SóProvas


ID
4998214
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Colônia Leopoldina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. No Brasil, o ensino deve ser ministrado com base no princípio da garantia de padrão de qualidade.
II. A mãe e o pai não têm deveres e responsabilidades compartilhados no cuidado e na educação da criança.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A questão exige conhecimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) lei 8.069/90 e sobre a lei nº 9.349/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) em especial sobre o processo de avaliação. Julguemos como verdadeiro ou falso. Vejamos

     I. Verdadeira.

    Conforme o artigo 3, inciso IX ,da LDB. Vejam:

    Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:(...) IX - garantia de padrão de qualidade; (...)"

    II. Falsa. 

    Vejam o que dispõe o artigo 22 do ECA: "Art. 22. Aos pais incumbe o dever de sustento, guarda e educação dos filhos menores, cabendo-lhes ainda, no interesse destes, a obrigação de cumprir e fazer cumprir as determinações judiciais.

    Parágrafo único. A mãe e o pai, ou os responsáveis, têm direitos iguais e deveres e responsabilidades compartilhados no cuidado e na educação da criança, devendo ser resguardado o direito de transmissão familiar de suas crenças e culturas, assegurados os direitos da criança estabelecidos nesta Lei."

    Referência bibliográfica:

    BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.

    BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990.

    GABARITO: B

  • Gabarito B

  • Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996 - Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: IX - garantia de padrão de qualidade - LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente) - Art. 22. Parágrafo único. A mãe e o pai, ou os responsáveis, têm direitos iguais e deveres e responsabilidades compartilhados no cuidado e na educação da criança, devendo ser resguardado o direito de transmissão familiar de suas crenças e culturas, assegurados os direitos da criança estabelecidos nesta Lei. (Incluído pela Lei nº 13.257, de 2016)