SóProvas


ID
5003590
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O pai do herói autista

1. O canadense David Shore é o criador da série The Good Doctor, cujo personagem é Shaun Murphy, um médico dividido entre seus tormentos pessoais e a capacidade extraordinária de salvar vidas. Com o excelente Freddie Highmore na pele de um jovem cirurgião autista, a série, constituída de vários episódios, caiu nas graças dos brasileiros. Em parte da entrevista transcrita a seguir, Shore fala sobre os desafios para fazer de um autista um personagem tão pop.
2. Um diferencial de The Good Doctor é dar ao espectador a sensação de ver o mundo como um autista. Por que essa preocupação com as filigranas sensoriais? Não queria que as pessoas simplesmente vissem um autista na tela, mas que pudessem se identificar com ele e se colocassem no lugar de Shaun para poderem entendê-lo e amá-lo. Shaun não é perfeito, mas é o nosso herói, e ele tenta superar seus desafios com destemor. Queria que o público embarcasse nessa jornada de superação.
3. Como as pessoas com autismo e seus familiares têm reagido à série? Criaram-se expectativas. Foi muito gratificante. Havia nervosismos por parte da comunidade autista antes de a série ir ao ar, mas as respostas foram emocionantes e acolhedoras. Infelizmente existe muita conversa sobre diversidade na televisão, mas a realidade dos autistas nunca tinha sido abordada o suficiente. Eu sabia do risco de não agradar a todos, mas me sinto bem por ter feito um personagem como Shaun. Tenho orgulho dele.
4. Shaun enfrenta percalços como a falta de confiança dos pacientes e o desprezo dos colegas de profissão. Autistas que tentam trabalhar de forma regular vivem problemas semelhantes? Sim. Alimentei-me de muitas leituras e informações sobre isso. Os autistas enfrentam preconceitos, suposições, julgamentos injustos e prematuros. Todos nós, em alguma medida, encaramos desafios e somos julgados o tempo todo. Mas é um processo mais extremo para Shaun, sem dúvida. E o fato de ele não ficar para baixo nunca é uma das coisas mais inspiradoras para mim. Ele exibe uma atitude tão saudável que nos ensina a viver bem a vida.

Veja. 18 set. 2019, edição nº 2652, p. 110-101. Adaptado.

De acordo com a norma-padrão, é correto afirmar que a frase que contém desvio em termos de regência verbal é

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    Assistir com o sentido de presenciar. Há crase pois o verbo "assistir" (presenciar) rege preposição "a".

    O verbo "assistir" com o sentido de presenciar rege preposição "a". Se for seguido de palavra feminina singular, haverá crase.

  • “Havia nervosismos por parte da comunidade autista...”

    Verbo HAVER no início de frase é V.T.D, impessoal e invariável. Permanecendo no singular.

  • Complementando a informação do colega, caso o verbo " assistir " seja no sentido de AJUDAR será V.T.D, não cabendo preposição.

  • Assistir no sentido de presenciar é Verbo Transitivo Indireto e exige, conforme apresentação preposição "a" mais artigo "a" gerando a crase "à": "...devem assistir à série."

    GABARITO: B

    INSTAGRAN:

    @simplificandoquestoescombizus

    YOUTUBE: jeffersonlimaadm

  • O verbo "ASSISTIR" no sentido de "Ver" é transitivo indireto. Logo, o correto seria "Assistir à série"

  • Assistir no sentido de ver ou presenciar, é verbo transitivo indireto regido pela preposição "a". Portanto, preposição "a" + "a" artigo = à ( com acento indicativo de crase)

  • OBS: Ele quer a errada

    a) “Eu sabia do risco de não agradar a todos...”

    Correta, agradar no sentido de satisfazer é um V.T.I exigindo a prep a

    b) “Por isso as pessoas devem assistir a série...”

    Errada, assistir no sentido de ver exige prep como já temos um artigo que é da palavra série que é fem então artigo+ preposição = crase , logo fica assistir à série

    c) “... ele tenta superar seus desafios com destemor...”

    Correta,quem supera supera algo supera alguma coisa, logo temos V.T.I não exige prep, ai talvez você se pergunte sim, mas e esse com ali? Não confunda, com destemor seria um adj adv pq perceba é o modo de como ele supera esses desafios

    d)“Havia nervosismos por parte da comunidade autista...”

    Correta, se pergunte há nervosismo por parte de quem ai você automaticamente responde por carte da comunidade autista, logo assertiva correta também