SóProvas


ID
4997638
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-PB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O secretário de Segurança Pública de determinado estado, ao examinar processo administrativo que absolveu servidor de seu órgão, verificou que a instrução do processo continha vício de legalidade. A inobservância de determinada lei local na fase de inquirição das testemunhas levou à conclusão de que os depoimentos colhidos não poderiam ser levados em conta quando da decisão do processo.

Acerca dessa situação hipotética, supondo que o único vício existente no processo seja o relatado e que o secretário tem competência para analisar os autos nesse estágio, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Art. 50. Os atos administrativos deverão ser motivados, com indicação dos fatos e dos fundamentos jurídicos, quando:

    VI - decorram de reexame de ofício;

    VIII - importem anulação, revogação, suspensão ou convalidação de ato administrativo.

    Art. 53. A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.

  • Complementando o comentário da Andressa!

    Senhores, creio que um pouco do conteúdo da questão vem emprestado do CPC, visto que ele também é aplicado supletiva e subsidiariamente em processos administrativos, vejam os artigos:

    CPC

    Art. 15. Na ausência de normas que regulem processos eleitorais, trabalhistas ou administrativos, as disposições deste Código lhes serão aplicadas supletiva e subsidiariamente.

    Art. 281. Anulado o ato, consideram-se de nenhum efeito todos os subsequentes que dele dependam, todavia, a nulidade de uma parte do ato não prejudicará as outras que dela sejam independentes.

  • Típica questão que requer a alternativa mais COMPLETA.

    Provavelmente, o concursando tenha ficado em dúvida entre a letra C e E, sendo esta última a mais completa, por contemplar os princípios do contraditório e ampla defesa.

    Ademais, aproveitam-se todos os atos anteriores, quando o ato viciado ainda não tinha sido praticado.

    #Avante

  • GAB:E

    Fala muito mas não coloca o GABARITO

  • QUANDO SE FALAR EM DIREITOS ADQUIRIDOS DEVE SE GARANTIR O PRINCÍPIO DO CONTRADITÓRIO E DA AMPLA DEFESA ANTES DE SE ANULAR UM ATO.