  • Todos os seus sonhos DEVEM caber

  • Só lembrando que, em uma locução verbal, em regra, só o verbo auxiliar flexiona. Exceção: Verbos impessoais (Haver e fazer, por exemplo).

ID
4994461
Banca
UNEMAT
Órgão
PM-MT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

As mariposa

As mariposa quando chega o frio

Fica dando vorta em vorta da lâmpida pra si isquentá

Elas roda, roda, roda, dispois se senta

Em cima do prato da lâmpida pra descansá

[...] (BARBOSA, 2008). 

Levando em conta o processo da variação linguística, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Não existe fala errada, existe niveis de linguagem diferentes, essa no caso seria uma linguagem vulgar, se encaixando aos grupos que não tem instrução ou não tem acesso aos centros civilizatórios

    GAB: C

  • Por que a "D" está errada? alguém me ajuda, por favor.

  • Kalebe, intencao do autor é dizer VOLTA. Ele trocou L por R

    Fica dando volta em volta ao redor da lâmpida pra si isquentá


ID
4994464
Banca
UNEMAT
Órgão
PM-MT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que o trecho do diálogo apresenta um registro informal ou coloquial da linguagem.

Alternativas
Comentários
  • Coloquialismo, também conhecido pelo termo linguagem coloquial, é uma variação da linguagem popular, isto é, a forma mais espontânea de nos comunicarmos no dia a dia. Portanto, esse estilo não segue regras gramaticais e abrange contextos informais do cotidiano.

    D) “Tá legal, bonitinho! Onde é que você teve?!”

    O "teve" da alternatica D caracteriza o uso de linguagem coloquial.

    GABARITO: LETRA D


ID
4994467
Banca
UNEMAT
Órgão
PM-MT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

I – “Pata de galinha não machuca pinto”.
II – “Quem semeia ventos colhe tempestades”.
III – “Macaco velho não mete a mão em cumbuca”.

Os provérbios sintetizam conceitos a respeito da realidade ou regras de conduta social ou moral.
Assinale o conjunto de temas respectivamente

Alternativas

ID
4994470
Banca
UNEMAT
Órgão
PM-MT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Entre as personagens mais famosas da Literatura Brasileira estão Iracema (1992), de José de Alencar, e Capitu do livro Dom Casmurro (1994), de Machado de Assis. Estas personagens situadas em contextos diferentes apresentam traços em comum.
Considerando o fator criticidade, identifique esses traços.

Alternativas
Comentários
  • tá. mas cadê o texto?


ID
4994473
Banca
UNEMAT
Órgão
PM-MT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o poema de Manoel de Barros extraído do Livro das Ignorãças (1993):
“Ocupo muito de mim com o meu desconhecer./ Sou um sujeito letrado em dicionários./ Não tenho mais que 100 palavras./ Pelo menos uma vez por dia me vou no Morais ou no Viterbo. -/ A fim de consertar minha ignorãça,/ mas só acrescenta./ Despesas para minha erudição tiro nos almanaques:/ - Ser ou não ser, eis a questão./ Ou na porta dos cemitérios:/ - Lembra que és pó e que ao pó tu voltarás./ Ou no verso das folhinhas:/ - Conhece-te a ti mesmo./ Ou na boca do povinho:/ - Coisa que não acaba no mundo é gente besta / e pau seco./ Etc / Etc / Etc / Maior que o infinito é a encomenda.”

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O próprio texto fala claramente da ignorância.

    Gabarito B


ID
4994476
Banca
UNEMAT
Órgão
PM-MT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

O conto “A hora e a vez de Augusto Matraga” do livro Sagarana (1984), de João Guimarães Rosa, apresenta uma transformação existencial que está associada à:

Alternativas

ID
4994479
Banca
UNEMAT
Órgão
PM-MT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Leia o diálogo entre Pereira e Cirino, no momento em que este deve adentrar-se ao quarto de Inocência para examiná-la.

“Antes de sair da sala, deteve Pereira o hóspede com ar de quem precisava tocar em assunto de gravidade e ao mesmo tempo de difícil explicação.
Afinal começou meio hesitante: 
- Sr. Cirino, eu cá sou homem muito bom de gênio, muito amigo de todos, muito acomodado e que tenho o coração perto da boca como vosmecê deve ter visto... 
- Por certo – concordou o outro.
- Pois bem, mas... tenho um grande defeito: sou muito desconfiado. Vai o doutor entrar no interior da minha casa e... deve portar-se como... 
- Oh, Sr. Pereira! – atalhou Cirino com animação, mas sem grande estranheza, pois conhecia o zelo com que os homens do sertão guardam da vista dos profanos os seus aposentos domésticos – posso gabar-me de ter sido recebido no seio de muita família honesta e sei proceder como devo”.
(TAUNAY, 1994, p. 39). 

Com relação à postura do narrador diante dos costumes que caracterizam o sertanejo brasileiro na obra citada, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
4994482
Banca
UNEMAT
Órgão
PM-MT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em Triste fim de Policarpo Quaresma, a composição narrativa em três partes acompanha a ação da personagem principal, desvendando as contradições do sistema que marginalizam o cidadão.
Desta forma, é correto afirmar.

Alternativas

ID
4994485
Banca
UNEMAT
Órgão
PM-MT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Com relação à obra Sagarana, de Guimarães Rosa, leia as afirmações e assinale a alternativa correta.
I. A tendência regionalista assume caráter de experiência estética universal, fundindo o real e o mítico.
II. A invenção linguística é parte de estudos e levantamento minucioso da língua portuguesa.
III. O sertão é redimensionado para além da geografia, ainda que dele se extraia a matéria-prima.
IV. O pitoresco e o realismo exótico ganham força pela revisão da tradição ficcional inaugurada pela obra.

Alternativas

ID
4994488
Banca
UNEMAT
Órgão
PM-MT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Sobre o romance Dom Casmurro (1865), obra produzida por Machado de Assis, pode-se afirmar que o narrador-personagem, Bento Santiago, expressa o desejo de:

Alternativas
Comentários
  • Não sabia q literatura cai na prova de polícia.


ID
4994491
Banca
UNEMAT
Órgão
PM-MT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

“ [...] Verdes mares, que brilhais como líquida esmeralda aos raios do sol nascente, perlongando as alvas praias ensombradas de coqueiros;

Serenais, verdes mares, e alisais docemente a vaga impetuosa, para que o barco aventureiro manso resvale à flor das águas. [...].


Considerando o excerto de Iracema (1865), de José de Alencar, é correto afirmar.

Alternativas
Comentários
  • idealização do ser no caso a paisagem brasileira

  • 1° Geração do romantismo


ID
4994494
Banca
UNEMAT
Órgão
PM-MT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A ideia da morte parece ter sido o tema principal da cultura medieval. Acreditava-se que uma vida submetida ao julgamento imediatamente deixava o corpo. Sabe-se que cada uma das personagens do Auto da Barca do Inferno (1517), de Gil Vicente, possui um objeto terreno que não consegue se desvincular.
No caso do judeu, do onzeiro e do frade, esses objetos são respectivamente:

Alternativas

ID
4994497
Banca
UNEMAT
Órgão
PM-MT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

...] Ela veio de longe, do São Francisco. Um dia, tomou caminho, entrou na boca aberta do Pará, e pegou a subir. Cada ano ameaçava um punhado de léguas, mais perto, mais perto, pertinho, fazendo medo no povo, porque era sezão brava – “da tremedeira que não desmontava” – matando muita gente” [...].

Em que conto de Sagarana, de Guimarães Rosa, o tema da malária está presente?.

Alternativas
Comentários
  • Sarapalha: A malária é o foco principal do conto "Sarapalha", da obra SagaranaEssa narrativa se apresenta em terceira pessoa, com predominância de narrador onisciente, observador e cúmplice da trágica e triste história.

    https://www.scielo.br

    LETRA C