-
não é palavra negativa, tem atração, alguem pode explicar o porque dessse gab
-
Também gostaria de saber o porquê.
-
GABARITO: B
A incoerência é porque a recomendação é que se empregue a locução «graças a» apenas com complementos de valor positivo. O que não acontece na frase em questão.
-
para mim fazer??? mim não faz nada
-
Não existe CRASE diante de verbo.
-
Pessoal, acho que alguns comentários estão um pouco equivocados... Vou tentar explicar um pouco mais (:
Primeiramente e o mais importante: Reparem que a questão é sobre coerência textual e sentido. Não é preciso ficar procurando erros gramaticais, até porque eles não existem.
Na construção da opção B "Graças à derrota". O ato de dar graças nos remete a algo bom (ação de agradecer a Deus/expressa agradecimento), damos graças normalmente a coisas positivas. Já a derrota tem um sentido negativo, é algo que usualmente ninguém gosta/quer. Ou seja, "dar graças a derrota" pode não ser a construção ideal para o que se quer expressar. Nada impede que se empregue a mencionada expressão em sentido negativo, mas, nesse caso, atribuir uma palavra de sentido positivo a uma expressão/frase de sentido "negativo" pode demonstrar uma certa incoerência textual - Reparem! Não é um erro! Pode ser feito e até bastante usado hoje em dia... Mas, para o sentido desse texto e dessa frase, pode não ser o mais adequado para a ideia que queremos. A banca muitas vezes usa autores/ gramáticos que são beeem tradicionais e acreditam que essa construção é sempre incorreta (essa questão traduz bem o perfil da banca, inclusive). Seria possível, por exemplo, subsituir por "em razão de", que é uma expressão totalmente neutra de sentido.
-------------------
Agora, sobre os comentários para as outras questões:
Alternativa C: Mim, no caso, NÃO é sujeito de esquecer, mas complemento de difícil, que rege a preposição para (difícil para mim). Essa frase está correta! Coloquem na ordem correta e verão melhor. Reparem também que pode ser retirado da frase ou deslocado sem prejuízo, confirmando que não é sujeito e não está conjugando verbo nenhum.
Alternativa B: O "não" é caso de próclise obrigatória. Não tem erro de colocação pronominal.
-------------------
Espero ter ajudado!
-
O comentário do 'n' e da 'Glamurosa Araujo' foram muito esclarecedores.
Contudo, ainda assim fiquei na dúvida a respeito do sentido (se algum colega puder me ajudar a esclarecer, ficarei grato!).
Geralmente, se utiliza a palavra "Graças" também no sentido de "Devido a; um favor que se oferece".
Eu realmente tive que procurar o significado da palavra Graças no dicionário para conferir e -para minha surpresa- tanto o sentido que os colegas mencionaram quanto o que mencionei, estão sendo mostrados por lá.
Logo, como é possível haver divergência? certamente o sentido do texto é voltado para: Graças (Devido) à derrota daquele dia, o time não se classificou para o mundial.
Inclusive, existem várias outras palavras com mais de um sentido e significado na qual dependem inteiramente de como esta se insere no contexto de uma oração.
-
Alguém sabe o erro da D? Já que pode-se pressupor que o resultado do grupo possa ter correlação com o desempenho?
Obrigado.