SóProvas



Questões de Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil


ID
90628
Banca
CETRO
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Freitas (2003), as dificuldades da progressão continuada e dos ciclos para se instituírem e para alterarem as regras do jogo da escola devem-se, primordialmente,

Alternativas

ID
90721
Banca
CETRO
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Nóvoa (1992) refere-se a importantes contribuições da investigação educacional, nas últimas décadas, que demonstraram a impossibilidade de se isolar a ação pedagógica dos universos sociais que a envolvem. Citando estudos de 1988, realizados por Vala, Monteiro e Lima, argumenta que, em diferentes abordagens, as organizações escolares já foram vistas como máquinas, como organismos e como cérebros e ressalta que a atual tendência é entendê-las como

Alternativas
Comentários
  • Acredito que a colega Carolina se enganou no momento de postar o gabarito correto; na verdade, a afirmativa correta é a "D - Culturas".


ID
90724
Banca
CETRO
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ao citar as descrições de Hopkins sobre escolas fracassadas/ineficazes; abaixo do padrão; boas/eficazes; e a prescrição desse autor, no sentido de que iniciativas de aprimoramento escolar envolvam estratégias diferenciadas, adequadas às características da escola, Hargreaves (2004) afirma que

I. essa análise reconhece que as escolas são diferentes em seus níveis de eficácia.
II. diante dessa análise, a opção viável é criar comunidades de aprendizagem profissional entre professores, cujas habilidades e autoconfiança são subdesenvolvidas, para promover o desenvolvimento do grupo, levando-os a patamares superiores de profissionalismo.
III. o problema de se estabelecer diferenças das escolas depende de como se define o fracasso e o sucesso. Se o fracasso for definido em termos brutos de aquisição, sem concessões às diferenças entre riqueza e pobreza, as escolas dos mais pobres irão aparecer permanentemente na parte inferior.
IV. a combinação de uma definição de fracasso restrito às comunidades pobres e desfavorecidas, com um modelo evolutivo de melhoria escolar que reduz diferenças complexas entre escolas a um contínuo único de avanço ou atraso, transforma as questões politicamente controversas, relacionadas à pobreza e ao financiamento desigual, em tecnologias enganadoramente neutras de aprimoramento.

Está correto o contido em

Alternativas
Comentários
  • d) I, III e IV, apenas.


ID
543097
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A escola pública brasileira, mediante a forma como organiza seu trabalho pedagógico e estabelece seus regulamentos, ritmos e rituais, ainda está longe de

Alternativas
Comentários
  • Resposta D

    No entanto, penso que  a C também estaria correta...

ID
637705
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Ensino Fundamental com duração de nove anos, em Minas Gerais, estrutura-se em:

Alternativas

ID
671524
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A coordenação da política nacional, entre os diferentes níveis e sistemas de ensino cabe

Alternativas
Comentários
  • Caberá a União a coordenação da politica nacional de educação, articulando os diferentes niveis e sistema e exercendo função normativa, redistributiva e supletiva.

    Letra c
  • LDB Art 8 § 1º Caberá à União a coordenação da política nacional de educação, articulando os diferentes níveis e sistemas e exercendo função normativa, redistributiva e supletiva em relação às demais instâncias educacionais.


ID
713353
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Patrocínio - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com a lei vigente, o ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:

I. o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o domínio da leitura, da escrita e do cálculo;

II. a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;

III. o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, visando a aquisição de conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores;

IV. a utilização da progressão automática ao final do ano letivo, visando a continuidade de estudos.

Completam corretamente o enunciado acima

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C

    Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante: (Redação dada pela Lei nº 11.274, de 2006)

    I - o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;

    II - a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;

    III - o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;

    IV - o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.



ID
713362
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Patrocínio - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com as normas vigentes, a educação escolar pública será efetivada mediante a garantia de:

I. ensino fundamental obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria.

II. acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística segundo a capacidade de cada um.

III. atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente, na rede regular de ensino.

IV. oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando.

Completam corretamente o enunciado acima

Alternativas
Comentários
  • A questão exigiu conhecimento sobre o dever do Estado conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei nº 8.069/90. O candidato deve assinalar a assertiva correta. Vejamos:

    "Art. 54. É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente:

    I - ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria; (Item I)

    II - progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio;

    III - atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino; (Item III)

    IV - atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a seis anos de idade;

    IV – atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a cinco anos de idade; (Redação dada pela Lei nº 13.306, de 2016)

    V - acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um; (Item II)

    VI - oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do adolescente trabalhador; (Item IV)

    VII - atendimento no ensino fundamental, através de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde."

    Portanto, todos os itens estão corretos.

    Gabarito do monitor: E


ID
776740
Banca
VUNESP
Órgão
SAP-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A organização do sistema educacional pode ser considerada em três grandes instâncias: o sistema de ensino como tal, as escolas e as salas de aula. As escolas situam-se entre as políticas educacionais, as diretrizes, as formas organizativas do sistema e as ações pedagógico-didáticas na sala de aula. Nesse sentido, é correto afirmar que a autonomia da escola pública

Alternativas

ID
802165
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo, sobre as concepções de organização e gestão escolar. Em seguida, assinale a alternativa correta.


I. Na concepção de gestão democrático-participativa, todos são gestores e geridos.


II. Na concepção de organização interpretativa a ação organizadora dá a tônica do trabalho.


III. O atendimento das normas e dos sistemas de controle, de forma moderada, é uma característica do modelo autogestionário.


IV. No modelo de gestão técnico-científica a autogestão é a forma de organização institucional.


V. A eleição direta para a direção da escola, garante uma organização técnico- científica.

Alternativas

ID
826519
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A educação básica, nos níveis fundamental e médio, deve organizar-se segundo regras comuns; entre essas regras se inclui a que estabelece

Alternativas
Comentários
  • A educação básica, nos níveis fundamental e médio, deve organizar-se segundo regras comuns; entre essas regras se inclui a que estabelece

     

    • a) organização de classes, ou turmas, com alunos de séries distintas, com níveis equivalentes de adiantamento na matéria, unicamente para o ensino de línguas estrangeiras.
    • b) carga horária mínima anual de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, incluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.
    • c) classificação em qualquer série ou etapa, exceto a primeira do ensino fundamental, exclusivamente por promoção ou transferência.
    • d) verificação do rendimento escolar com base em avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.
    • e) controle de frequência pela escola, conforme o disposto em seu regimento e normas do respectivo sistema de ensino, exigida a frequência mínima de oitenta e cinco por cento do total de horas letivas para aprovação.


  • a) organização de classes, ou turmas, com alunos de séries distintas, com níveis equivalentes de adiantamento na matéria, unicamente para o ensino de línguas estrangeiras.

    IV - poderão organizar-se classes, ou turmas, com alunos de séries distintas, com níveis equivalentes de adiantamento na matéria, para o ensino de línguas estrangeiras, artes, ou outros componentes curriculares;

    b) carga horária mínima anual de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, incluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.

    I - a carga horária mínima anual será de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver;

    c) classificação em qualquer série ou etapa, exceto a primeira do ensino fundamental, exclusivamente por promoção ou transferência.

    II - a classificação em qualquer série ou etapa, exceto a primeira do ensino fundamental, pode ser feita:

    a) por promoção, para alunos que cursaram, com aproveitamento, a série ou fase anterior, na própria escola;

    b) por transferência, para candidatos procedentes de outras escolas;

    c) independentemente de escolarização anterior, mediante avaliação feita pela escola, que defina o grau de desenvolvimento e experiência do candidato e permita sua inscrição na série ou etapa adequada, conforme regulamentação do respectivo sistema de ensino;

    d) verificação do rendimento escolar com base em avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais. (correta)

    V - a verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios:

    a) avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais

    e) controle de frequência pela escola, conforme o disposto em seu regimento e normas do respectivo sistema de ensino, exigida a frequência mínima de oitenta e cinco por cento do total de horas letivas para aprovação.

    VI - o controle de freqüência fica a cargo da escola, conforme o disposto no seu regimento e nas normas do respectivo sistema de ensino, exigida a freqüência mínima de setenta e cinco por cento do total de horas letivas para aprovação;

ID
919816
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação ao Ensino Fundamental, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C

    § 1º É facultado aos sistemas de ensino desdobrar o ensino fundamental em ciclos.

    § 2º Os estabelecimentos que utilizam progressão regular por série podem adotar no ensino fundamental o regime de progressão continuada, sem prejuízo da avaliação do processo de ensino-aprendizagem, observadas as normas do respectivo sistema de ensino.


  • A) (Art 32) § 3º O ensino fundamental regular será ministrado em língua portuguesa, assegurada às comunidades indígenas a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem.

    B) (Art 32) § 4º O ensino fundamental será presencial, sendo o ensino a distância utilizado como complementação da aprendizagem ou em situações emergenciais.

    C) (Art 32) § 1º É facultado aos sistemas de ensino desdobrar o ensino fundamental em ciclos. (CORRETA)

    D) (Art 32) § 5o  O currículo do ensino fundamental incluirá, obrigatoriamente, conteúdo que trate dos direitos das crianças e dos adolescentes, tendo como diretriz a Lei no8.069, de 13 de julho de 1990, que institui o Estatuto da Criança e do Adolescente, observada a produção e distribuição de material didático adequado.     

    E) (Art. 34.) § 2º O ensino fundamental será ministrado progressivamente em tempo integral, a critério dos sistemas de ensino.


ID
920209
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a alternativa correta em relação à organização da educação escolar no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Conforme LDB, TÍTULO IV, § 1º Caberá à União a coordenação da política nacional de educação, articulando os diferentes níveis e sistemas e exercendo função normativa, redistributiva e supletiva em relação às demais instâncias educacionais.

    CORRETA => A

  • Art. 16. O sistema federal de ensino compreende:  

    I - as instituições de ensino mantidas pela União;

    II - as instituições de educação superior criadas e mantidas pela iniciativa privada;

    III - os órgãos federais de educação.

    Art. 17. Os sistemas de ensino dos Estados e do Distrito Federal compreendem:

    I - as instituições de ensino mantidas, respectivamente, pelo Poder Público estadual e pelo Distrito Federal;

    II - as instituições de educação superior mantidas pelo Poder Público municipal;

    III - as instituições de ensino fundamental e médio criadas e mantidas pela iniciativa privada;

    IV - os órgãos de educação estaduais e do Distrito Federal, respectivamente.

    Parágrafo único. No Distrito Federal, as instituições de educação infantil, criadas e mantidas pela iniciativa privada, integram seu sistema de ensino.

    Art. 18. Os sistemas municipais de ensino compreendem:

    I - as instituições do ensino fundamental, médio e de educação infantil mantidas pelo Poder Público municipal;

    II - as instituições de educação infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada;

    III – os órgãos municipais de educação.

  • só lembrando que agora ocorreu uma mudança no inciso II do art. 16 - as instituições de educação superior MANTIDAS pela iniciativa privada.

ID
920212
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Qual das alternativas é incompatível com funções constitutivas do sistema organizacional de uma instituição?

Alternativas

ID
920224
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Educação Básica tem por finalidade:

Alternativas
Comentários
  • A resposta está de acordo com o art 22 da LDB que diz: "A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispesável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.
  • De acordo com a LDB:

    Art. 22. A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

    Gabarito Letra D

    Bons estudos! (:

ID
920227
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Educação Básica poderá organizar-se em:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a LDB:

    Art. 23. A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.

    Gabarito Letra A

ID
926086
Banca
CEFET-AL
Órgão
IF-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As organizações de ensino e educacionais que tenham o objetivo de reproduzir a lógica da competição e das regras do mercado buscam a instalação de uma prática de ensino que valoriza a concorrência e a eficiência dos resultados. Essas organizações podem ser caracterizadas através:

I. Da atenção à eficiência dos alunos em relação à qualidade, ao desempenho e as necessidades básicas da aprendizagem;

II. Da supervalorização de algumas disciplinas, tais como Matemática e Ciências, em virtude da sua importância para um país em desenvolvimento tecnológico;

III. Do repasse das obrigações do poder público às empresas e à comunidade;

IV. Da ênfase e criação de sistemas de avaliação de controle dos resultados educacionais;

V. Do estabelecimento de formas inovadoras de treinamento de professores.

São afirmativas corretas:

Alternativas

ID
978565
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando-se as disposições que regem a regulação, avaliação e supervisão das instituições e dos cursos de educação superior é possível afirmar que os Institutos Federais são equiparados:

Alternativas
Comentários
  • d) às universidades federais. 


ID
978568
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Podem ser oferecidos pelos Institutos Federais:

Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 11.892:

    Seção III.

    Dos Objetivos dos Institutos Federais.

    Art. 7o  Observadas as finalidades e características definidas no art. 6o desta Lei, são OBJETIVOS dos Institutos Federais:


    I - ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos;

    II - ministrar cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores, objetivando a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização de profissionais, em todos os níveis de escolaridade, nas áreas da educação profissional e tecnológica;


    VI - ministrar em nível de educação superior:

    a) cursos superiores de tecnologia visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia;

    b) cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional;

    c) cursos de bacharelado e engenharia, visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia e áreas do conhecimento;

    d) cursos de pós-graduação lato sensu de aperfeiçoamento e especialização, visando à formação de especialistas nas diferentes áreas do conhecimento; e

    e) cursos de pós-graduação stricto sensu de mestrado e doutorado, que contribuam para promover o estabelecimento de bases sólidas em educação, ciência e tecnologia, com vistas no processo de geração e inovação tecnológica.

ID
1015441
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A secretaria de educação de determinada unidade da federação propôs, em 2013, a reorganização de seu sistema de ensino, de seriação para ciclos, e uma ampla reformulação do currículo das escolas que compõem sua rede pública de ensino. Um texto básico em que se propunha a reestruturação curricular foi apresentado às unidades escolares para que os professores pudessem apresentar suas sugestões de alteração, supressão ou manutenção das concepções ou conteúdos nele expressos. Tais propostas deveriam, posteriormente, ser validadas em plenárias locais e estadual.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

A restruturação curricular proposta pela secretaria de educação refere-se ao currículo formal, norteador do trabalho das unidades de ensino, sendo a cultura organizacional de cada uma dessas unidades a norteadora do currículo real, ou seja, do conteúdo que de fato os alunos aprendem na escola, o qual nem sempre corresponde ao que está escrito nos planos de ensino ou ao que o professor tenta ensinar

Alternativas
Comentários
    • Currículo formal- também conhecido como currículo prescrito, é o currículo em sua forma mais idealizada. Aparece nas diversas formas de diretrizes curriculares (nacionais, estaduais, de educação especial etc.) e constitui-se de um conjunto de conhecimentos que a escola e o sistema de ensino julgam imprescindíveis para os(as) estudantes em determinada disciplina ou em determinado ano escolar.

    • Currículo real: Ganha efetividade no dia a dia da sala de aula, nas relações que se estabelecem entre professores(as) e estudantes, nas particularidades de suas vivências e de suas maneiras de pensar. Ele é composto, por exemplo, de todas aquelas adaptações feitas cotidianamente pelo professor que percebe que um determinado assunto despertou o interesse dos(as) estudantes, ou das estratégias usadas para aproximar a temática de suas realidades.

    • Currículo oculto: é constituído por todos os saberes que não estão prescritos nas diretrizes curriculares, mas que acabam por afetar, positiva ou negativamente, o processo de aprendizagem dos conhecimentos escolares. São os conhecimentos adquiridos fora da escola, com a família, os amigos; ou, ainda, no espaço escolar, nas brincadeiras dos corredores, na forma de dispôr as carteiras, na maneira de se comportar diante de professores(as) e colegas etc.

  • Certa?! No final do texto a banca associou o currículo real ao que nem sempre está escrito nos planos de ensino ou ao que o professor tenta ensinar. Essa definição do que está implícito é o currículo oculto.


ID
1015447
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A secretaria de educação de determinada unidade da federação propôs, em 2013, a reorganização de seu sistema de ensino, de seriação para ciclos, e uma ampla reformulação do currículo das escolas que compõem sua rede pública de ensino. Um texto básico em que se propunha a reestruturação curricular foi apresentado às unidades escolares para que os professores pudessem apresentar suas sugestões de alteração, supressão ou manutenção das concepções ou conteúdos nele expressos. Tais propostas deveriam, posteriormente, ser validadas em plenárias locais e estadual.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Considere que, ao analisarem os conteúdos sobre diversidade étnico-racial, os professores de determinada escola da rede tenham sugerido a supressão desse conteúdo do currículo, por considerá-lo irrelevante. Considere, ainda, que tal sugestão tenha sido fundamentada na autonomia da escola para a formulação do currículo e no desinteresse da comunidade pela temática. Nessa situação, deve-se acatar a sugestão proposta por essa escola, dada a inexistência de instrumento legal que obrigue as escolas a trabalharem tal conteúdo

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO ERRADA.

    Existe um dispositivo legal que INSTITUI DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO - RACIAIS E PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANA = RESOLUÇÃO N° 1 , DE 17 DE JUNHO DE 2004, onde vale ressaltar os seguintes dispositivos :

    Art 3 . ins 3° O ensino sistemático de História e Cultura Afro - Brasileira e Afriana na Educação Básica, nos termos da lei 10639/2003, refere-se , em especial, aos componentes curriculares de Educação Artística, literatura e História do Brasil.

    Art. 8 . Os sistemas de ensino promoverão ampla divulgação do Parecer CNE /CP 003/2004 e dessa Resolução, em atividades periódicas com a PARTICIPAÇÃO DAS REDES DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS, de exposição , avaliação e divulgação dos êxitos e dificuldades do ensino e aprendizagens de história e Cultura Afro - Brasileira e Africana e da Educação das Relações Étnicos - Raciais.


ID
1015450
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A secretaria de educação de determinada unidade da federação propôs, em 2013, a reorganização de seu sistema de ensino, de seriação para ciclos, e uma ampla reformulação do currículo das escolas que compõem sua rede pública de ensino. Um texto básico em que se propunha a reestruturação curricular foi apresentado às unidades escolares para que os professores pudessem apresentar suas sugestões de alteração, supressão ou manutenção das concepções ou conteúdos nele expressos. Tais propostas deveriam, posteriormente, ser validadas em plenárias locais e estadual.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Supondo-se que não haja na rede de ensino do estado professores habilitados para o ensino de música, esse conteúdo poderá ser suprimido do currículo.

Alternativas
Comentários
  • § 6o A música deverá ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo,

    do componente curricular de que trata o § 2o deste artigo.


  • Significado de Suprimidas 

    Eliminadas, abolidas,anuladas,impedidas de continuar, não mencionadas, omitidas.

  • Em outras palavras, o Estado vai se virar para arrumar um professor habilitado.


ID
1167370
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito do sistema e-MEC, julgue os próximos itens.

O processo de credenciamento será gratuito às instituições que dele queiram participar.

Alternativas
Comentários
  • É gratuito apenas às intituições públicas. 


ID
1172359
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que se refere às etapas e modalidades da educação básica que constam nas definições das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica, julgue os próximos itens.

O ensino fundamental, com duração de nove anos, se inicia aos seis anos de idade e é dividido em duas fases sequentes e com características próprias: anos iniciais, com cinco anos de duração, e anos finais, com quatro anos de duração.

Alternativas
Comentários
  • O Ensino Fundamental com nove anos de duração, de matrícula obrigatória para as crianças a partir dos 06 anos de idade, tem duas fases sequentes com características próprias, chamadas de anos iniciais, com cinco anos de duração, em regra para estudantes de 06 a 10 anos de idade; e anos finais, com quatro anos de duração, para os de 11 a 14  anos.

    Fonte: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=767
  • shoraste ?

  • É oq falei hj.. "as vezes venho ler os comentários e saio mais confusa que entrei" Ainda reclamam da CESPE

  • Tipo... O seu???


ID
1172419
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O processo de credenciamento será gratuito às instituições que dele queiram participar.

Alternativas
Comentários
  • Será gratuito às insstituições públicas.


ID
1172422
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os avaliadores responsáveis pelas visitas in loco são indicados pelo ministro da Educação após consultas realizadas anualmente às instituições de ensino.

Alternativas

ID
1172425
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As visitas são sempre realizadas por três avaliadores que se deslocam até o estabelecimento para a avaliação da instituição ou de seus cursos.

Alternativas
Comentários
  • Para autorização: Essa avaliação é feita quando uma instituição pede autorização ao MEC para abrir um curso. Ela é feita por dois avaliadores, sorteados entre os cadastrados no Banco Nacional de Avaliadores (BASis). Os avaliadores seguem parâmetros de um documento próprio que orienta as visitas, os instrumentos para avaliação in loco. São avaliadas as três dimensões do curso quanto à adequação ao projeto proposto: a organização didático-pedagógica; o corpo docente e técnico-administrativo e as instalações físicas.

    Para reconhecimento: Quando a primeira turma do curso novo entra na segunda metade do curso, a instituição deve solicitar seu reconhecimento. É feita, então, uma segunda avaliação para verificar se foi cumprido o projeto apresentado para autorização. Essa avaliação também é feita segundo instrumento próprio, por comissão de dois avaliadores do BASis, por dois dias. São avaliados a organização didático-pedagógica, o corpo docente, discente, técnico-administrativo e as instalações físicas.

    Para renovação de reconhecimento: Essa avaliação é feita de acordo com o Ciclo do Sinaes, ou seja, a cada três anos. É calculado o Conceito Preliminar do Curso (CPC) e aqueles cursos que tiverem conceito preliminar 1 ou 2 serão avaliados in loco por dois avaliadores ao longo de dois dias. Os cursos que não fazem ENADE, obrigatoriamente terão visita in loco para este ato autorizado."

    Fonte: Avaliação dos Cursos de Graduação  INEP


ID
1197895
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com Vieira apud Mancebo (2009), a educação superior vivencia um processo de “privatização” por consequência da desobrigação financeira da União, que se deve, em parte, aos programas governamentais como o

Alternativas
Comentários
  • Politicas neoliberalistas na Educação superior.

  • a)  ENEM: Exame Nacional do Ensino Médio -  foi criado em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica, buscando contribuir para a melhoria da qualidade desse nível de escolaridade. (http://portal.inep.gov.br/web/enem/sobre-o-enem)

    B) Gabarito - PROUNI: Programa Universidade para Todos - programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior. (http://siteprouni.mec.gov.br/o_prouni.php)

    c) SINAES: Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes (http://portal.inep.gov.br/superior-sinaes)

    d) REUNI: Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - série de medidas para retomar o crescimento do ensino superior público, criando condições para que as universidades federais promovam a expansão física, acadêmica e pedagógica da rede federal de educação superior. (http://reuni.mec.gov.br/o-que-e-o-reuni)

    e) ENADE: Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. (http://portal.inep.gov.br/enade)


ID
1212112
Banca
IF-SE
Órgão
IF-SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os atuais processos de descentralização educacional enfatizam a participação e a autonomia dos/das docentes, enquanto a gerência estratégica regula a produtividade educacional. Nessa conjuntura, a autonomia manifesta a ambiguidade das reformas educacionais, quando:

I. Responsabiliza a escola pelo próprio desempenho acadêmico e possibilita a elaboração do projeto político-pedagógico;
II.Limita as orientações pedagógicas e reforça o controle do desempenho escolar;
III. Aumenta os investimentos na educação e induz a busca de parcerias para a melhoria da qualidade educacional;
IV. Regula o funcionamento da escola, através de metas e de matrizes operacionais, e, justifica a desconcentração financeira, sob o discurso da descentralização financeira.

Estão corretas as alternativas:

Alternativas
Comentários
  • I e II


ID
1258603
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IBC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). A qualidade do processo de integração depende da estrutura organizacional da instituição, pressupondo propostas que considerem, entre outros

I. o grau de deficiência e as potencialidades de cada criança.

I. a idade cronológica.

III. a disponibilidade de recursos humanos e materiais existentes na comunidade.

Alternativas

ID
1312168
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O ensino médio constitui a etapa final da educação básica. Em conformidade com a legislação educacional em vigor a carga horária mínima total é de:

Alternativas
Comentários
  • Letra D, carga horária mínima de 800 horas por ano x 3 anos de ensino médio = 2.400 horas

  • Segundo as novas leis até 2022 essa carga horária deve aumentar de 800 para 1000 no ensino médio, correto? Ainda me confundo com isso

  • Isso mesmo Amanda, devemos ter a atenção de interpretar o enunciado, ele quer saber a carga horária total do ensino médio, então tem que multiplicar pelos 3 anos.

  • Questão confusa, devia ser anulada.

    Quem concorda da um joia.


ID
1312171
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em termos de políticas públicas de educação no Brasil, nas décadas de 1960 e 1970 o escolanovismo cede ao tecnicismo na orientação oficial. No que concerne à prática do professor nesse período, é correto afirmar que os professores, em geral, apresentaram o seguinte procedimento:

Alternativas
Comentários
  • seguiram adotando uma prática pedagógica eclética, permeada por práticas tradicionais e escolanovistas

  • o art 313-A não prevê o aumento de pena.


ID
1316398
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise as afirmativas sobre a organização e estrutura dos sistemas de ensino brasileiro, assinalando V (Verdadeiro) ou F (Falso).

( ) A educação escolar compõe-se de Educação Básica e Educação Superior.
( ) A Educação Básica é constituída pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
( ) No Brasil, devido à existência de comunidades indígenas em algumas regiões, há a oferta de educação escolar bilíngue e intercultural aos povos indígenas.
( ) Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional, Educação a Distância são modalidades de ensino.
( ) A Educação Superior abrange cursos sequenciais nos diversos campos do saber, cursos de graduação, de pós-graduação e de extensão.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • Sequencia correta: E - V, V, V, V, V

  • Alternativa E.

    V, V, V, V, V


ID
1332466
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
SESC-PE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Ensino Fundamental, com a duração de 9 (nove) anos, abrange a população na faixa etária dos

Alternativas
Comentários
  • MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA RESOLUÇÃO Nº 7, DE 14 DE DEZEMBRODE 2010 (*)
    Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o
    Ensino Fundamental de 9 (nove) anos.
     

    MATRÍCULA NO ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 (NOVE) ANOS
    E CARGA HORÁRIA
    Art. 8º O Ensino Fundamental, com duração de 9 (nove) anos, abrange a população na faixa etária dos 6 (seis) aos 14 (quatorze) anos de idade e se estende, também, a todos os que, na idade própria, não tiveram condições de frequentá-lo.
    § 1º É obrigatória a matrícula no Ensino Fundamental de crianças com 6 (seis) anos completos ou a completar até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula, nos termos da Lei e das normas nacionais vigentes.
    § 2º As crianças que completarem 6 (seis) anos após essa data deverão ser matriculadas na Educação Infantil (Pré-Escola).
    § 3º A carga horária mínima anual do Ensino Fundamental regular será de 800 (oitocentas) horas relógio, distribuídas em, pelo menos, 200 (duzentos) dias de efetivo trabalho escolar.


ID
1332475
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
SESC-PE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Ensino Fundamental, no Brasil, deve ser ministrado em:

Alternativas

ID
1352281
Banca
VUNESP
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A equipe pedagógica do Ciclo I de uma escola estadual estava fazendo a escolha dos livros para a leitura do professor, considerando os pressupostos do Guia de Planejamento e Orientações Didáticas do Programa Ler e Escrever. Indique a afirmação que condiz com as orientações contidas nesse Guia.

Alternativas

ID
1363948
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A União, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, estabelecerá padrão mínimo de oportunidades educacionais para o ensino fundamental, baseado no cálculo do custo mínimo por aluno e capaz de assegurar ensino de qualidade. É correto afirmar que o custo mínimo por aluno deverá ser calculado pela União

Alternativas
Comentários
  • Art. 74. A União, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, estabelecerá padrão mínimo de oportunidades educacionais para o ensino fundamental, baseado no cálculo do custo mínimo por aluno, capaz de assegurar ensino de qualidade.

    Parágrafo único. O custo mínimo de que trata este artigo será calculado pela União ao final de cada ano, com validade para o ano subseqüente, considerando variações regionais no custo dos insumos e as diversas modalidades de ensino.

     

    Gabarito: A


ID
1389337
Banca
IPAD
Órgão
SESC-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos

1. Visa-se oferecer maiores oportunidades de aprendizagem no período da escolarização obrigatória.
2. Pretende-se assegurar que, ingressando mais cedo no sistema de ensino, as crianças prossigam nos estudos, alcançando maior nível de escolaridade.
3. Os setores populares serão os mais beneficiados, pois as crianças de seis anos da classe média e alta já têm esse direito assegurado constitucionalmente.
4. Pressupõe-se a transferência para as crianças de seis anos os conteúdos e atividades da tradicional primeira série.
5. A nova organização do Ensino Fundamental deverá incluir os dois elementos: os nove anos de trabalho escolar e a nova idade que integra esse ensino.

Estão corretas:

Alternativas

ID
1393648
Banca
IPAD
Órgão
Prefeitura de Goiana - PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na década de oitenta do século passado, inicia-se no Brasil, uma política de implementação de um novo modelo de organização do ensino baseado em ciclos de aprendizagem. Os ciclos de aprendizagem têm em vista:

1. Superar a fragmentação artificial do processo de aprendizagem do sistema seriado.
2. Remover os mecanismos de retenção e de promoção do fracasso do aluno na escola, com base no respeito à diversidade.
3. Promover uma mudança na ocupação do tempo pedagógico e na função da escola, na perspectiva da democratização do ensino.
4. Instalar uma nova concepção de conhecimento, de ensino e de aprendizagem.

Estão corretas

Alternativas

ID
1393651
Banca
IPAD
Órgão
Prefeitura de Goiana - PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A introdução do ensino fundamental de nove anos, conforme o MEC constitui uma política capaz de contribuir para a efetivação de uma mudança na estrutura e na cultura escolar. O ensino fundamental de nove anos implica:

1. Na manutenção da estrutura de organização dos conteúdos, das metodologias de ensino e formas de avaliação da aprendizagem.
2. Na consideração do processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças de seis anos, do conhecimento e da atenção às suas características etárias, sociais e psicológicas.
3. Na ampliação da escolarização obrigatória, incluindo, sobretudo, crianças dos setores populares.

Está(ão) correta(s)

Alternativas

ID
1406230
Banca
FGV
Órgão
SUSAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação às características da organização escolar em ciclos, analise as afirmativas a seguir.

I. A denominação ciclo é recente no Brasil, aparecendo em meados dos anos de 1980.
II. A função dos ciclos é a de apenas regularizar o fluxo escolar.
III. O modelo de referência no Brasil foi inspirado na organização escolar da Inglaterra.

Assinale:

Alternativas

ID
1417054
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Como uma espécie de coroamento do processo que vinha se desenvolvendo desde a criação da Associação Brasileira de Educação (ABE), em 1924, foi lançado em 1932 o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Dirigido “ao povo e ao governo”, esse manifesto propunha-se a realizar a reconstrução social pela reconstrução educacional.

D. Saviani. O legado educacional do “Longo Século XX” brasileiro. In D. Saviani; J. Almeida; R. Souza.; V. Valdemarin. O legado educacional do século XX no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2004, p. 33 (com adaptações).

A partir do texto acima, julgue os itens a seguir, relativos ao pensamento educacional brasileiro.

Uma das dificuldades para a implementação das propostas apresentadas no Manifesto dos Pioneiros derivou de sua perspectiva centralizadora e unitária, que advogava a responsabilidade da União pela uniformidade na oferta educativa e no atendimento escolar.

Alternativas
Comentários
  • O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, ao compreender a escola como espaço institucional que deve oferecer educação popular igualitária para todos, com qualidade, gratuita e de obrigação do Estado, pensa na formação das habilidades necessárias para uma participação efetiva e influente na sociedade, não na perspectiva centrlizadora e unitária da "educação tradicional".


ID
1417072
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca do arranjo federativo brasileiro na política educacional, julgue os itens que se seguem.

Embora os municípios sejam os entes federados com menor capacidade de arrecadação própria, as redes municipais ampliaram, desde 1995, sua participação no total de matrículas do ensino fundamental, em que compartilham a responsabilidade da oferta com os estados, nos termos da CF.

Alternativas

ID
1421911
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação a objetivos, conteúdos e planejamento de ensino, julgue o item a seguir.

Em um fluxograma de elaboração de planejamento, têm-se, sequencialmente, os seguintes passos (embora existam outros passos): conhecimento da realidade; determinação dos objetivos; seleção e organização dos conteúdos.

Alternativas
Comentários
  • São 4 etapas de elaboração do planejamento:

    Conhecimento da realidade

    Elaboração do plano= que se refere à preparação

    execução do plano= que se refere ao desenvolvimento

    avaliação e aperfeiçoamento= que se refere ao aperfeiçoamento do planejamento


    EM SUMA: PREPARAÇÃO (CONHECIMENTO DA REALIDADE), DESENVOLVIMENTO E APERFEIÇOAMENTO SÃO ETAPAS DO PLANEJAMENTO.


    E os passo do fluxograma são: Conhecimento da realidade= determinação dos objetivo, seleção e organização dos conteúdos, seleção e organização dos procedimentos de ensino; seleção de recursos; seleção de procedimentos de avaliação; estruturação do plano; desenvolvimento do plano; aperfeiçoamento e avaliação= avaliação, feedback; replanejamento.


    Fonte: Claudino Pillet, Didática Geral, 2003.

    Espero ter ajudado@

    Foco#

  • Em um fluxograma de elaboração de planejamento, têm-se, sequencialmente, os seguintes passos (embora existam outros passos): conhecimento da realidade; determinação dos objetivos; seleção e organização dos conteúdos.

     

    Questão CERTA


ID
1432138
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre as atribuições definidas ao sistema federal de ensino, dadas as afirmativas,

I. Cabe à União a coordenação da política nacional de educação.
II. Cabe à União ofertar nacionalmente a educação superior por meio de sua função redistributiva.
III. Cabe à União elaborar o Plano Nacional de Educação, que deve ser aprovado pelo Congresso Nacional.

verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • Art. 8º § 1º Caberá à União a coordenação da política nacional de educação, articulando os diferentes níveis e sistemas e exercendo função normativa, redistributiva e supletiva em relação às demais instâncias educacionais.

     

    Art. 9º A União incumbir-se-á de:    

    I - elaborar o Plano Nacional de Educação, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios;

  • Errei a questão pq imaginava que sozinha a UNIÃO NÃO TEM O PODER EXCLUSIVO, SEM A colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.

     

  • também errei :( por conta do mesmo pensamento

ID
1432144
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre as atribuições do sistema federal, dos sistemas estaduais e dos sistemas municipais de ensino com a educação superior, dadas as afirmativas,

I. Cabe ao sistema federal baixar normas nacionais para a educação superior, autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar as instituições de educação superior federais e privadas, avaliar todas as instituições e cursos de educação superior do país.
II. Cabe aos sistemas estaduais de ensino autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar as instituições de educação superior estaduais e municipais.
III. Cabe aos sistemas municipais de ensino autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar as instituições de educação superior criadas e mantidas por seus municípios.

verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • Estão corretas apenas as afirmativas I e II (alternativa C), pois no que diz respeito aos municípios:

    Art. 11. Os Municípios incumbir-se-ão de:

    I - organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino, integrando-os às políticas e planos educacionais da União e dos Estados;


ID
1432207
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O sistema nacional de educação tem sido debatido ao longo da história da educação brasileira. Dadas as afirmativas quanto a sua atual definição,

I. O que caracteriza um sistema é a atividade intencional e organicamente concebida, que se justifica pela realização de atividades voltadas para as mesmas finalidades ou para a concretização dos mesmos objetivos.
II. A institucionalização do regime de colaboração entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios, no contexto da estrutura federativa brasileira, em que convivem sistemas educacionais autônomos, vem para assegurar efetividade ao projeto da educação nacional, vencer a fragmentação das políticas públicas e superar a desarticulação institucional.
III. O Sistema Nacional de Educação promove a institucionalização do regime de colaboração a qual cada ente federativo, com suas peculiares competências, é chamado a colaborar para transformar a Educação Básica em um sistema orgânico, sequencial e articulado.

verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E


ID
1483402
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A educação infantil brasileira vem recebendo maior destaque no cenário das políticas públicas, desde a Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988, e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, que definiram a educação das crianças pequenas em creches e pré-escolas como a primeira etapa da educação básica. Entretanto, a política de educação infantil no Brasil é marcada por relações de continuidade e descontinuidade, no que tange às políticas de atendimento. Com relação ao segmento “creche”, que atende crianças de zero a três anos, analise as afirmativas abaixo.

I. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental – FUNDEF – Lei 9.424/1996 – priorizou a pré-escola, o ensino fundamental e o ensino médio.
II. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Desenvolvimento do Magistério – FUNDEB – Lei 11.494/2007, apresentado pelo governo federal em 2005, excluiu as creches e o atendimento institucional às crianças de zero a três anos.
III. O Programa Bolsa Primeira Infância foi gestado no Governo Lula, em 2003, pelo Ministro Cristovam Buarque, e previa uma bolsa de R$ 50,00 para a mãe permanecer com a criança em casa.
IV. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Desenvolvimento do Magistério – FUNDEB, de 2007, incluiu o financiamento da educação infantil, inclusive o da creche, e inovou, pois também financia a rede conveniada.
V. A educação infantil no Brasil desenhou uma trajetória em que o Estado formulou e estimulou uma política de atendimento baseada na parceria com instituições privadas sem fins lucrativos, comunitárias, filantrópicas e confessionais. Essa política foi regulamentada na década de 1990, pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental – FUNDEF.

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • as alternativas II e IV não são contraditórias?

  • as alternativas não fazem sentido, são duas alternativas contraditórias mas que estão corretas?

    Como assim?

  • Não entendi nada.

  • Confundiu.


  • Eu tinha certeza da resposta III e IV , chutei errado.


  • exclui as crianças de 0 a 3 anos como asism, deveria estar esxrito inclui.

    permanecer a mae com o filho em cas?

  • não faz sentido, acho que seria pra assinalar a alternativa que tem as alternativas errdasa...

  • II. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Desenvolvimento do Magistério – FUNDEB – Lei 11.494/2007, apresentado pelo governo federal em 2005, excluiu as creches e o atendimento institucional às crianças de zero a três anos. 

    III. O Programa Bolsa Primeira Infância foi gestado no Governo Lula, em 2003, pelo Ministro Cristovam Buarque, e previa uma bolsa de R$ 50,00 para a mãe permanecer com a criança em casa. 

    IV. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Desenvolvimento do Magistério – FUNDEB, de 2007, incluiu o financiamento da educação infantil, inclusive o da creche, e inovou, pois também financia a rede conveniada.

  • QUESTÃO COMPLETAMENTE EQUIVOCADA

  • essa questão cabe recurso

  • questão com certeza seria anulada


ID
1752709
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Libâneo, Oliveira e Toschi (2012) afirmam que no contexto da sociedade contemporânea, a educação pública tem três objetivos fundamentais que devem servir de base para a construção de todas as escolas públicas. Assinale a alternativa que contempla, de forma correta, os objetivos previstos de acordo com os autores citados.

Alternativas
Comentários
  • 1º objetivo: preparação par ao processo produtivo e para a vida em uma sociedade técnico-informacional.

    2º objetivo: formação para a cidadania crítica e participativa.

    3º objetivo: formação ética.

  • http://oquehanahistoria.blogspot.com/2015/02/a-educacao-escolar-publica-e.html

  • Alternativa Correta : C

  • É tão frustrante procurar nos comentários mais do q a cópia da resposta certa, e encontrar: letra...


ID
1752829
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando a Lei nº 11.892, de 2008, em sua seção IV, “Da Estrutura Organizacional dos Institutos Federais”, leia as afirmativas a seguir.

I. A administração dos Institutos Federais terá como órgãos superiores o Colégio de Dirigentes e o Conselho Superior.
II. A reitoria de um Instituto Federal é composta por um Reitor e por cinco pró-reitores.
III. O Colégio de Dirigentes tem caráter deliberativo e é composto pelo Reitor, pelos pró-reitores e pelos diretores-gerais dos câmpus.
IV. O Conselho Superior, de caráter consultivo, é composto por representantes membros dos discentes, dos docentes, dos servidores técnico-administrativos e dos egressos da instituição, sendo que 50% de sua composição deve ser, obrigatoriamente, preenchida por docentes.

Estão corretas as alternativas:

Alternativas
Comentários
  • A QUESTÃO (C) ESTÁ CORRETA, POIS SEGUNDO A LEI DE Nº 11..892/2008 NO ARTIGO 10º COLOCA QUE: " A administração dos Institutos Federais terá como órgãos SUPERIORES o Coléio de Dirigentes e o Conselho Superior e no artigo 11º dessa mesma lei, destaca-se que: "Os Institutos Federais terão como órgão executivo a reitoria composta por 1 REITOR e 5 PRÓ-REITORES.

    O ERRO DA III- O Colégio de Dirigentes, de caráter CONSULTIVO.

    ERRO DA IV- O CONSELHO SUPERIOR é: CONSULTIVO E DELIBERATIVO e as representações sãoparitária dos segmentos e NÃO 50% por docentes.

  • ALTERNATIVA III E IV, FORAM INVERTIDAS.

    **Colégio de Dirigentes é de caráter CONSULTIVO, já o Conselho Superior é de caráter CONSULTIVO + DELIBERATIVO


ID
1752838
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em relação à Lei nº 11.892, de 2008, que institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências, é incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: e

    e) Os institutos federais possuem natureza jurídica de autarquia, detentoras de autonomia didático-pedagógica e disciplinar, mas não têm autonomia administrativa, patrimonial e financeira.

    art. 1, parágrafo único:

    As instituições mencionadas nos incisos I (Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia - Institutos Federais), II, III e V do caput possuem natureza jurídica de autarquia, detentoras de autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar.





ID
1789624
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ensino Fundamental foi, durante a maior parte do século XX, o único grau de ensino a que teve acesso a grande maioria da população. Em 1898, a proporção de suas matrículas ainda representava mais de 75% do total de alunos atendidos pelos sistemas escolares brasileiros em todas as etapas de ensino.
Em 2009, o perfil seletivo da nossa escola havia se atenuado um pouco, com a expansão do acesso às diferentes etapas da escolaridade.
No que se refere à qualidade na educação do ensino fundamental no Brasil, assinale a alternativa que indica o desafio mais urgente a ser superado.

Alternativas
Comentários
  • No que se refere à qualidade na educação do ensino fundamental no Brasil.


ID
1791763
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sistema é um conjunto de partes integrantes, interdependentes e interativas que formam um todo unitário com objetivos próprios e específicos. Os elementos listados a seguir compõem um sistema, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Objetivos próprios e específicos. 

     objetivos,as entradas (input) e saídas (output), as medições e monitoramentos,as ações de melhorias.

     

  • O que a banca quis dizer com "entradas" e "saídas".?

  • Também não faço ideia Matheus.

     

  • Questão bem confusa


ID
1828783
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação à estrutura e à história do sistema de ensino, analise as afirmações a seguir, classificando-as como V (verdadeira) ou F (falsa).

( ) A Escola, investida pela “Sociedade" de uma função única e exclusivamente técnica, mantém uma relação unívoca com a economia dessa sociedade.

( ) A tarefa da escola é a reprodução da estrutura das relações de classe, pois, uma vez que não possui autonomia alguma, cabe a ela moldar-se segundo a lógica de estruturação da sociedade.

( ) O sistema de ensino possui uma autonomia relativa, isto é, tem o poder de reinterpretar as exigências externas e tirar partido das ocasiões históricas para realizar sua lógica interna.

De acordo com o ponto de vista que Bourdieu defende em sua obra A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino, assinale a alternativa que apresenta a classificação correta das afirmações, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  •  e) F; F; V.


ID
1839892
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Feira Grande - AL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O sistema de ensino, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), pode ser organizado pelos municípios, configurando o sistema municipal de ensino.
Quando o município não organiza seu próprio sistema, ele

Alternativas
Comentários
  • Lei de diretrizes de bases

    Parágrafo único. Os municípios poderão optar, ainda por se integrar ao sistema estadual de ensino ou compor com ele um site a único de educação básica.

  • LDB

    Art. 11. Os Municípios incumbir-se-ão de:


    I - organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino, integrando-os às políticas e planos educacionais da União e dos Estados;

    II - exercer ação redistributiva em relação às suas escolas;

    III - baixar normas complementares para o seu sistema de ensino;

    IV - autorizar, credenciar e supervisionar os estabelecimentos do seu sistema de ensino;

    V - oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental, permitida a atuação em outros níveis de ensino somente quando estiverem atendidas plenamente as necessidades de sua área de competência e com recursos acima dos percentuais mínimos vinculados pela Constituição Federal à manutenção e desenvolvimento do ensino.

    VI - assumir o transporte escolar dos alunos da rede municipal.          (Incluído pela Lei nº 10.709, de 31.7.2003)


    Parágrafo único. Os Municípios PODERÃO OPTAR, ainda, por se integrar ao sistema estadual de ensino OU compor com ele um sistema único de educação básica.

    REPOSTA: A

  •  a)

    pode integrar o sistema estadual e compor com ele um sistema único de educação básica.


ID
1908088
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em relação à História da Educação, assinale a alternativa correta:

Alternativas

ID
1982809
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A gestão de uma Universidade em qualquer situação, mesmo que existam recursos poderá ficar intimidada pelo pouco potencial de ação existente.

porque

sendo a Universidade uma organização social e estando inserida num sistema aberto, abrange, em todos os seus procedimentos administrativos, relações com a eficácia, a eficiência e a efetividade.

(TUBINO, 1997:50) ]

Sobre as duas afirmativas, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • d) as duas são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


ID
2099578
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação às formas de organização da educação e às bases curriculares nacionais, julgue o próximo item.

O conceito de cidades educadoras, que surgiu no início da década de 90 do século passado, consolidando-se no Congresso Internacional das Cidades Educadoras, realizado em Barcelona, com a aprovação de uma carta de princípios básicos caracterizadores de uma cidade que educa, influenciou a formulação das diretrizes para a organização da educação nacional.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: certo.

  • Certo.

    O que é uma Cidade Educadora?

    Cidades Educadoras começou como um movimento, em 1990, com base no I Congresso Internacional de Cidades Educadoras, realizado em Barcelona, quando um grupo de cidades representadas por seus governos locais, pactuou o objetivo comum de trabalhar juntas em projetos e atividades para melhorar a qualidade de vida os habitantes, a partir da sua participação ativa na utilização e evolução da própria cidade e de acordo com a carta aprovada das Cidades Educadoras. Mais tarde, em 1994, o movimento foi formalizado como o III Congresso Internacional em Bolonha.

    Fonte: Portal do MEC


ID
2099581
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação às formas de organização da educação e às bases curriculares nacionais, julgue o próximo item.

De acordo com resolução do Conselho Nacional de Educação, a educação constitui direito universal e alicerce indispensável para a aquisição de direitos expressos exclusivamente na Constituição Federal.

Alternativas
Comentários
  • ERRO SUBLINHADO: De acordo com resolução do Conselho Nacional de Educação, a educação constitui direito universal e alicerce indispensável para a aquisição de direitos expressos exclusivamente na Constituição Federal.

     

    - Conforme a RESOLUÇÃO Nº 4, DE 13 DE JULHO DE 2010 que define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica no art. 5º: A Educação Básica é direito universal e alicerce indispensável para o exercício da cidadania em plenitude, da qual depende a possibilidade de conquistar todos os demais direitos, definidos na Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), na legislação ordinária e nas demais disposições que consagram as prerrogativas do cidadão.

  • O direito à Educação está previsto no ECA / LDB / CF , não exclusivo só na CF. Por isso está errada a questão.
  • De acordo com resolução do Conselho Nacional de Educação, a educação constitui direito universal e alicerce indispensável para a aquisição de direitos expressos exclusivamente na Constituição Federal.

    o termo exclusivamente torna a questão errada.


ID
2138014
Banca
EXATUS-PR
Órgão
Prefeitura de Nova Friburgo - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A transferência poderá ocorrer quando, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  •  d) o aluno transferido de instituição de ensino cuja sistemática de avaliação seja diversa a da escola na qual está matriculando-se, este aluno deverá permanecer com a sistemática de avaliação da escola de origem.  

  • Em qual artigo podemos encontrar essa resposta ?

  • Questão estranha Oo

    Marquei por eliminação.


ID
2182924
Banca
IBFC
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conhecer a legislação e o funcionamento do sistema e aplicar seus princípios e normas compreende algumas habilidades desenvolvidas pelo professor. Nesse sentido, analise as afirmações a seguir:
I. Conhecer os documentos básicos da legislação e das políticas nacionais e estaduais relacionadas ao ensino fundamental.
II. Conhecer a estrutura e o funcionamento do Sistema Estadual de Ensino.
III. Atuar de acordo com as responsabilidades da SEE/MG para os anos iniciais do ensino fundamental.
IV. Estabelecer interlocução com os profissionais da área de educação.
Estão corretas as afirmativas:

Alternativas

ID
2234569
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Relacione as Modalidades da Educação Básica à respectiva característica.

1. Educação de Jovens e Adultos
2. Educação Especial
3. Educação Profissional e Tecnológica
4. Educação do Campo

( ) Integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia, e articula-se com o ensino regular e com outras modalidades educacionais.
( ) Destina-se aos que se situam em faixa etária superior à considerada própria para a conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
( ) Está prevista para população específica, com adequações necessárias às peculiaridades contextuais de cada região.
( ) Modalidade transversal a todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, é parte integrante da educação regular, devendo ser prevista no projeto político-pedagógico da unidade escolar.

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo. 

Alternativas
Comentários
  • Art. 28. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) destina-se aos que se situam na faixa etária superior à considerada própria, no nível de conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

    Art. 30. A Educação Profissional e Tecnológica, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia, e articula-se com o ensino regular e com outrasmodalidades educacionais: Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial e Educação à Distância.

    Art. 35. Na modalidade de Educação Básica do Campo, a educação para a populaçãorural está prevista com adequações necessárias às peculiaridades da vida no campo e de cada região, definindo-se orientações para três aspectos essenciais à organização da ação pedagógica:
    I - conteúdos curriculares e metodologias apropriadas às reais necessidades e interesses dos estudantes da zona rural;
    II - organização escolar própria, incluindo adequação do calendário escolar às fases do ciclo agrícola e às condições climáticas;
    III - adequação à natureza do trabalho na zona rural.
     

    Art. 29. A Educação Especial, como modalidade transversal a todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, é parte integrante da educação regular, devendo ser prevista no projeto político-pedagógico da unidade escolar.


ID
2243830
Banca
IDECAN
Órgão
SEARH - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise as afirmativas correlatas.

I. “Por tradição, o processo de ensino e aprendizagem na escola tem sido organizado em séries, mas essa organização tem sido criticada.”

PORQUE

II. “Se fundamenta na ideia de que os tempos e espaços de aprendizagem devem ser diferentes para todos, e isso considera as diferenças no ritmo de aprendizagem dos alunos de uma mesma turma.”

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Não engoli esse gabarito, uma vez que a segunda afirmativa está justificando o porquê do processo ser organizado, tradicionalmente , em séries. Alguém pode me esclarecer melhor?

  • Bom, eu fiz esta prova e no dia pensei como vc. Porém, lá no dia, reli novamente a questão é conclui que a organização em série não se dá pela justificativa exposta no II. E para meu entendimento a questão quer a justificativa para seriaçao.

  • a- As duas afirmativas são falsas? Não, porque realmente é dividida em séries embora cada um aprenda num ritmo diferente

    b- Segunda contradiz a primeira?  SIM, pois se ela é criticada por dividir em séries , pressupondo que todos aprendem no mesmo tempo, como pode afirmar que todos aprendem num ritmo diferente?

    c- A primeira é falsa e segunda verdadeira? Não, tradicionalmente é dividido em séries.

    d- Ela não justifica a primeira mas sim a contradiz.

  • Ainda continuo achando confuso. 

  • A primeira fala sobre seriação e a segunda é ponto fundamental da organização em ciclos, a organização em ciclos critica, contradiz os fundamentos da seriação. Então o gabarito é B.

  • b) A segunda afirmativa contradiz a primeira.

  • Cadê a contradição?? A segunda fala que os alunos tem ritmos diferentes, por isso não deveria haver séries nas quais todos, teoricamente, têm que aprender a mesma coisa no mesmo tempo.

  • A primeira afirmativa claramente trata da seriação (organização Tradicional): " I. “Por tradição, o processo de ensino e aprendizagem na escola tem sido organizado em séries, mas essa organização tem sido criticada.” "

    A segunda afirmativa trata dos ciclos: " II. “Se fundamenta na ideia de que os tempos e espaços de aprendizagem devem ser diferentes para todos, e isso considera as diferenças no ritmo de aprendizagem dos alunos de uma mesma turma.” "

    A questão nos leva ao erro pois parece que a segunda afirmativa justifica o porquê da seriação ser criticada. Na verdade a segunda afirmativa está erroneamente dando características do Ciclo, como se fossem, as características citadas, desvantagens da seriação.

    Espero que tenha conseguido explicar meu pensamento...

  • Entendi vários nadas

  • não estou disposta

  • “Por tradição, o processo de ensino e aprendizagem na escola tem sido organizado em séries, mas essa organização tem sido criticada PORQUE Se fundamenta na ideia de que os tempos e espaços de aprendizagem devem ser diferentes para todos, e isso considera as diferenças no ritmo de aprendizagem dos alunos de uma mesma turma.”

    A questão está correta, vejam que a primeira frase se refere à SÉRIE e a segunda se refere ao CICLO, logo há uma CONTRADIÇÃO, uma vez que a segunda NÃO EXPLICA a primeira frase

  • Questão modinha do momento

  • Não estou disposto (02)

  • N estou disposta (3)


ID
2262124
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conforme a linha do tempo da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, em 1909, o presidente Nilo Peçanha assinou o Decreto 7.566, criando inicialmente 19 “Escolas de Aprendizes Artífices” subordinadas ao Ministério dos Negócios da Agricultura, Indústria e Comércio. Associe as duas colunas, relacionando o tempo histórico ao acontecimento marcante:
A. 1937.
B. 1959.
C. 1961.
D. 2004.
( ) O ensino profissional é equiparado ao ensino acadêmico com a promulgação da Lei 4.024 que fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. O período é marcado por profundas mudanças na política de educação Profissional.
( ) Promulgada a nova Constituição Brasileira que trata pela primeira vez do ensino técnico, profissional e industrial. É assinada a Lei 378, que transforma as Escolas de Aprendizes e Artífices em Liceus Industriais, destinados ao ensino profissional, de todos os ramos e graus.
( ) As Escolas Industriais e Técnicas são transformadas em autarquias com o nome de Escolas Técnicas Federais, com autonomia didática e de gestão.
( ) O Decreto 5.154 permite a integração do ensino técnico de nível médio ao ensino médio.
A sequência CORRETA da associação acima é:

Alternativas
Comentários
  •  b) C, A, B, D.

  • A:

    Assim, em 13 de janeiro de 1937, foi assinada a Lei 378 que transformava as Escolas de Aprendizes e Artífices em Liceus Profissionais, destinados ao ensino profissional, de todos os ramos e graus.

     

    B:

    No ano de 1959, as Escolas Industriais e Técnicas são transformadas em autarquias com o nome de Escolas Técnicas Federais. As instituições ganham autonomia didática e de gestão.

     

    D:

    O Decreto 5.154/2004 permite a integração do ensino técnico de nível médio ao ensino médio.

     

    Fonte: www.oei.es/historico/pdf2/historico_educacao_profissional.pdf

     

  • ( C. 1961 ) O ensino profissional é equiparado ao ensino acadêmico com a promulgação da Lei 4.024 que fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. O período é marcado por profundas mudanças na política de educação Profissional.

    ( A. 1937 ) Promulgada a nova Constituição Brasileira que trata pela primeira vez do ensino técnico, profissional e industrial. É assinada a Lei 378, que transforma as Escolas de Aprendizes e Artífices em Liceus Industriais, destinados ao ensino profissional, de todos os ramos e graus.

    ( B. 1959 ) As Escolas Industriais e Técnicas são transformadas em autarquias com o nome de Escolas Técnicas Federais, com autonomia didática e de gestão.

    ( D. 2004 ) O Decreto 5.154 permite a integração do ensino técnico de nível médio ao ensino médio.


ID
2265022
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Educação Nacional está organizada em três sistemas de ensino distintos, conforme a dependência politico-administrativa. Os sistemas de ensino dos Estados e do Distrito Federal compreendem:

Alternativas
Comentários
  • C

    Instituições de ensino fundamental e médio, criadas e mantidas pela iniciativa privada.

  • LDB

    Art. 17. Os sistemas de ensino dos Estados e do Distrito Federal compreendem:

    I - as instituições de ensino mantidas, respectivamente, pelo Poder Público estadual e pelo Distrito Federal;

    II - as instituições de educação superior mantidas pelo Poder Público municipal;

    III - as instituições de ensino fundamental e médio criadas e mantidas pela iniciativa privada;

    IV - os órgãos de educação estaduais e do Distrito Federal, respectivamente.

    Parágrafo único. No Distrito Federal, as instituições de educação infantil, criadas e mantidas pela iniciativa privada, integram seu sistema de ensino.

  • Alternativa C.

    instituições de ensino fundamental e médio, criadas e mantidas pela iniciativa privada.


ID
2280661
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996, quanto aos Níveis e as Modalidades de Ensino da educação brasileira, analise as proposições:

I) A educação superior abrangerá os seguintes cursos e programas: cursos sequenciais por campo de saber, de graduação, de pós-graduação, e de extensão.

II) O ensino médio, etapa secundária da educação básica, com duração mínima de dois anos, terá como finalidade a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental e a preparação básica para o trabalho.

III) Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

IV) A educação profissional técnica de nível médio será desenvolvida nas seguintes formas: articulada com o ensino médio; e subsequente, em cursos destinados a quem já tenha concluído o ensino fundamental.

V) A educação escolar compõe-se de educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio; e educação superior.

Assinale a alternativa que apresente somente as proposições CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Item II - Ensino Médio

    Art. 35. O ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades:

    I - a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;

    II - a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;

    III - o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;

    IV - a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

     

    Item IV - Educação Profissional Técnica

    Art. 36-B.  A educação profissional técnica de nível médio será desenvolvida nas seguintes formas:

    I - articulada com o ensino médio; 

    II - subseqüente, em cursos destinados a quem já tenha concluído o ensino médio.  

    ___________________________________________________________________________________________Acrescenta    

    Art. 36-C.  A educação profissional técnica de nível médio articulada, prevista no inciso I do caput do art. 36-B desta Lei, será desenvolvida de forma:  

    I - integrada, oferecida somente a quem já tenha concluído o ensino fundamental, sendo o curso planejado de modo a conduzir o aluno à habilitação profissional técnica de nível médio, na mesma instituição de ensino, efetuando-se matrícula única para cada aluno;         

    II - concomitante, oferecida a quem ingresse no ensino médio ou já o esteja cursando, efetuando-se matrículas distintas para cada curso, e podendo ocorrer:         

    a) na mesma instituição de ensino, aproveitando-se as oportunidades educacionais disponíveis;         

    b) em instituições de ensino distintas, aproveitando-se as oportunidades educacionais disponíveis;          

    c) em instituições de ensino distintas, mediante convênios de intercomplementaridade, visando ao planejamento e ao desenvolvimento de projeto pedagógico unificado. 

  • I -  Certo
    Art. 44. A educação superior abrangerá os seguintes cursos e programas:
    I ­ cursos seqüenciais
    II ­ de graduação
    III ­ de pós­graduação
    IV ­ de extensão

     

    II -  Errado
    Art. 35. O ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades:
    I ­ a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;
    II ­ a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;

     

    III -  Certo
    Art. 58. Entende­se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

     

    IV -  Errado
    Art. 36­B. A educação profissional técnica de nível médio será desenvolvida nas seguintes formas:
    I ­ articulada com o ensino médio;
    II ­ subseqüente, em cursos destinados a quem já tenha concluído o ensino médio.

     

    V -  Certo
    Art. 21. A educação escolar compõe­se de:
    I ­ educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio
    II ­ educação superior
    .

  • c) I, III, V

  • kkkkkkkkk.... fui tão confiante que marquei a alternativa errada. Ainda bem que foi por aqui.


ID
2296501
Banca
Prefeitura de Palhoça - SC
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia com atenção e assinale a alternativa correta:
“O planejamento da educação é composto por diferentes níveis de organização. Assim, podemos pensar em nível macro no Planejamento do Sistema de Educação, que corresponde ao planejamento da educação em âmbito nacional, estadual e municipal.” (PADILHA, 2003)

Alternativas
Comentários
  • GAB. A

     a) Referido planejamento elabora, incorpora e reflete as políticas públicas educacionais.


ID
2310823
Banca
Big Advice
Órgão
Prefeitura de Martinópolis - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Cabe às secretarias de educação dos estados e do Distrito Federal, visando definir e implementar a política estadual para a área, em consonância com a legislação vigente e com os princípios expressos na Política Nacional de Educação Infantil:

I. Articular-se com o Ministério da Educação, secretarias municipais, órgãos, organismos, organizações, áreas, programas, poderes Legislativo e Judiciário para propiciar uma gestão integrada e colaborativa entre os três níveis de governo e entre os diversos setores das políticas sociais em assuntos que dizem respeito à criança de 0 até 6 anos de idade.

II. Estabelecer diretrizes, objetivos, metas e estratégias para a área.

III. Divulgá-la por meio de distribuição de documento impresso e disponibilizá-la na Internet.

IV. Ampliar progressivamente, em colaboração com os sistemas municipais, o atendimento às crianças de 0 até 4 anos de idade com objetivo de atingir toda a demanda em âmbito estadual. 

A alternativa correta é:

Alternativas
Comentários
  •  a)

     I, II e III.

  • A educação infantil vai ate que idade? não cinco anos e onze mezes, sendo que na idade de seis anos ela ja deve ta matricualda no ensino fundamental? entao por que a aducaççao infantil segundo o item I desta questao deve ir ate os seis anos? Alguem pode me esclarecer? pease!

  • tambem estou com a mesma duvida do Vinicius. acredito que a questao esteja mal formulada.

  • Art. 29 da Lei de Diretrizes e bases da educação Nacional ( LDB) - A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. Art. 30 da mesma lei (LDB) - A educação infantil seráa oferecida em: I - creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade; II- pré-escolas, para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade. (REDAÇÃO DADA PELA LEI N 12.796 DE 2013). 

    LEI ATUALIZADA ATÉ AGORA (2018).

  • Item I, sei não hein.

  • não sou da área da educação, mas o 1o documento que eu abri sobre PNE infantil apresentou o titulo abaixo:

    "Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica Política Nacional de Educação Infantil: pelo direito das crianças de zero a seis anos à Educação"


ID
2324134
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando as formas de oferta e de organização da educação, julgue o item que se segue.

Na perspectiva do currículo, sua transposição à prática depende tão-somente da identificação dos elementos culturais produzidos pela humanidade, distinguindo entre o essencial e o acidental, o principal e o secundário, o fundamental e o acessório.

Alternativas
Comentários
  • O erro está na afirmatica que o currículo depende tão-somente dos elementos culturais produzidos pela humanida, uma vez que esse depende também de outros elementos subjetivos, como o currículo oculto. Esse tipo curricular envolve "todas as manifestações no ambiente escolar... Simbologias que não estão expressas em palavras ou não estão formalmente no papel".

     

    Referência: http://vivendodepedagogia.blogspot.com.br/2011/05/o-que-e-curriculo-teorias-curriculares.html

  • Obrigada pela explicação!

  • obrigado.

  • Tão somente = apenas. Só aí há uma grande possibilidade da assertiva estar incorreta. 

  • O currículo tão somente depender dos elementos culturais produzido pela humanidade vai se resumir na prática à mera transmissão de conhecimentos pelo professor.


ID
2330626
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre os níveis e modalidades de educação de ensino atuais no Brasil, leia atentamente as afirmações a seguir.


I) A educação brasileira é composta de dois níveis: educação básica e educação superior.

II) A educação básica é formada pela: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

III) O ensino fundamental é composto por 8 (oito) anos.

IV) A educação superior abrange os seguintes cursos e programas: cursos sequenciais por campo de saber; cursos de graduação, cursos de pós-graduação e cursos de extensão.

V) A LDB/1996 apresenta duas modalidades de educação: educação de jovens e adultos e educação profissional.


Com base nas afirmativas anteriores, marque a opção em que todas as alternativas estejam CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B.

    I e II - art. 21 da Lei 9.394 de 1996.

    IV - art. 44, incisos I, II, III e IV da Lei 9.394 de 1996.

  • Lei 9.394/ LDB

    Assetivas I e II =  artigo 21

    Assertiva III = artigo 32

    Assrtiva IV = artigo 44

     

  • Erro da alternativas:

     

    III) Ensino fundamental obrigatório: 9 anos

     

    V) Educação escolar dividida entre:

     1) educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio;

    2) educação superior.

     

  • Na real a educação brasileira não se divide em níveis e sim a educação escolar.

  • A questão exigiu conhecimento da Educação Básica conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9394/1996. O candidato deve indicar quais assertivas estão corretas. Analisemos:

    I) Correta.

    "Art. 21. A educação escolar compõe-se de: I - educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio; II - educação superior."

    II) Correta.

    "Art. 21. A educação escolar compõe-se de: I - educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio;

    III) Incorreta.

    São 9 (nove) anos. Vejam o texto legal:

    "Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante: (...)"           

    IV) Correta.

    "Art. 44. A educação superior abrangerá os seguintes cursos e programas:      

    I - cursos seqüenciais por campo de saber, de diferentes níveis de abrangência, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos pelas instituições de ensino, desde que tenham concluído o ensino médio ou equivalente;    II - de graduação, abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo;

    III - de pós-graduação, compreendendo programas de mestrado e doutorado, cursos de especialização, aperfeiçoamento e outros, abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino;

    IV - de extensão, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos em cada caso pelas instituições de ensino."

    V) Incorreta.

    Existem mais modalidades de ensino que foram apresentadas pela assertiva. Vejam:

    MODALIDADES DE ENSINO

    Educação de Jovens e Adultos (EJA)

    Educação Especial

    Educação Profissional e Tecnológica 

    Educação Escolar Indígena 

    Educação Básica do Campo

    Educação Escolar Quilombola

    Educação a Distância

    Portanto, somente as assertivas I, II, IV estão corretas.

    Gabarito do monitor: B


ID
2376754
Banca
IBADE
Órgão
SEDUC-RO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O conceito da inclusão é definido como um sistema educacional modificado, organizado e estruturado para atender às necessidades específicas, interesses e habilidades de cada aluno. Requer uma ação mediadora nas inter-relações entre a criança, professores e seus familiares, um currículo que contemple a criança em desenvolvimento, atendendo às suas especificídades no contexto de convivência, e uma prática pedagógica:

Alternativas
Comentários
  • dinâmica.

  • Por quê?

     


ID
2385331
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre a educação escolar, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  •  a)     A Educação Básica e Superior são os níveis que compõem a educação escolar

  • Educação Superior compõe a escola??? 

  • LDB 

    TÍTULO V - Dos Níveis e das Modalidades de Educação e Ensino

    CAPÍTULO I - Da Composição dos Níveis Escolares

    Art. 21. A educação escolar compõe-se de:

    I - educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio;

    II - educação superior.

  • Alternativa A.

    A Educação Básica e Superior são os níveis que compõem a educação escolar


ID
2401144
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o item subsequente com base nas Diretrizes Pedagógicas para a Organização Escolar do 3.º Ciclo para as Aprendizagens.

A organização em ciclos tem como princípio a progressão continuada da aprendizagem e está constituída em cinco elementos de organização.

Alternativas
Comentários
  • CERTO: A organização em ciclos tem como princípio a progressão continuada da aprendizagem e está constituída em cinco elementos de organização. 

  • quais são esses ciclos?

  • § 1º É facultado aos sistemas de ensino desdobrar o ensino fundamental em ciclos.
    § 2º Os estabelecimentos que utilizam progressão regular por série podem adotar no ensino fundamental o
    regime de progressão continuada, sem prejuízo da avaliação do processo de ensino-aprendizagem, observadas as
    normas do respectivo sistema de ensino.


    Os ciclos são organizados por cada sistema. Para saber mai,  temos que estudar o sistema de ensino do DF.

  • A organização escolar em ciclos, que tem como princípio a progressão continuada das aprendizagens, constitui-se por meio de cinco elementos da organização do trabalho pedagógico escolar: a) gestão democrática; b) formação continuada dos profissionais da educação; c) coordenação pedagógica; d) avaliação formativa; e) organização e progressão curricular

ID
2401153
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o item subsequente com base nas Diretrizes Pedagógicas para a Organização Escolar do 3.º Ciclo para as Aprendizagens.

O projeto interventivo, que constitui uma das formas de atender as necessidades específicas de cada discente, caracteriza-se por ser contínuo e temporal.

Alternativas
Comentários
  • certo: A organização em ciclos tem como princípio a progressão continuada da aprendizagem e está constituída em cinco elementos de organização. 

  • Discente é a pessoa que aprende, ou seja, o aluno


ID
2402992
Banca
FUNECE
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em relação ao sistema educacional brasileiro, assinale a afirmação verdadeira.

Alternativas
Comentários
  • LDB Art. 4º I - educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, organizada da seguinte forma:  

    a) pré-escola;           

    b) ensino fundamental;            

    c) ensino médio;  

    Art. 44. A educação superior abrangerá os seguintes cursos e programas:

    I - cursos seqüenciais por campo de saber, de diferentes níveis de abrangência, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos pelas instituições de ensino, desde que tenham concluído o ensino médio ou equivalente; 

    II - de graduação, abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo;

    III - de pós-graduação, compreendendo programas de mestrado e doutorado, cursos de especialização, aperfeiçoamento e outros, abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino;

    IV - de extensão, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos em cada caso pelas instituições de ensino.

  • LEI 9394/1996 (LDB) Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão

  • b) O ensino fundamental tem duração de nove anos. 

  • Parece mentira, mas errei esta questão. Tão óbvia que se erra.

  • Vamos lá.

     

    A) A educação básica é constituída pelo ensino fundamental e ensino médio.  ERRADO

     

    R: Educação básica:  Fundamental+ Médio + pré-escola.

     

     

     

     

    B)  O ensino fundamental tem duração de nove anos.   G A B A R I T O

     

     

     

    C) O Exame Nacional do Ensino Médio — ENEM — é aplicado semestralmente.   ERRADO

     

    R: Anualmente.

     

     

     

     

    D) Os cursos de pós-graduação que compreendem especialização, mestrado e doutorado não fazem parte da educação superior.  ERRADO

     

    R: Óbvio que fazem.

     

     

    Bons Estudos, galera!!

     

     

  • Gabarito: B

     

    #partiuposse


ID
2448175
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na década de 1990, as Escolas Técnicas Federais e as Escolas Agrotécnicas Federais foram transformadas, gradativamente, em Centros Federais de Educação Tecnológica, implicando em uma alteração na oferta educacional dessas instituições. Sobre essas instituições de Educação Profissional, é correto afirmar que a

Alternativas
Comentários
  • a- ( Errada ) expansão da oferta de educação profissional deu-se mediante à criação de novas unidades de ensino por parte dos Estados e Municípios, transferidas posteriormente para a União.

    b- ( Correta) transformação das Escolas Técnicas Federais e das Escolas Agrotécnicas em Centros Federais de Educação Tecnológica favoreceu a expansão da oferta educacional, uma vez que esses centros poderiam oferecer cursos superiores. 

    c- ( Errada ) transformação das Escolas Técnicas Federais e as Escolas Agrotécnicas em Centros Federais de Educação Tecnológica favoreceu a expansão da oferta educacional, por meio da certificação de conhecimento. ( Certificação de conhecimento sempre teve e a questão está questionando sobre "as transformações")  

    d- (Errada) - expansão da oferta de educação profissional, mediante à criação de unidades de ensino pela União, aumentou o número de vagas nos cursos superiores e nos técnicos integrados na modalidade educação de jovens e adultos.   (esta transformação aconteceu 2004, a questão faz abordagem em 1990) ) 

  • Letra B é a alternativa correta, realmente as escolas agrotécnicas quando transformadas em centros federais de ducação favoreceu a expansã da oferta educacional in clusive o acrescimo de cursos superiores.


ID
2448181
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No âmbito das políticas públicas federais para Educação Profissional e Tecnológica, foi criada, pela Portaria Interministerial Nº 1.082/2009, a Rede Nacional de Certificação Profissional e Formação Inicial e Continuada, difundida como Rede Certific. Nos termos dessa legislação, constitui-se como um dos objetivos da Rede Certific:

Alternativas
Comentários
  • Letra A, fui por eliminação falou em desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental, fala em 50% de chance da alternativa correta ser essa.

  • GABARITO: A

    A Portaria Interministerial (MEC e TEM) n° 1.082 de 20 de novembro de 2009 cria a Rede Nacional de Certificação Profissional e Formação Inicial e Continuada - Rede CERTIFIC

    O que é: A Rede Nacional de Certificação Profissional e Formação Inicial e Continuada - Rede CERTIFIC é uma política pública de inclusão social que se institui através da articulação do Ministério da Educação - MEC e Ministério do Trabalho e Emprego - MTE em cooperação com as instituições/organizações que a constituem, denominadas:

    I – Membros Natos: Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, responsáveis pelo desenvolvimento e implementação dos Programas de Certificação Profissional e Formação Inicial e Continuada e pela acreditação de instituições para os mesmos fins.

    II – Membros Acreditados: instituições públicas de ensino que oferecem cursos da Educação Profissional e Tecnológica, instituições vinculadas às Confederações Nacionais, escolas de formação profissional vinculadas a sindicatos de trabalhadores ou organizações não governamentais com a finalidade de implantar e desenvolver os programas de certificação e formação profissional da Rede CERTIFIC.

    III – Membros Associados: órgãos governamentais e não governamentais com atribuições relacionadas à educação, certificação, metrologia, normalização, fiscalização do exercício profissional cuja finalidade é apoiar o funcionamento da Rede CERTIFIC.

    Finalidade: A Rede Nacional de Certificação Profissional e Formação Inicial e Continuada - Rede CERTIFIC constitui-se como uma Política Pública de Educação Profissional e Tecnológica voltada para o atendimento de trabalhadores, jovens e adultos que buscam o reconhecimento e certificação de saberes adquiridos em processos formais e não formais de ensino-aprendizagem e formação inicial e continuada a ser obtido através de Programas Interinstitucionais de Certificação Profissional e Formação Inicial e Continuada – Programas CERTIFIC.

    Quem será beneficiado: São beneficiários da Rede CERTIFIC trabalhadores, jovens e adultos que buscam formação profissional e/ou reconhecimento formal dos saberes adquiridos na sua trajetória de vida e trabalho.


ID
2465530
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O sistema é um conjunto de elementos, materiais e ideais, entre os quais haja alguma relação.

Qual opção apresenta a estrutura do sistema de ensino, seja ele federal, estadual ou municipal?

Alternativas

ID
2556505
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a alternativa CORRETA em que há dois marcos históricos para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D.

     

  • A) Errada - 1930 - criaçao do Ministério dos Negócios da Educaçao e Saúde Pública

    B) Errada - Decreto 5354-Integraçao da Educaçao Profissional ao Ensino Médio na modalidade Proeja.

    C) Errada - decreto 5154 - Regulamenta e educaçao profissional 

    E) Errada - 2007 - lançado Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos

    Obs: A letra D - Gabarito- nao está totalmente correta, pois foram 64 e nao 60 novas unidades de ensino que foram construídas. Veja no portal do MEC: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/centenario/historico_educacao_profissional.pdf 

  • Para quem quiser ter acesso ao conteúdo referente a questão é só acessar o link :

    http://redefederal.mec.gov.br/images/pdf/linha_tempo_11042016.pdf

    Linha do tempo da REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA


ID
2578252
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O sistema federal de ensino é composto por:

Alternativas
Comentários
  • Instituições de ensino mantidas pela União; instituições de ensino superior criadas e mantidas pela iniciativa privada; órgãos federais de educação.

  • Alternativa C.

    instituições de ensino mantidas pela União; instituições de ensino superior criadas e mantidas pela iniciativa privada; órgãos federais de educação.


ID
2697925
Banca
SUGEP - UFRPE
Órgão
UFRPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A organização escolar em ciclos de aprendizagem tem como base uma concepção de desenvolvimento e de aprendizagem que se pauta:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A (p não assinantes)

    não sei justificar

  • Pensei como você, amigo. Mas li novamente e está certo mesmo. Veja:

    "No segundo texto, ao informar que o urubu é “funcionário” (v.2), “veterano” (v.8) e “convicto profissional liberal” (v.16), o poeta quer assim transmitir a rotina, a experiência e a autonomia do urubu no período das secas do sertão...".

    Observe que o poeta descreve uma contraposição entre a autonomia do urubu - "livre"; "convicto profissional liberal" - fora do período de secas, e a autonomia do urubu no período das secas, ocasião em que sua autonomia é mitigada, agindo de forma mais detida - "compenetrado", "curvo", "conselheiro".

  • Alternativa A.

    no respeito às diferenças de ritmo dos alunos, de constituição dos grupos, levando em conta a idade, e sobretudo, suas características de natureza cognitiva e sócio-cultural-afetiva.


ID
2722408
Banca
DEPSEC
Órgão
UNIFAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O sistema federal de ensino compreende:


I - as instituições federais de ensino superior - IFES;

II - as IES criadas e mantidas pela iniciativa privada;

III - os órgãos federais de educação superior.


Estão CORRETOS os itens em qual das alternativas abaixo?

Alternativas
Comentários
  • A questão está fundamenta no ART. 2º do Decreto 5.773 de 9 de maio de 2006. Assertiva transcreve a letra da lei.
    Art. 2º O sistema federal de ensino superior compreende as instituições federais de educação superior, as 
    instituições de educação superior criadas e mantidas pela iniciativa privada e os órgãos federais de educação 
    superior. BONS ESTUDOS.


ID
2761888
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre a Organização da Educação Nacional, assinale V ou F:


( ) A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão, em regime de colaboração, os respectivos sistemas de ensino.

( ) Dos estados é a responsabilidade de elaborar o Plano Nacional de Educação, bem como zelar pela sua ampla divulgação, para que as outras esferas tenham conhecimento e o coloque em prática.

( ) Na estrutura educacional, haverá um Conselho Nacional de Educação, com funções normativas e de supervisão e atividade permanente, criado por lei.


Marque a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Na estrutura educacional, haverá um Conselho Nacional de Educação, com funções normativas e de supervisão e atividade permanente, criado por lei. CERTO


  • Fiquei na dúvida nesse "permanente"... mas é a função e não os membros. ;)

  • Art. 8º A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão, em regime de colaboração, os respectivos sistemas de ensino.

    § 1º Caberá à União a coordenação da política nacional de educação, articulando os diferentes níveis e sistemas e exercendo função normativa, redistributiva e supletiva em relação às demais instâncias educacionais.

  • Alternativa B

    V F V

  • Alternativa B.

    V,F,V.


ID
2761894
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito dos níveis da educação brasileira, e nos termos da legislação vigente, é possível afirmar que a Educação Básica compreende:

Alternativas
Comentários
  • Art. 21. A educação escolar compõe-se de:

    I - educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio;

    II - educação superior.

  • Essa questão poderia ser facilmente anulada, pois como não especificou os artigos e dando a entender que seria o artigo 4º e não o artigo 21.

    Apesar que seria colocado a alternativa que estivesse certa ou mais correta, mas mesmo assim o enunciado ficou confuso.

    Mas devemos tomar cuidado com essas alternativas, nas quais, existe um conflito, pois quem atualizou os artigo 4º esqueceu de atualizar também o artigo 21.

    ATUALIZADO EM 2013

    Art. 4º O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:

    I - educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, organizada da seguinte forma:      (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)

    a) pré-escola;       (Incluído pela Lei nº 12.796, de 2013)

    b) ensino fundamental;      (Incluído pela Lei nº 12.796, de 2013)

    c) ensino médio;      (Incluído pela Lei nº 12.796, de 2013)

    II - educação infantil gratuita às crianças de até 5 (cinco) anos de idade;      (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)

    ARTIGO DESATUALIZADO

    Art. 21. A educação escolar compõe-se de:

    I - educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio;

  • Educação básica: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. 

    Educação escolar: educação básica e educação superior. 

  • Alternativa A.

    Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.


ID
2767165
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A relação entre a formulação de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica e o trabalho desenvolvido pelas instituições de ensino superior é implicitamente evidenciada na apresentação de um dos objetivos fundamentais das diretrizes, qual seja,

Alternativas
Comentários
  • Orientar os cursos de formação inicial e continuada de profissionais da educação básica e os sistemas educativos dos diferentes entes federados.

  • RESOLUÇÃO Nº 4, DE 13 DE JULHO DE 2010

    Art. 2º Estas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica têm por objetivos:

    I - Sistematizar os princípios e as diretrizes gerais da Educação Básica contidos na Constituição, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e demais dispositivos legais, traduzindo-os em orientações que contribuam para assegurar a formação básica comum nacional, tendo como foco os sujeitos que dão vida ao currículo e à escola.

    II - estimular a reflexão crítica e propositiva que deve subsidiar a formulação, a execução e a avaliação do projeto político-pedagógico da escola de Educação Básica;

    III - orientar os cursos de formação inicial e continuada de docentes e demais profissionais da Educação Básica, os sistemas educativos dos diferentes entes federados e as escolas que os integram, indistintamente da rede a que pertençam.

  • Alternativa D.

    orientar os cursos de formação inicial e continuada de profissionais da educação básica e os sistemas educativos dos diferentes entes federados.


ID
2787346
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito das normatizações, das modalidades e do funcionamento do sistema educacional brasileiro, julgue o próximo item.


Embora a meta do Plano Nacional de Educação 2014 – 2024 seja oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, para atender a, pelo menos, 25% dos estudantes da educação básica (PNE, 2014 – 2024), as estatísticas mostram que essa meta dificilmente será atingida, pois a oferta nacional absoluta atual de educação em tempo integral não ultrapassa 20% das escolas públicas (Todos pela Educação, 2018).

Alternativas
Comentários
  • Só achei 2017, mas estava em 40,4%.

  • META 6: EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL

    A meta é oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas e atender, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica.

    AINDA NÃO FOI CUMPRIDA - Em 2017, o percentual de alunos das escolas públicas em tempo integral era de 17,4%. E o total de escolas que ofereciam tempo integral era de 28,6%, segundo o Censo da Educação Básica.

    ALERTA DO RELATÓRIO - "A queda no percentual de alunos e de escolas em tempo integral, ocorrida em 2016, afetou mais as redes municipais e o ensino fundamental."

    https://g1.globo.com/educacao/noticia/plano-nacional-de-educacao-tem-uma-meta-alcancada-em-20-e-risco-de-estagnacao-e-descumprimento-diz-relatorio.ghtml


  • ERRADA

    Dados retirados SITE do observatório do PNE.

    PORCENTAGEM DE ESCOLAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA COM MATRÍCULAS EM TEMPO INTEGRAL

    40.1% já alcançados em 2019

    PORCENTAGEM DE MATRÍCULAS NA REDE PÚBLICA EM TEMPO INTEGRAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

    15.5% já alcançados em 2019

  • Errado....Não atingiu 50%

  • O erro da questão (que é de 2018) é afirmar que "a oferta nacional absoluta atual de educação em tempo integral não ultrapassa 20%". Em 2018, a oferta de educação integral ultrapassou 20%.

  • Errado


ID
2787349
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito das normatizações, das modalidades e do funcionamento do sistema educacional brasileiro, julgue o próximo item.


A Constituição Federal de 1988 dispõe que os estados e o Distrito Federal atuem prioritariamente nos níveis fundamental e médio de ensino, ao passo que os municípios atuem prioritariamente no ensino fundamental e na educação infantil.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO


    Art. 211. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão em regime de colaboração seus sistemas de ensino.


    § 2º Os Municípios atuarão prioritariamente no ensino fundamental e na educação infantil.

    § 3º Os Estados e o Distrito Federal atuarão prioritariamente no ensino fundamental e médio.

  • Atenção ao comando da Questão: A constituição federal.... e não a LDB; portanto questão CERTA

  • Falando em constituição...resposta Certo

  • Segundo o art. 211, em seus parágrafos:

    § 2.º Os Municípios atuarão prioritariamente no ensino fundamental e na educação infantil.

    § 3.º Os Estados e o Distrito Federal atuarão prioritariamente no ensino fundamental e médio.

    GABARITO: questão “certa”

  • na constituição a prioridade é nas duas etapas para cada ente federativo.

    LDB oferece 1 e outra com prioridade.

  • Art. 211 da CF/88 os municípios com prioridade o EF e EI, e os Estados e DF com prioridade o EF e EM.

    Já, a LDB, Art. 10 IV- Assegurar o EF, e oferecer com prioridades o EM.

    Art. 11 V- Oferecer a EI em creches e pré-escolas, e com prioridade o EF.

  • Para a CF88 a prioridade é DUPLA!

  • GABARITO: CERTO

    Art. 211. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão em regime de colaboração seus sistemas de ensino.

    § 2º Os Municípios atuarão prioritariamente no ensino fundamental e na educação infantil.

    § 3º Os Estados e o Distrito Federal atuarão prioritariamente no ensino fundamental e médio.

    PARA NÃO ESQUECER: MUNICÍPIOS É FUNIL - FUNDAMENTAL E INFANTIL (PRIORITARIAMENTE)

    PARA NÃO ESQUECER: ESTADOS, DF É FUMÊ - FUNDAMENTAL E MÉDIO (PRIORITARIAMENTE)

  • Certo.

  • Certo.


ID
2793226
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em um país com as dimensões geográficas e com as desigualdades sociais do Brasil, garantir a equalização de oportunidades educacionais e o padrão mínimo de qualidade do ensino ainda é um grande desafio. Para avançar nessa direção, a Constituição Federal de 1988 estabelece, em seu artigo 211, § 1° , que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão, em regime de colaboração, seus sistemas de ensino. Na divisão de competências, de acordo com o referido artigo, a União organizará o sistema federal de ensino e o dos territórios, financiará as instituições de ensino públicas federais e exercerá, em matéria educacional, função

Alternativas
Comentários
  • d)redistributiva e supletiva.

  • Art. 211. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão em regime de colaboração seus sistemas de ensino.

    § 1º A União organizará o sistema federal de ensino e o dos Territórios, financiará as instituições de ensino públicas federais e exercerá, em matéria educacional, função redistributiva e supletiva, de forma a garantir equalização de oportunidades educacionais e padrão mínimo de qualidade do ensino mediante assistência técnica e financeira aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 14, de 1996)

  • LDB, Art 8, Parágrafo 1: Cabe a União a coordenação da política nacional de educação, articulando os diferentes níveis e sistemas e exercendo a função normativa, REDISTRIBUTIVA e SUPLETIVA em relação as instâncias educacionais.

  • ô miséria ter que ficar decorando palavrinhas.

  • #FAVOR MANTER A VERSÃO ANTIGA DO SITE#

    #DETESTEI A NOVA VERSÃO#

  • ¨ Na literatura do federalismo fiscal, a função redistributiva e supletiva da União se insere no amplo debate acerca da arrecadação, distribuição e redistribuição dos tributos entre os entes federados, bem como da definição dos critérios, das prioridades e de onde e como serão alocados os recursos, com vistas à promoção ...¨

    Penso que função redistributiva e supletiva se assemelham pois uma é redistribuir, dividir adequadamente etc., a outra é complementar, suprir às necessidades (supletiva). Ambas se referem às verbas da União no financiamento ao ensino público.


ID
2804326
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Neste contexto [de redefinição do papel do Estado] a relação público-privado ganha novos contornos, repassando para o público não-estatal ou o privado a execução das políticas, ou mudando a lógica de gestão do público, tendo como parâmetro o privado, por julgá-lo padrão de eficiência e produtividade, com profundas consequências para a construção da gestão democrática da educação.

(Peroni, 2008)

A partir da concepção expressa no texto acima, considere as seguintes afirmações:

I. Os meios de inserção do sistema privado na educação pública são diversos. Como exemplos pode-se citar programas governamentais de subsídios aos alunos, bolsas em instituições privadas, compra de materiais apostilados denominados “sistemas de ensino” entre outros.
II. As parcerias estabelecidas de redes públicas de educação com o setor privado prejudicam o exercício da gestão democrática uma vez que a rede escolar fica submetida às regras, definições e lógica de instituição privada, com perda qualitativa de sua autonomia.
III. A creche é a etapa da educação básica em que há maior participação do setor privado por meio do conveniamento, sendo importante considerar que tal processo remete também à origem do atendimento dos bebês e crianças pequenas por entidades comunitárias, confessionais e filantrópicas na assistência social.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Compras de materiais didáticos denominados sistemas de ensino...alguém esclarece isso?
  • tendi nada....

  • Quem escreveu essa pergunta, tava fumando banana!
  • Sem lógica essa questão.
  • Gente, não entendi foi nada.

  • Gabarito: LETRA A. Questão sem nexo.

  • Questão sem pe nem cabeça!


ID
2818912
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Dentro da estrutura organizacional do Ministério da Educação (MEC), há um órgão da administração indireta. Marque a alternativa que o indica.

Alternativas
Comentários
  • Gab C

    ois o INEP - O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais é uma autarquia federal ( adm indireta) vinculada ao Ministério da Educação

  • GAB: C

    ENTIDADES VINCULADAS:

    Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes;

    Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE

    Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP

    ÓRGÃOS DE ASSISTÊNCIA DIRETA E IMEDIATA AO MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

      Gabinete;

    Consultoria Jurídica;

    Assessoria Especial de Controle Interno;

    Corregedoria; e

    Secretaria-Executiva:

    ÓRGÃOS ESPECÍFICOS SINGULARES

    Secretaria de Educação Básica

    Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica

    Secretaria de Educação Superior

    Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior

    Secretaria de Alfabetização

    Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação

    Instituto Benjamin Constant - IBC

    Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES

    ÓRGÃO COLEGIADO

    Conselho Nacional de Educação (CNE)

    Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – CONAES

    Fonte: https://www.gov.br/mec/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/estrutura-organizacional


ID
2823679
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Atente ao seguinte enunciado: A Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB – estabelece que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão, em regime de colaboração, os respectivos sistemas de ensino. Nessa organização, cabe ao Sistema de Ensino Municipal


I. oferecer o ensino médio à demanda manifesta ainda não atendida no município;

II. baixar normas complementares para o seu sistema de ensino;

III. oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental;

IV. assumir o transporte escolar dos alunos das redes estadual e municipal.


Estão corretas somente as complementações contidas em

Alternativas
Comentários
  • Art. 11. Os Municípios incumbir-se-ão de:

    I - organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino, integrando-os às políticas e planos educacionais da União e dos Estados;

    II - exercer ação redistributiva em relação às suas escolas;

    III - baixar normas complementares para o seu sistema de ensino;

    IV - autorizar, credenciar e supervisionar os estabelecimentos do seu sistema de ensino;

    V - oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental, permitida a atuação em outros níveis de ensino somente quando estiverem atendidas plenamente as necessidades de sua área de competência e com recursos acima dos percentuais mínimos vinculados pela Constituição Federal à manutenção e desenvolvimento do ensino.

    VI - assumir o transporte escolar dos alunos da rede municipal.  

  • ll elll

  • GAB B

  • Na questão:

    IV. assumir o transporte escolar dos alunos das redes estadual e municipal.

    Na lei:

    VI - assumir o transporte escolar dos alunos da rede municipal.

  • A questão certa pra mim letraB

  • A questão exigiu a leitura da lei seca do artigo 11 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB, 9394/1996 que versa sobre a competência municipal no ensino. Vejamos:

     I. Incorreta.

    O erro é que o município não tem como prioridade o ensino médio, e sim o estado. Vejam:

    "Art. 10. Os Estados incumbir-se-ão de: (...) VI - assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio a todos que o demandarem, respeitado o disposto no art. 38 desta Lei; (...)"

    II. Correta.

    "Art. 11. Os Municípios incumbir-se-ão de: (...) III - baixar normas complementares para o seu sistema de ensino; (...)"

    III. Correta.

    "Art. 11. Os Municípios incumbir-se-ão de: (...) V - oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental, permitida a atuação em outros níveis de ensino somente quando estiverem atendidas plenamente as necessidades de sua área de competência e com recursos acima dos percentuais mínimos vinculados pela Constituição Federal à manutenção e desenvolvimento do ensino (...)"

     IV. Incorreta.

    O erro foi incluir o estado no texto. Vejam:

    "Art. 11. Os Municípios incumbir-se-ão de: (...) VI - assumir o transporte escolar dos alunos da rede municipal."

    Portanto, estão corretas somente as assertivas II e III.

     Referência bibliográfica: BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. São Paulo: Saraiva, 1996.

    GABARITO DO MONITOR: B

  • Alternativa B.

    II e III.

  • VI - assumir o transporte escolar dos alunos da rede municipal. Gabarito:B


ID
2823682
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a opção que completa correta e respectivamente o seguinte enunciado: “A gestão da educação nacional se expressa através da ________1 dos sistemas de ensino, das ________2 da União, dos Estados e dos Municípios, da ________3 das instâncias ________4, ________5 e ________6 do setor educacional e da oferta de educação escolar pelo setor público e privado”.

Alternativas
Comentários
  • organização1 – incumbências2 – articulação3 – normativas4 – deliberativas5 – executivas6

  • “A gestão da educação nacional se expressa através da organização dos sistemas de ensino, das incumbências da União, dos Estados e dos Municípios, da articulação das instâncias normativas, deliberativas e executivas do setor educacional e da oferta de educação escolar pelo setor público e privado”.


ID
2867740
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito de aspectos históricos do sistema braille e de sua aplicação à língua portuguesa, julgue o próximo item.

A primeira escola para cegos do mundo foi inaugurada no século XVIII, em Paris, por Valentin Haüy.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Correto.

    Foi no século XVIII que se iniciou, de forma sistemática, o ensino dos cegos. Valentin Haüy (1745-1822), homem de ciência e homem de coração, fundou em Paris, em 1784, a primeira escola destinada à educação dos cegos e à sua preparação profissional.  ... Aliás, Valentin Haüy foi o primeiro a defender o princípio de que, tanto quanto fosse possível, a educação dos cegos não deveria diferenciar-se da dos videntes. 

    Fonte: http://www.apadev.org.br/pages/workshop/Aeducacaodoscegos.pdf


ID
2921056
Banca
FEMPERJ
Órgão
TCE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os anos 1990 foram caracterizados pelo surgimento e fortalecimento de sistemas nacionais e regionais de avaliação de desempenho educacional. No geral, a criação desses sistemas foi marcada pela ideia de accountability (prestação de contas e responsabilização). O Sindicato de Professores do Estado K, inspirado pelas ideias de autores como Luiz Carlos de Freitas e Almerindo Janela Afonso, tem realizado campanhas contra esses sistemas, na medida em que acreditam que eles:

Alternativas

ID
2978302
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Plano Nacional de Educação (PNE) determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional no período de 2014 a 2024. Todas as alternativas a seguir indicam corretamente metas desse PNE, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Oferecer, no mínimo, 25% das matrículas de educação de jovens e adultos, na forma integrada à educação profissional, nos ensinos fundamental e médio.

    Alternativa: C

  • Meta 9: elevar a taxa de alfabetização da população com 15 (quinze) anos ou mais para 93,5% (noventa e três inteiros e cinco décimos por cento) até 2015 e, até o final da vigência deste PNE, erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% (cinquenta por cento) a taxa de analfabetismo funcional.

    Meta 16: formar, em nível de pós-graduação, 50% (cinquenta por cento) dos professores da educação básica, até o último ano de vigência deste PNE, e garantir a todos (as) os (as) profissionais da educação básica formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino.

    Meta 10: oferecer, no mínimo, 25% (vinte e cinco por cento) das matrículas de educação de jovens e adultos, nos ensinos fundamental e médio, na forma integrada à educação profissional.

    Meta 17: valorizar os (as) profissionais do magistério das redes públicas de educação básica de forma a equiparar seu rendimento médio ao dos (as) demais profissionais com escolaridade equivalente, até o final do sexto ano de vigência deste PNE.

    Fonte: http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014

  • Acho uma put# sacanagem uma questão dessas.

  • Errei, pensei que tava pedindo a correta

  • Wandizia, mas está pedindo a incorreta.

  • Wandizia, mas está pedindo a incorreta.

  • é Joyce, eu pensei que era a CORRETA que eles estavam pedindo, vim responder e errei de novo kkkk

  • Letra C e a alternativa correta, tem que decorar até a porcentagem que nesse caso seria 25%.

  • letra C errada

    é 25% das matriculas de jovens e adultos. Essas questoes de decoreba de porcentagens é de cair o queixo.

  • Alternativa C.

    Oferecer, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das matrículas de educação de jovens e adultos, nos ensinos fundamental e médio, na forma integrada à educação profissional.


ID
3046177
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
IF-AC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue se são falsas ou verdadeiras as afirmativas a seguir, assinale V para verdadeira e F para falsa e depois marque a alternativa que contém a sequência correta.


( ) Visando à institucionalização de mecanismos de informação sobre a educação em espaços de privação de liberdade, com vistas ao planejamento e controle social, os órgãos responsáveis pela educação nos Estados e no Distrito Federal deverão tornar público, por meio de relatório anual, a situação e as ações realizadas para a oferta de Educação de Jovens e Adultos, em cada estabelecimento penal sob sua responsabilidade (Art. 4º, inciso I).

( ) Os planos de educação da União, dos Estados, do Distrito Federal e Municípios deverão incluir objetivos e metas de educação em espaços de privação de liberdade que atendam as especificidades dos regimes penais previstos no Plano Nacional de Educação.

( ) As ações educativas devem exercer uma influência edificante na vida do interno, criando condições para que molde sua identidade, buscando, principalmente, compreender-se e aceitar-se como indivíduo social; construir seu projeto de vida, definindo e trilhando caminhos para a sua vida em sociedade.

( ) Desde setembro de 2005, quando foi firmado um Protocolo de Intenções entre os Ministérios da Educação e da Justiça, com o objetivo de conjugar esforços para a implementação de uma política nacional de educação para jovens e adultos em privação de liberdade, foram desenvolvidas várias atividades no sentido de estruturar tal política, destacando-se entre elas: [1] as Resoluções do Programa Brasil Alfabetizado que incluíram a população prisional dentre o público de atendimento diferenciado das ações de alfabetização; [2] a parceria com a UNESCO e o Governo do Japão para a realização de cinco seminários regionais e do primeiro Seminário Nacional sobre educação nas prisões, que culminaram na elaboração de uma proposta de Diretrizes Nacionais para a oferta de educação no sistema penitenciário; [3] a inclusão da educação como uma das metas do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania; [4] a inclusão da educação nas prisões no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e das matrículas nos estabelecimentos penais no censo escolar.

Alternativas
Comentários
  • Gab B - Todas as alternativas verdadeiras.


ID
3067582
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Rio Novo - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo sobre algumas finalidades da educação básica:
I-desenvolver o educando.
II- assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania.
III- zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela frequência à escola.
IV- fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.
Estão CORRETAS as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? de acordo com a LDB (9394/96): Art. 22. A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

    ? o item II: § 1º O poder público, na esfera de sua competência federativa, deverá: (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013): III - zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela freqüência à escola.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ?


ID
3071413
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Aracruz - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os sistemas de ensino devem organizar as condições de acesso aos espaços, aos recursos pedagógicos e à comunicação que favoreçam a promoção da aprendizagem e a valorização das diferenças, de forma a atender as necessidades educacionais de todos os estudantes. A acessibilidade deve ser assegurada mediante a eliminação de barreiras arquitetônicas, urbanísticas, na edificação – incluindo instalações, equipamentos e mobiliários – e nos transportes escolares, bem como as barreiras nas (os):

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO CNE/CEB Nº 2, DE 11 DE SETEMBRO DE 2001. Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica Art. 12. Os sistemas de ensino, nos termos da Lei 10.098/2000 e da Lei 10.172/2001, devem assegurar a acessibilidade aos alunos que apresentem necessidades educacionais especiais, mediante a eliminação de barreiras arquitetônicas urbanísticas, na edificação – incluindo instalações, equipamentos e mobiliário – e nos transportes escolares, bem como de barreiras nas comunicações, provendo as escolas dos recursos humanos e materiais necessários.http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0201.pdf


ID
3077011
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Porto Velho - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A educação não é um privilégio de poucos, portanto a política educacional brasileira deve contemplar um sistema em que se juntem as vantagens da descentralização e da autonomia, com a unidade dos três poderes – municipal, estadual e federal – em prol da escola.


O teórico da educação cuja interpretação da relação entre escola e sociedade está contemplada no comentário acima é:

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

  • Anísio Teixeira.

  • Anísio Spínola Teixeira foi um jurista, intelectual, educador e escritor brasileiro. Personagem central na história da educação no Brasil, nas décadas de 1920 e 1930. Ele difundiu os pressupostos do movimento da Escola Nova, que tinha como princípio a ênfase no desenvolvimento do intelecto e na capacidade de julgamento, em preferência à memorização.

  • A questão nos pede para identificar o teórico da educação que está contemplado no excerto apresentado no comando. Vejamos.

    Para Anísio Teixeira, a educação não deve ser um privilégio de alguns, sendo assim a política educacional brasileira deve contemplar um sistema em que seja possível integrar as vantagens da descentralização e da autonomia, com a ação conjunta dos entes (federal, estadual e municipal) em favor da escola.

    As demais alternativas contemplam autores que não se amoldam ao pensamento expresso na questão.

    GABARITO: alternativa “C”

  • Hélcio Alcântara Cardoso - direção concursos

    A questão nos pede para identificar o teórico da educação que está contemplado no excerto apresentado no comando. Vejamos.

    Para Anísio Teixeira, a educação não deve ser um privilégio de alguns, sendo assim a política educacional brasileira deve contemplar um sistema em que seja possível integrar as vantagens da descentralização e da autonomia, com a ação conjunta dos entes (federal, estadual e municipal) em favor da escola.

    As demais alternativas contemplam autores que não se amoldam ao pensamento expresso na questão.

    GABARITO: alternativa “C”


ID
3079156
Banca
VUNESP
Órgão
UFABC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considere o texto a seguir para responder a questão.

    A recente ampliação da oferta de vagas nas formações de graduação abriu oportunidades para uma mudança expressiva do perfil estudantil. As ampliações aumentaram quantitativamente o acesso à universidade em relação a épocas imediatamente anteriores. Resultante de vários fatores, como oferta de vagas em cursos presenciais noturnos, implantação de políticas de ações afirmativas, novas formas de ingresso e aumento da oferta de vagas na modalidade semipresencial ou a distância, o perfil estudantil sofreu uma mudança qualitativa que impactou sensivelmente as demandas de formações de graduação.
(Referenciais Orientadores para os Bacharelados Interdisciplinares e Similares, 2010)

No contexto mencionado, a proposta de implantação dos Bacharelados Interdisciplinares (BI), de acordo com o documento citado, constitui

Alternativas
Comentários
  • C - Inspirada na organização da formação superior proposta por Anísio Teixeira para a concepção da Universidade de Brasília, no início da década de 1960, no Processo de Bolonha e nos colleges estadunidenses, mas incorporando um desenho inovador necessário para responder às nossas próprias e atuais demandas de formação acadêmica, a proposta de implantação dos Bacharelados Interdisciplinares constitui uma proposição alternativa aos modelos de formação das universidades europeias do século XIX, que ainda predominam no Brasil, apesar de superados em seus contextos de origem. (CAMARGO et al. 2010, p. 3)