SóProvas


ID
4999429
Banca
FRAMINAS
Órgão
Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Nas interações entre pessoas, grupos e organizações, existem muitos conflitos que precisam ser solucionados, pois eles podem trazer consequências eficazes ou não. Assinale a alternativa CORRETA no que se refere às consequências eficazes:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B

    Estimula sentimentos de identidade.

  • Para mim foi uma questão confusa, mas fui por eliminação duvidosa. Gabarito letra B

  • A questão quer saber qual das alternativas traz uma consequência positiva que pode resultar de um conflito.

    Para entender, devemos nos lembrar as três visões sobre os conflitos organizacionais:

    1. Visão tradicional: todo conflito é visto como ruim, logo deve ser evitado. Frase: o conflito é disfuncional
    2. Visão das relações humanas: o conflito é um processo natural, e não necessariamente ruim, e que é inevitável em qualquer grupo/equipe, mas que pode ter um lado positivo. Frase: o conflito existe e pode ser benéfico.
    3. Visão interacionista: o conflito é visto como uma força positiva para os relacionamentos. O conflito é necessário para o desempenho eficaz de um grupo. Frase: o conflito é funcional

    A partir disso, veremos cada uma das alternativas:

    A- INCORRETA. O aumento a rotatividade é um efeito negativo que pode resultar de conflitos, quando esses são disfuncionais.

    B- CORRETA. Estimula sentimentos de identidade entre os participantes do conflito. Exemplo: quando há conflitos funcionais entre duas equipes distintas isso pode estimular a forma como o conflitante nota o ambiente ao seu redor, quando a forma de perceber a si mesmo. Repare que entre as opções trazidas pela banca, esta é a única positiva (benéfica)

    C- INCORRETA. Conflitos disfuncionais provocam hostilidades.

    D- INCORRETA. A redução da produtividade não é um beneficio. Pode ser resultado de um conflito disfuncional.

    Fontes:

    CHIAVENATO, I. Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso nas organizações. Manole. 3ed. 2014

    ROBBINS, S.; JUDGE, T.; SOBRAL, F. Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. Pearson. 2010.

    RIBAS, A; SALIM, C. Gestão de Pessoas para concursos. Alumnus.2015

    GABARITO DA MONITORA: LETRA B

    • O conflito é algo comum sempre que indivíduos têm valores, objetivos, interesses ou ideias diferentes uns dos outros.
    • Como os conflitos podem gerar problemas paras as empresas e para os órgãos públicos, devemos administrá-los de forma que não causem maiores problemas nem dificultem o alcance dos objetivos estratégicos da instituição. Entretanto, o objetivo não deve ser o de suprimir, eliminar, todos os conflitos da organização.
    • Quando o nível do conflito é razoável, moderado, ele pode promover um ambiente de maior criatividade no trabalho, de maior entrega dos funcionários
    • A falta total de conflitos pode ser um sintoma de que a equipe não tem desafios, que as metas são muito fáceis, quando o conflito é bem gerenciado ele pode se tornar um aspecto positivo para a instituição.
    • O conflito é disfuncional quando ele prejudica a organização. Isto acontece quando o nível de conflitos é muito baixo ou muito alto
    • . O objetivo do gestor deve ser o de administrar os conflitos de forma que promovam a criatividade, a inovação e um alto desempenho