SóProvas


ID
4996018
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

O documento abaixo constitui exemplo de um tipo de comunicação oficial que, salvo algumas adaptações, segue o padrão ofício.

__n° 0014/2013-CC-PR

Brasília, 26 de fevereiro de 2013.

    Senhora Presidenta da República,


     Submeto à consideração de Vossa Excelência a proposta anexa de Código de Conduta da Administração Federal, elaborado com a importante contribuição da Comissão de Ética Pública, criada pelo Decreto n° 32, de 26 de maio de 2003.
    A linguagem do Código é simples e acessível, com o objetivo de assegurar a clareza das regras de conduta do administrador, de modo que a sociedade possa sobre elas exercer o controle inerente ao regime democrático.
     Além de o administrador ter de comportar-se de acordo com as normas estipuladas, o Código exige que ele observe o decoro inerente ao cargo.
   A medida proposta visa à melhoria qualitativa dos padrões de conduta da administração pública, de maneira que este documento, uma vez aprovado, juntamente com o anexo Código de Conduta da Administração Federal, poderá informar a atuação das autoridades federais, permitindo-me sugerir a publicação de ambos os textos, para imediato conhecimento e aplicação. 
     Essas, Senhora Presidenta da República, são as razões que fundamentam a proposta que ora submeto à consideração de Vossa Excelência.

           Atenciosamente,


Fulana de Tal
Ministra-chefe da Casa Civil da Presidência da República


Com fundamento no Manual de Redação da Presidência da República, julgue o item, relativo à adequação da linguagem e do formato da correspondência oficial acima apresentada.


A forma de tratamento empregada no vocativo “Senhora Presidenta da República” está adequada ao gênero de correspondência oficial expedida e à autoridade a que está dirigida.

Alternativas
Comentários
  • Vocativo

    O vocativo é uma invocação ao destinatário. Nas comunicações oficiais, o vocativo será SEMPRE seguido de vírgula.

    Segundo o MRPR, em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder, utiliza-se a expressão Excelentíssimo Senhor ou Excelentíssima Senhora e o cargo respectivo, seguidos de vírgula.

    Ex: Excelentíssimo Senhor Presidente da República,

    As demais autoridades, mesmo aquelas tratadas por Vossa Excelência, receberão o vocativo Senhor ou Senhora seguido do cargo respectivo.

    Ex: Senhora Senadora, Senhor Juiz, 

    ____________________________________

    Em comunicações oficiais, está abolido o uso de Digníssimo (DD) e de Ilustríssimo (Ilmo.). É recomendado também que se evite o uso de doutor” indiscriminadamente. O tratamento por meio de Senhor confere a formalidade desejada.

    Fonte: Estratégia Concursos 2021

  • Observação: com o Decreto 9758/19, o único pronome de tratamento usado para agentes públicos federais - inclusive Presidente da República - é Senhor(a).

    Art. 2º O único pronome de tratamento utilizado na comunicação com agentes públicos federais é “senhor”, independentemente do nível hierárquico, da natureza do cargo ou da função ou da ocasião.

    Parágrafo único.  O pronome de tratamento é flexionado para o feminino e para o plural.

    Então, para os dias de hoje, está questão estaria certa.

  • só bajulações.

  • Se fosse em 2021, estaria CORRETO! Em 2013, que é o ano em que a dita prova foi redigida, está INCORRETA.

  • CUIDADO!!

    Entendo que mesmo hoje em dia, estaria errado, pois a questão pede "conforme Manual" e não conforme Decreto. Segundo o Manual, no caso da questão, seria Excelentíssima Senhora Presidenta --> questão errada.

  • 4.4 Vocativo

    O vocativo é uma invocação ao destinatário. Nas comunicações oficiais, o vocativo será sempre seguido de vírgula.

    Em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder, utiliza-se a expressão Excelentíssimo Senhor ou Excelentíssima Senhora e o cargo respectivo, seguidos de vírgula.

    Exemplos: Excelentíssimo Senhor Presidente da República,

    Excelentíssimo Senhor Presidente do Congresso Nacional,

    Excelentíssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal,

    As demais autoridades, mesmo aquelas tratadas por Vossa Excelência, receberão o vocativo Senhor ou Senhora seguido do cargo respectivo.

    Exemplos: Senhora Senadora,

    Senhor Juiz, Senhora Ministra,

    Na hipótese de comunicação com particular, pode-se utilizar o vocativo Senhor ou Senhora e a forma utilizada pela instituição para referir-se ao interlocutor: beneficiário, usuário, contribuinte, eleitor etc.

    Exemplos: Senhora Beneficiária,

    Senhor Contribuinte,

    Ainda, quando o destinatário for um particular, no vocativo, pode-se utilizar Senhor ou Senhora seguido do nome do particular ou pode-se utilizar o vocativo “Prezado Senhor” ou “Prezada Senhora”.

    Exemplos: Senhora [Nome], Prezado Senhor,

    Em comunicações oficiais, está abolido o uso de Digníssimo (DD) e de Ilustríssimo (Ilmo.).

    Evite-se o uso de “doutor” indiscriminadamente. O tratamento por meio de Senhor confere a formalidade desejada. 

    FONTE - páginas 26/27

    http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/manual-de-redacao.pdf

  • Presidentes da República, do Congresso e do STF usam o Excelentíssimo.

  • Quanta formalidade para nos dirigir aos nossos funcionários.

  • Chefes de Poder:

    Vocativo

    Excelentíssimo Senhor(a) Chefe do Poder (Cargo),

    Tratamento

    Vossa Excelência